A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APARELHOS DE LABORATÓRIO 1. BICO DE BUNSEN Aparelho ligado ao gás, utilizado para aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui na sua base um regulador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APARELHOS DE LABORATÓRIO 1. BICO DE BUNSEN Aparelho ligado ao gás, utilizado para aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui na sua base um regulador."— Transcrição da apresentação:

1

2 APARELHOS DE LABORATÓRIO 1. BICO DE BUNSEN Aparelho ligado ao gás, utilizado para aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui na sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente fria: a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar, a chama se torna azul, mais quente.

3 APARELHOS DE LABORATÓRIO 1. BICO DE BUNSEN

4 3.SUPORTE UNIVERSAL E TRIPÉ DE FERRO Tripé de ferro : Serve de sustentação à tela de amianto ou ao triângulo de porcelana. É constituído de ferro fundido. Suporte universal com garras : Utilizado para sustentar peças (tubos de ensaio, condensadores, etc.) e na montagem de aparelhos de laboratório.

5 2. TELA DE AMIANTO E TRIÂNGULO DE PORCELANA São suportes de sustentação para recipientes que contém o material a ser aquecido. - A tela de amianto distribui uniformemente para o recipiente o calor recebido do bico de Bünsen. Já o triângulo de porcelana serve de suporte para cadinhos de porcelana, que são aquecidos diretamente pela chama.

6 5.ESPÁTULA DE AÇO E MANTA ELÉTRICA Espátula de aço: Utilizada para transferência de sólidos ou como elemento cortante. Manta elétrica : Utilizada para aquecimento de líquidos inflamáveis.

7 4.PINÇA E BAQUETA DE VIDRO Pinça: Pode ser de madeira ou de ferro. Utilizada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento. Vareta de vidro: Utilizada para agitar soluções, ajudar na dissolução de substâncias ou escorrer líquidos de um recipiente para outro.

8 6.TUBOS DE ENSAIO E BÉQUER Tubos de ensaio: Utilizados para efetuar reações em pequena escala ou testes de reacções. Copo ou Gobelé: Usado para dissolver substâncias, efectuar reacções e aquecer líquidos sobre a tela de amianto.

9 7.FUNIL COMUM E DE BUCHNER Funil comum: Usado em filtrações comuns, para retenção de partículas sólidas em sistemas heterogêneos. Funil de Buchner: Usado em filtrações a vácuo.

10 8.ERLENMEYER E KITASSATO Erlenmeyer: Devido ao seu gargalo estreito, é usado para agitar soluções e dissolver substâncias. Kitassato: Usado em filtrações à vácuo.

11 9.BALÃO DE FUNDO PLANO E BALÃO DE FUNDO REDONDO São utilizados para aquecer líquidos ou soluções e fazer reações com desprendimentos gasosos. O balão de fundo redondo é, em especial, muito utilizado em refluxos.

12 10.BALÃO VOLUMÉTRICO E FUNIL DE BROMO Balão volumétrico: Usado para medir com precisão um volume determinado (único, fixo), que vem escrito no balão. Funil de decantação, de separação ou de bromo: Utilizado para separar líquidos imiscíveis (que não se misturam).

13 11.BURETA E PROVETA Bureta: Equipamento calibrado para medida precisa de volumes líquidos. Permite o escoamento controlado de líquido através da torneira e é muito utilizado em titulações. Proveta: Geralmente graduada, serve para medir e transferir volumes aproximados de líquidos.

14 12. BALÃO DE DESTILAÇÃO E PIPETA VOLUMÉTRICA Balão de destilação : Utilizado na montagem do aparelho de destilação. Pipeta volumétrica : Usada para medir com precisão volume fixo de líquidos.

15 13. PIPETA GRADUADA E CONDENSADOR Pipeta graduada: Usada para medir volumes variáveis de líquidos, dentro de sua escala, sem grande precisão. Condensadores: Utilizados na condensação de vapores em destilação ou aquecimento sob refluxo.Pode ser de bolas, reto ou serpentina.

16 14. VIDRO DE RELÓGIO E CÁPSULA Vidro de relógio: Pode ser usado para pesagem, transporte e proteção de substâncias, cobrindo a cápsula de porcelana e evitando assim a perda da substância. Cápsula: Normalmente de porcelana ou metal, pode ser aquecida diretamente à chama. É usada para dissolver sólidos em líquidos e concentrar soluções por evaporação do solvente( inclusive para cristalização).

17 15. ALMOFARIZ, PISTILO E CADINHO Almofariz e pilão : Normalmente feitos de porcelana ou ágata, são utilizados para triturar e pulverizar sólidos. Cadinho: Recipiente de porcelana, prata ou ferro.Pode ou não ter tampa. Resiste a altas temperaturas, sendo utilizado para calcinações (decomposições das substâncias sem oxidação).

18 16.TROMPA DÁGUA E DESSECADOR Trompa dágua: É ela que provoca a sucção do ar e com isso, produz o vácuo do processo de filtração. Dessecador: Contém em seu interior substâncias higroscópicas (absorvem a humidade de outras substâncias), como o cloreto de cálcio e sílica gel. É usado quando queremos preservar algum material ou reagente, sem absorção de humidade.

19 16.pH O pH é uma medida indicadora da acidez do produto Os microrganismos só podem crescer em determinados intervalos de pH, pelo que este também irá influenciar o desenvolvimento dos mesmos

20 Densidade A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica ou massa específica) de um corpo, define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).corpomassavolume róSIquilogramas metro cúbico Temperatura (°C) Densidade (kg/m³)


Carregar ppt "APARELHOS DE LABORATÓRIO 1. BICO DE BUNSEN Aparelho ligado ao gás, utilizado para aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui na sua base um regulador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google