A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PHP Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática www.funpar.ufpr.br:8080/naercio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PHP Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática www.funpar.ufpr.br:8080/naercio."— Transcrição da apresentação:

1 PHP Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática

2 PHP – SUMÁRIO Upload de Arquivos – $_FILES Manipulação de Arquivos – Abrir arquivos no servidor – Ler / escrever

3 PHP – Upload de Arquivos Envio de Arquivos para o Servidor. Consistem em um formulário html e um script para manipular esse arquivo. Arquivo:

4 PHP – Upload de Arquivos Detalhes do Formulário – A tag HTML precisa ter uma opção content-type com o valor "multipart/form-data" para o arquivo ser enviado – a tag precisa ser especificada do tipo file type="file" – o upload de arquivos pode ser uma grande brecha de segurança num sistema, por isso é recomendado que apenas os usuários conhecidos possam fazer upload

5 PHP – Upload de Arquivos No arquivo que recebe o formulário, devemos usar o array (bidimensional) $_FILES, este irá conter os dados do arquivo que foi enviado para o servidor. 0) { echo "Error: ". $_FILES["file"]["error"]. " "; } else { echo "Arquivo: ". $_FILES["arquivo"]["name"]. " "; echo "Tipo: ". $_FILES["arquivo"]["type"]. " "; echo "Tamanho: ". ($_FILES["arquivo"]["size"] / 1024). " Kb "; echo "Arquivo Temporário: ". $_FILES["arquivo"]["tmp_name"]; } ?>

6 PHP – Upload de Arquivos O array $_FILES é indexado da seguinte forma: – o primeiro índice é igual ao name dado ao input no formulário – no segundo nível ele esta indexado pelas propriedades do arquivo "name", "type", "size", "tmp_name" or "error" $_FILES["arquivo"]["name"] - O nome do Arquivo. $_FILES["arquivo"]["type"] - O Tipo do Arquivo. $_FILES["arquivo"]["size"] - O Tamanho do Arquivo em Bytes. $_FILES["arquivo"]["tmp_name"] - O nome temporario dado ao arquivo no servidor. $_FILES["arquivo"]["error"] - A Mensagem de erro caso exista.

7 PHP – Upload de Arquivos Após feito o upload é necessário copiar o arquivo temporário, para seu real destino, porque senão será excluído assim que terminar a execução do script 0) { echo "Codigo de Erro: ". $_FILES["arquivo"]["error"]. " "; } else { if (file_exists("upload/". $_FILES["arquivo"]["name"])) { echo $_FILES["arquivo"]["name"]. " Arquivo já existente. "; } else { move_uploaded_file($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], "upload/". $_FILES["arquivo"]["name"]); echo "Armazenado em: ". "upload/". $_FILES["arquivo"]["name"]; } ?>

8 PHP – Upload de Arquivos como medida de segurança podem ser adicionados filtros pelo tipo de arquivo e pelo tamanho.

9 PHP – Manipulando Arquivos Manipulando Arquivos no Servidor Em alguns casos há necessidade de ler ou escrever em um arquivo no servidor – fopen() é usado para abrir um arquivo seu primeiro parâmetro é o nome do arquivo e o segundo o modo como esse arquivo será aberto.

10 PHP – Manipulando Arquivos Modos de abrir um arquivo r - Somente Leitura, a partir do inicio r+ - Modo de Leitura e Escrita, a partir do inicio w - Somente escrita, abre e limpa um arquivo ja existente, ou cria um novo arquivo se este nao existir w+ - Modo de Leitura e Escrita, abre e limpa um arquivo ja existente, ou cria um novo arquivo se este nao existir a - Modo de escrita, e começa a escrever a partir do final do arquivo, ou cria um novo arquivo se este nao existir a+ - Modo de Leitura e Escrita, e começa a escrever a partir do final do arquivo, ou cria um novo arquivo se este nao existir x - Somente Escrita, cria um novo arquivo, retorna False caso o arquivo ja exista x+ - Modo de Leitura e Escrita, cria um novo arquivo, retorna False caso o arquivo ja exista Se fopen() nao conseguir abrir o arquivo, retorna 0 (false)

11 PHP – Manipulando Arquivos Após utilizar um arquivo é necessário fecha- lo, para isso usa-se fclose();

12 PHP – Manipulando Arquivos Lendo um arquivo é possível saber quando este não contém mais dados, usando feof() (end-of-file)

13 PHP – Manipulando Arquivos Para ler o conteúdo do arquivo linha por linha usa-se fgets(), em cada interação será selecionada uma linha do arquivo

14 PHP – Manipulando Arquivos podemos também ler um arquivo caractere por caractere com a função fgetc();

15 PHP – Manipulando Arquivos os dados podem ser escritos no arquivo usando fwrite();

16 PHP – Manipulando Arquivos para excluir um arquivo, usa-se unlink();

17 PHP – Exercícios 1 - montar um formulário/script para fazer o upload de uma imagem. e em seguida mostrar a imagem e seu nome.

18 PHP – Exercícios 2 - usando a manipulação de arquivos, criar um arquivo de texto qualquer, abrir e ler seu conteúdo, e mostrar na tela.

19 PHP – Exercícios 3 - escrever em um arquivo alguma coisa.

20 PHP – Exercícios 4 - montar um formulário, escrever num arquivo os dados enviados por esse formulário, e então mostrar na tela.

21 PHP – Exercícios 5 - montar um arquivo de Texto com os meses do ano, fazer upload desse arquivo, montar uma função para ler esse arquivo e armazenar os dados em um vetor (manter a função num arquivo para fazer um include) em seguida mostrar na tela todas as posições do Array usando o foreach. (para entregar, enviar por para ou


Carregar ppt "PHP Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática www.funpar.ufpr.br:8080/naercio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google