A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Celebramos hoje o Domingo do BOM PASTOR. É uma imagem muito conhecida já no Antigo Testamento. É um título de Cristo muito familiar aos primeiros cristãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Celebramos hoje o Domingo do BOM PASTOR. É uma imagem muito conhecida já no Antigo Testamento. É um título de Cristo muito familiar aos primeiros cristãos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Celebramos hoje o Domingo do BOM PASTOR. É uma imagem muito conhecida já no Antigo Testamento. É um título de Cristo muito familiar aos primeiros cristãos. É um modelo apresentado a todos os que exercem alguma Liderança na Comunidade

4 Na 1ª e 2ª Leitura, Pedro explica como entrar pela Porta: mediante a conversão e o Batismo (At 2,14a.36-41), e através do seguimento das pegadas de Cristo, fazendo o bem sob o peso do sofrimento. (1Pd 2,20-25) O Salmista testemunha as ações do Pastor e o desejo de habitar sempre com ele:"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará". (Sl 22)

5 No Evangelho Jesus se apresenta como o Bom Pastor. É uma catequese sobre a Missão de Jesus: conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. (Jo 10,1-10) O texto está dividido em duas partes, ou duas parábolas:

6 1. Na primeira parte, aparece a figura do Bom Pastor, numa atitude de ternura com as ovelhas... Ele as conhece, as chama pelo nome, caminha com elas e estas o seguem. Elas escutam a sua voz, porque sabem que as conduz com segurança. Em contraste com o pastor, aparecem as figuras dos ladrões e dos bandidos. São todos os que se apresentam como Pastor, ou até falam em nome de Cristo, mas procuram somente vantagens pessoais.

7 2. Na segunda parte, Jesus se apresenta como a "Porta das ovelhas" : "Quem entrar por mim será salvo". A Porta permite passagem aos donos da casa e impede o ingresso aos estranhos: - Para os líderes significa que ninguém pode ir ao encontro das ovelhas se não tiver um mandato de Jesus, se não tiver sido convidado por Jesus, se não se orientar pela prática de Jesus.

8 - Para as ovelhas significa que Jesus é o único acesso para que as ovelhas possam encontrar as pastagens que dão vida. O Pastor era uma imagem muito familiar no tempo de Jesus. Hoje talvez ela perde a força que tinha então... + Convida-nos a refletir sobre o serviço da Autoridade… Propõe como Modelo: Deve ser exercido numa atitude de Serviço contínuo e gratuito.

9 + Para os cristãos, o Pastor por excelência é Cristo: Ele recebeu do Pai a missão de conduzir o rebanho de Deus... - Cristo, de fato, é o nosso "Pastor"? - Quem conduz as nossas escolhas? Cristo? Ou a voz da política, a voz da opinião pública, a voz do partido, a voz do comodismo e da instalação, a voz dos nossos privilégios, a voz do êxito e do triunfo a qualquer custo, a voz da novela? A voz da televisão?

10 Como Cristo desempenha sua missão de Pastor? Ele conhece as "ovelhas" e as chama pelo nome, mantendo com cada uma delas uma relação muito pessoal. Aqueles que receberam de Deus a missão de presidir, de animar uma comunidade, o fazem dessa forma humana e amorosa?

11 + As ovelhas do rebanho de Jesus devem escutar a voz do Pastor e segui-lo… Isso significa aderir a Jesus, percorrer o mesmo caminho dele, na entrega total aos projetos de Deus e na doação total aos irmãos. - Procuramos seguir o nosso "Pastor" no caminho exigente do dom da vida, ou preferimos caminhos mais cômodos?

12 Nas comunidades cristãs, temos pessoas que presidem e animam. - Aceitamos essas pessoas que receberam essa missão de Cristo e da Igreja, apesar dos seus limites e imperfeições? - Estamos conscientes de que Cristo é o nosso único "Pastor", que devemos escutar e seguir sem condições? Os outros têm uma missão válida, se a receberam de Cristo. E o seu jeito de atuar nunca pode ser diferente do de Cristo.

13 + Para distinguir a "Voz" do "Pastor", é preciso três coisas: - um permanente DIÁLOGO íntimo com "o Pastor", - um confronto permanente com a sua PALAVRA e - uma participação ativa nos SACRAMENTOS, onde recebemos a vida, que "o Pastor" nos oferece.

14 + Nesse 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa enviou uma mensagem, com o tema: "Propor as vocações na Igreja Local": "É preciso que cada Igreja local se torne cada vez mais sensível e atenta à pastoral vocacional, educando a nível familiar, paroquial e associativo, sobretudo os adolescentes e os jovens, para maturarem uma amizade genuína e afetuosa com o Senhor, cultivada na oração pessoal e litúrgica... na escuta atenta e frutuosa da Palavra de Deus... A capacidade de cultivar as vocações é sinal da vitalidade de uma Igreja local". (Bento XVI) Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

15 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Vós sois meu Pastor Autor: Robert Jef Intérprete: Jean Carlo CD: A mais lindas canções da Igreja católica Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Celebramos hoje o Domingo do BOM PASTOR. É uma imagem muito conhecida já no Antigo Testamento. É um título de Cristo muito familiar aos primeiros cristãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google