A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula prática 9 Alocação Dinâmica Monitoria de Introdução à Programação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula prática 9 Alocação Dinâmica Monitoria de Introdução à Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Aula prática 9 Alocação Dinâmica Monitoria de Introdução à Programação

2 Revisando Assim, no momento que o programa é executado, temos que o endereço de vetor é C8 Vimos anteriormente que no momento em que declaramos um vetor, o mesmo é alocado na memória de forma sequencial.

3 Revisando Ao alocar a matriz de forma sequencial, temos um pró e um contra. Quais seriam eles? O mesmo acontece para uma matriz alocada estaticamente. Todas as posições estão ocupando a memória de forma sequencial.

4 Revisando O fato da matriz estar alocada de forma sequencial dá rapidez ao acesso de elementos. Porém, em memórias fragmentadas, impede a alocação de uma matriz de tamanho relativamente grande. Como podemos solucionar esse problema? E em programas em que a necessidade de memória é variável, sempre precisamos alocar memória para o pior caso.

5 Alocação Dinâmica Ferramenta que possibilita a reserva de memória em tempo de execução. Possibilita a criação de programas mais eficientes, com um menor consumo de memória. Como toda ferramenta, a alocação dinâmica tem suas vantagens e desvantagens.

6 Alocação Dinâmica O primeiro passo para alocar vetores e matrizes de maneira dinâmica é aprendendo a utilizar as seguintes funções: void* malloc(int size) void* calloc(int n, int size) void* realloc(void* pointer, int size) void free(void* pointer)

7 void* malloc(int size)
Aloca na memória o número de bytes definido por size, e retorna o endereço do primeiro elemento desse espaço alocado. O retorno é do tipo void*, logo, é sempre necessário utilizar um cast ao se usar a função malloc. É recomendado sempre o uso do sizeof() para calcular a quantidade de espaço a ser alocada.

8 void* malloc(int size)
Caso não haja espaço suficiente na memória para alocar, a função retornará NULL Dessa maneira, podemos verificar durante a execução se o programa deve continuar ou finalizar usa execução. Esse comportamento é igual para todas as funções de alocação que veremos.

9 void* malloc(int size)

10 void* calloc(int n, int size)
Aloca na memória o número de bytes definido por size multiplicado pelo valor de n, e retorna o endereço do primeiro elemento desse espaço alocado. A memória alocada é limpa no processo. Assim como o malloc, deve ser feito um cast no retorno. É recomendado sempre o uso do sizeof() para calcular a quantidade de espaço a ser alocada.

11 void* calloc(int n, int size)

12 void* realloc(void* pointer, int size)
Aloca na memória o número de bytes definido por size, e retorna o endereço do primeiro elemento desse espaço alocado. No processo, os elementos atuais da memória apontada por pointer são copiados Caso não haja memória suficiente, NULL é retornado e pointer permanece inalterado. Assim como no malloc e calloc, deve ser feito o cast do retorno.

13 void* realloc(void* pointer, int size)
De acordo com o visto, qual o problema em usar o seguinte código:

14 void* realloc(void* pointer, int size)

15 void free(void* pointer)
Libera o espaço de memória alocado apontado por pointer que foi previamente alocado utilizando umas da funções vistas anteriormente. Caso não seja utilizada, o espaço alocado permanecerá bloqueado para outros usos.

16 Alocação Dinâmica de Matrizes
Podemos utilizar ponteiros em vários níveis. Vimos como alocar um vetor dinamicamente, mas como faríamos para criar uma matriz?

17 Alocação Dinâmica de Matrizes
Vemos assim que, apesar de ocupar mais espaço, uma matriz alocada dinamicamente nos permite utilizar a memória de maneira mais eficiente. Mas isso tem um pequeno custo, já que o acesso aos elementos é feito de forma indireta. É importante notar que esse mesmo processo poderia ser feito para diversas dimensões.

18 Alocação Dinâmica Dúvidas?

19 Exercício 1 Crie um programa que receba inteiros do usuário e armazene-os em um array, sempre que este array ficar cheio, dobre seu tamanho, quando isso acontecer imprima na tela: “Array realocado”. Inicie o array com tamanho 1. O programa finalizará se o numero 0 for digitado, e, nessa hora, deverá imprimir os valores recebidos até então. Lembre-se de liberar a memória.

20 Exercício 2 Escreva um programa que receba a quantidade de linhas e colunas de uma matriz nxm, armazene essa matriz utilizando alocação dinâmica e imprima sua matriz transposta. O programa só deve encerrar se a quantidade de linhas ou a quantidade de colunas dada pelo usuário for zero. Lembre-se de liberar o espaço alocado para a matriz ao final de cada iteração, e de verificar se as alocações ocorreram com sucesso.


Carregar ppt "Aula prática 9 Alocação Dinâmica Monitoria de Introdução à Programação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google