A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

All sections to appear here

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "All sections to appear here"— Transcrição da apresentação:

1 All sections to appear here
Schola Ratio All sections to appear here

2 Sistema de Gestão Escolar
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistema de Gestão Escolar ORIENTADOR PROFESSOR LEONARDO OZAKI DJULLES IKEDA OSNIR FERREIRA DA CUNHA Cumprimentos. Boa noite aos presentes, professores, banca. Sobre o TCC

3 SUMÁRIO Introdução Necessidade Viabilidade Técnica
Principais Caso de Uso Diagrama de Classe Protótipo de Telas Modelo de Persistência Diagrama de Componentes Diagrama Implantação Conclusão

4 INTRODUÇÃO Software para o gerenciamento das atividades educacionais como um todo Relevância dos Sistemas de informação para o sucesso das organizações O presente trabalho visa suprir a necessidade de um software para o gerenciamento das atividades educacionais como um todo. Os Sistemas de Informação contribuem de forma decisiva para o sucesso das organizações assumindo um papel relevante para que estas possam responder a um mundo em constante mudança. É necessário que as organizações e os seus profissionais desenvolvam novas posturas e novas formas de gerir a inteligência organizacional, investindo na melhoria conjunta e equilibrada dos seus recursos tecnológicos e humanos.

5 INTRODUÇÃO A Secretaria Escolar concentra informações vitais para a gestão geral da escola A utilização da informática é um recurso muito valioso A Secretaria Escolar concentra informações vitais para a gestão geral da escola, pois Estudantes, Professores, Coordenadores, Diretores e Pais mantêm contato constante com esta unidade. Enumerando os principais registros, destacam-se as seguintes atividades como: matrículas, históricos escolares, diários de classe, calendário escolar e horário de atividades, frequência de alunos, frequência de professores, técnicos e funcionários, atas de reuniões, livro de protocolo, regimento escolar, projeto pedagógico e demais procedimentos ao bom funcionamento da secretaria da escola. A utilização da informática é um recurso muito valioso onde existe um grande avanço na educação e novos aperfeiçoamentos na questão do professor, administração, secretaria e até mesmos os próprios alunos.

6 NECESSIDADE A secretaria escolar garante a legalidade e validade dos atos da escola A Secretaria Escolar organiza, sistematiza, registra e documenta todos os processos da Escola, que garante sua legalidade e validade dos atos da Escola, ou seja, dirigem os processos, administram os horários, assistem ao corpo docente, abrem e mantem atualizados os arquivos, estabelecem as rotinas de trabalho de seus auxiliares, administram o atendimento ao publico externo, administram o atendimento aos professores e alunos, assistem ao Diretor, controlam a frequência dos alunos, controlam o aluno na sala de aula, controlam os resultados escolares por turma e por segmento, controlam os resultados escolares pela quantidade de exercícios, controlam as disciplinas, controlam o acompanhamento dos familiares a estudantes. Dai a necessidade de construir um sistema que realize essas atividades com eficiência.

7 NECESSIDADE Construir um sistema que realize essas atividades com eficiência: Atendimento de qualidade, Qualidade das informações Disponibilidade das Informações O atendimento de qualidade, por parte da Secretaria Escolar, faz toda a diferença, pois é por meio dela que vemos refletido todo o desenvolvimento da unidade escolar. A qualidade da informação e sua disponibilidade imediata significam decisões melhores e mais rápidas, faz-se necessário e importante, uma boa gerência administrativa Criar um software que centralize as informações de todos os departamentos de uma Instituição de Ensino. Para possibilitar ao gestor, além de administrar a Instituição, tomadas de decisões mais adequadas, além do planejamento e controle. Efetuar o levantamento dos processos existentes na Escola e respectivas funcionalidades, identificando a subutilização.

8 Processos Administração Financeiro Acadêmico
Desenvolver um software a ser aplicado em vários departamentos da escola como por exemplo: Administração: Gerenciar o quadro funcional, Financeiro: Gerenciar as finanças Acadêmico: Gerenciar alunos – notas faltas e grade. Geração de Diário, Lançamento de Notas e Frequência, Ficha Individual e Boletim Escolar; Sugerir procedimentos que a Escola deverá adotar no que concerne à Gestão da Informação e da Comunicação

9 Viabilidade Técnica Linguagem: Java SDK 6
Servidor Web: Apache Tomcat 7 SGDB: Postgresql 9 Google Code Todas as ferramentas e softwares são distribuídos como software livre e de domínio dos desenvolvedores do Sistema.

10 Viabilidade Técnica Frameworks: Hibernate PrimeFaces Spring Maven
Junit O sistema será desenvolvido com os conceitos do modelo de desenvolvimento MVC( Model, View e Controler), onde poderemos desenvolver as camadas de forma independente, assim aumentando a nossa produtividade. O Hibernate ira facilitar o mapeamento dos atributos entre a base de dados relacionais e o objeto, mediante o uso de arquivos xml e anotações Java. A parte da camada de visualização será desenvolvida utilizando PrimeFaces. O Spring integrará o modelo MVC e o framework de persistência( Hibernate), gerenciando as classes de negócio. O Maven nos auxiliará na automação e gerenciamento no projeto de desenvolvimento. E por fim, utilizaremos o Junit, para verificar se cada método de uma classe funciona da forma esperada, exibindo possíveis erros ou falhas. Aplicando a tecnica TDD( Test Driven Development).

11 Diagrama de Casos de Uso Principais

12 Diagrama de Classes O Diagrama de Classes é um reflexo do DER, devido ao uso do Hibernate( Objeto relacional) detalhado mais adiante com as anotações do Hibernate. As Enuns definem as constantes do Sistema( Slide 12 Oculto – avançar e voltar). Herança – Professor/aluno herda de usuário

13 Enum É um tipo especial de classe consistido de um numero fixo de valores. Inserido no Java 5.0 O Compilador verifica e só aceita valores lista dos no tipo ENUM Sintaxe: public enum TipoEnumerado{ VALOR1, VALOR2, VALOR3, ... }

14 Diagrama de Classes Camadas:
Serviço – Onde possui as interfaces para os serviços mais detalhado no Diagrama de Componentes. Cada serviço será um item do Menu do Sistema. Nesta camada se encontra toda regra de negócio da aplicação. DAO – Camada de acesso aos Dados( Data Access Object). O uso do Hibernate irá facilitar o encapsulamento desta camada que será apresentado um trecho de código mais adiante.

15 Esboço rudimentar das Interfaces

16 Esboço rudimentar das Interfaces
Cada menu é uma interface da camada de serviço, conforme slide anterior.

17 Esboço rudimentar das Interfaces
Tela Gestão de Aluno

18 Esboço rudimentar das Interfaces
Tela de Gestão de Disciplinas

19 Modelo de Classes de Persistência Super Classe - Componente
Entidade – indica que será uma tabela do BD. Inheritance – indica que no caso de existir herança cada classe será uma tabela Table – define qual será a tabela SeguenceGenerator – Indica uma sequencia e qual será o incremento Namedqueries – indica as HQL definidas para esta classe de acordo com a regra de negocio Id – indica chave primária GenerateValue – define que o valor será gerado automaticamente conforme o SequenceGENERATOR ACIMA Colum nome da coluna na tabela

20 Modelo de Classes de Persistência Interface ComponenteDao
Define o comportamento das DAO

21 Modelo de Classes de Persistência
A classe HibernateDaoSupport é uma classe do Hibernate que contem os recursos necessários para a persistencia. Por exemplo o getSession que é uma sessão de banco de dados que permite manipulação dos dados.

22 Modelo de Classes de Persistência
Arquivo xml de configurações do Spring. Contem as informações necessárias para que o Hibernate forneça a sessão de acesso ao BD

23 Diagrama de Componentes
Define a comunicação entre as camadas e os acessos aos serviços através das interfaces do Sistema.

24 Diagrama de Implantação
Para a implantação será necessário um servidor com uma instancia do apache tomcat. E outro servidor com o Postgressql. Obs.: Os serviços podem ser oferecidos pelo mesmo servidor.

25 Conclusão Ponto de vista funcional Ponto de vista acadêmico
Controle dos processos Auxilio nas tomadas de decisões Ponto de vista acadêmico Desenvolvimento utilizando as tecnologias de mercado Experiência na condução de um projeto de Software O Sistema auxiliará nas tomadas de decisões e controlar os processos necessários para o funcionamento da Instituição.

26 Agradecimentos A Deus por nos dar a força necessária para chegar até este momento. Às nossas esposas e filhos, que nos apoiaram e tiveram a paciência quando trocamos os nossos dias de lazer para a realização deste trabalho. Aos professores, e em especial nosso orientador, que foram as peças fundamentais para a formação do conhecimento aplicado neste trabalho. Aos nossos amigos e colegas.

27

28

29


Carregar ppt "All sections to appear here"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google