A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor(a): Eliana Salgado Alunos: Camila Celes (11) Isabella Vilas Bôas (22) Lucas Santini (27)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor(a): Eliana Salgado Alunos: Camila Celes (11) Isabella Vilas Bôas (22) Lucas Santini (27)"— Transcrição da apresentação:

1 Professor(a): Eliana Salgado Alunos: Camila Celes (11) Isabella Vilas Bôas (22) Lucas Santini (27)

2 Os anelídeos Filo: Annelida Reino: Animalia. Divido em três classes (presença ou ausência de cerdas): oligoquetos, poliquetos e hirudíneos. Também possuem um clitelo, que é um órgão reprodutor levemente maior que o resto do corpo.

3 Alimentação e relações com o ambiente Minhocas (oligoquetos): matéria orgânica (absorção). Ao se alimentar, libera o húmus, que serve como adubo para o solo. Sanguessugas (hirudíneos): sangue de vertebrados (absorção), seres parasitas. Poliquetos: matéria orgânica (absorção).

4 Reprodução Sexuada: se unem de modo que permite a fecundação. Assexuada: os óvulos e espermatozoides do próprio verme (seres hemafroditas) são liberados e acumulados pelo clitelo.

5 Curiosidades Sistema nervoso: possuem cérebros e um cordão nervoso, que se estende por todo o corpo. Sistema respiratório: os poliquetos respiram pela superfície de seu corpo, podendo até possuir brânquias.

6 Perguntas 1.Como podemos localizar a boca de uma minhoca? 2.Por que são chamados de anelídeos? 3.Qual o critério da divisão dos seres em grupos dessa classe? 4.Por que as minhocas são muito utilizadas por agricultores como adubo para o solo?

7 Referências bibliográficas SANTOS, Fernando Santiago dos; KANETO, Gustavo Eiji; AGUILAR, João Batista Vicentin: Livro Para Viver Juntos – Ciências 7 Verme-de-Fogo.jpg content/uploads/2009/08/small_sanguessuga.jpg uada6.jpg


Carregar ppt "Professor(a): Eliana Salgado Alunos: Camila Celes (11) Isabella Vilas Bôas (22) Lucas Santini (27)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google