A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Trabalho : Plano de Aula Matéria: Matéria: Química Nome do Professor: Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: leciona: Colegiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Trabalho : Plano de Aula Matéria: Matéria: Química Nome do Professor: Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: leciona: Colegiais."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Trabalho : Plano de Aula Matéria: Matéria: Química Nome do Professor: Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: leciona: Colegiais.

2 1- Tema : Processos Gerais de Separação de Misturas Séries : 1 os Colegiais Número de aulas: 3 aulas Ambiente: Laboratório de Química. 2- Desenvolvimento das atividades : a atividade será desenvolvida no laboratório da escola com o objetivo de reforçar o conteúdo e trazer a realidade para ser examinada sob uma óptica científica quanto aos processos de separação de misturas.

3 3- Descrição das atividades : Filtração simples : separação de mistura heterogênea (sólido - líquido). - dobrar o papel de filtro para facilitar a aderência ao funil. - colocar em um Becker cerca de 50 cm 3 de suspensão de CaCO 3. - filtrar a suspensão preparada, utilizando o bastão de vidro. - a fase sólida fica retida no papel filtro e fase líquida passa através do funil Funil de decantação : separação de dois líquidos não miscíveis. - adaptar um funil de decantação a um suporte universal contendo uma argola. - colocar água no funil até do seu volume. - adicionar igual volume de óleo. - agitar bem, deixar em repouso e observar que o óleo fica na parte inferior e a água na parte superior do funil de decantação. - abrir lentamente a torneira e recolher o óleo em um Becker, deixando apenas a água no funil.

4 3.3 - Destilação simples : separação de misturas homogêneas. - montar a aparelhagem de destilação. - colocar aproximadamente 100 ml de solução aquosa de CuSO4 no balão de destilação. - aquecer lentamente. - abrir com cuidado a entrada de água para o condensador. - verificar que, quando a solução atinge o seu ponto de ebulição, a água, passa para o estado gasoso, indo para o condensador, onde volta ao estado líquido. - verificar se, no fim da destilação, foi obtido Sulfato de Cobre no balão de destilação e a água destilada no Becker Dissolução fracionada : separação de misturas sólido - sólido. - misturar enxofre com sulfato de cobre sólido dentro de um almofariz. - triturar com pistilo. - colocar pequena porção da mistura triturada em um Becker. - adicionar água para dissolver o sulfato de cobre, pois o enxofre não é solúvel em água. - filtrar a solução em um funil comum. - verificar se o filtrado possui a cor azul. - levar o filtrado à ebulição e observar se a cor fica inalterada, comprovando a existência de sulfato de cobre. - verificar o resíduo que ficou no papel de filtro.

5 3.5 - Centrifugação : processo usado para acelerar a decantação. - em um tubo de ensaio adicionar 5 ml de leite e algumas gotas de ácido acético diluído. - observar a precipitação da caseína do leite. - colocar este tubo no centrifugador, equilibrando-o com outro tubo de ensaio contendo água com as massas aproximadas. - centrifugar por 3 minutos. - observar o tubo.

6 4 - Recursos necessários para a atividade : - almofariz com pistilo. - Becker. - bico de bunsen. - centrífuga. - espátula. - furador de rolhas. - rolhas de cortiça. - pipeta graduada de 10 ml. - tripé de ferro. - balão de destilação. - enxofre. - carbonato de cálcio. - solução de ácido acético (5%). - sulfato de cobre. - óleo de cozinha. - água destilada. - argola. - bastão de vidro. - condensador. - perlenmeyer. - funil de decantação. - suporte com garras. - papel de filtro. - tela de amianto. - tubos de borracha. - leite. - tubos de ensaio.

7 5 - Cronograma das atividades : 1 a etapa : Introdução teórica. (duração 30 minutos). - mistura. - mistura homogênea. - mistura heterogênea. - análise imediata. 2 a etapa : Verificação prática em laboratório dos processos de separação de misturas. (duração 50 minutos). - filtração. - decantação. - destilação simples. - dissolução fracionada. - centrifugação. 3 a etapa : Observações finais. (duração 20 minutos). 4 a etapa : Atividade de verificação (duração 50 minutos). a) Para que tipo de mistura devemos usar a filtração? b) Como você separaria uma mistura de amido (maisena) e açúcar? c) Como você separaria uma mistura acetona-água? d) Para que serve o filtro do ar do automóvel? e) O aspirador de pó pode ser considerado um filtro? Por quê? f) Qual a finalidade de uma centrífuga? g) Por que uma mistura heterogênea sólido - líquido não deve ser destilada?

8 Com essa atividade é possível verificar se o objetivo proposto na atividade prática foi alcançado, retomando o conteúdo sempre que necessário. Final.


Carregar ppt "Trabalho Trabalho : Plano de Aula Matéria: Matéria: Química Nome do Professor: Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: leciona: Colegiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google