A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 15 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 15 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém,"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 15 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém, abril de 2012 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Daniel Henriques Moreira Daniel Henriques Moreira Roteiro Para o Trabalho do Módulo

2 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 2 / 15 Resumo 1. Restrições; 2. Introdução; 3. Banco de Dados Utilizado; 4. Definição do Problema; 5. Modelagem do Problema; 6. Implementação do Problema; 7. Mapeamento Objeto-Relacional; 8. Configuração do JPA2; 9. Geração da Base de Dados; 10. Definição de Testes Unitários; 11. Execução de Testes Unitários; 12. Conclusão; 13. Referências bibliográficas.

3 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 3 / Restrições SGBD –Oracle. Plataforma Java –JDK6; –JPA2, com provider Hibernate –Sugestão Suíte apresentada no curso –JDK6 + Eclipse + Maven + Demoiselle 2 + JUnit.

4 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 4 / Introdução Introduzir o trabalho –Contextualizar o trabalho objeto deste roteiro.

5 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 5 / Banco de Dados Utilizado Apresentar resumo com características do banco de dados –Versão; –Propriedades da conexão Endereço, porta, usuário. –O que for relevante Tamanho reservado em disco (?); Número de conexões simultâneas possível (?); Etc.

6 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 6 / Definição do Problema Definir o domínio do problema objeto do trabalho –Descrever, em texto, o problema a ser modelado; –Enumerar requisitos básicos; –Incluir glossário com os principais termos utilizados na descrição do problema.

7 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 7 / Modelagem do Problema Modelar o domínio do problema –Alternativas Em UML, por meio de diagramas de classes; (OU) Através de DERs (diagramas de entidades e relacionamentos). –Cada diagrama deve estar o mais completo possível; –Será avaliada a correção sintática e semântica dos modelos; –Justificativas para as associações, agregações, heranças e composições (no caso dos diagramas de classes), ou justificativas para os relacionamentos (no caso de DERs) devem ser feitas textualmente; –As cardinalidades também deverão ser justificadas. Neste processo, é suficiente fazer referências ao texto de descrição do problema (item 4).

8 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 8 / Implementação do Problema Modelar o domínio do problema –Implementar o modelo de dados do problema em Java; –Os códigos fontes das classes deverão ser entregues (impressos, ou em meio eletrônico); –Será avaliada a adequação das classes ao conceito de JavaBeans Atributos encapsulados; Métodos getters e setters; Construtor sem parâmetros; Implementação da interface java.io.Serializable.

9 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 9 / Mapeamento Objeto-Relacional Mapear as classes Java para o modelo relacional –Anotar os JavaBeans com JPA2, de modo a orientar a construção do modelo relacional; –Enfatizar/justificar textualmente as decisões relevantes sobre o mapeamento utilizado; –Os códigos fontes anotados deverão ser entregues (impressos, ou em meio eletrônico).

10 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 10 / Configuração do JPA2 Configurar o arquivo persistence.xml –O arquivo de configuração do JPA2, persistence.xml, deverá ser configurado e entregue (impresso, ou em meio eletrônico); –Além de funcional, seu conteúdo deverá ser compatível com o resumo das características do banco de dados utilizado (item 3 deste roteiro).

11 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 11 / Geração da Base de Dados Gerar a base de dados a partir das anotações JPA2 –Um modelo de implementação da base resultante deverá ser apresentado; –Este modelo será utilizado para avaliar a correção das anotações (i.e. sua coerência com o modelo de dados apresentado no item 2 deste roteiro); –A geração automática da base por meio das anotações JPA2 deverá ser realizada pelo menos uma vez na presença do professor, como parte da avaliação.

12 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 12 / Definição de Testes Unitários Definir/implementar testes unitários –Ao menos um teste de inserção de dados na base gerada; –Ao menos um teste de atualização; –Ao menos um teste de deleção; –Ao menos um teste de listagem Imprimir conteúdo em tela com System.out.println( ). Sugestão: utilizar JUnit. –Os códigos fontes das classes de teste deverão ser entregues (impressos, ou em meio eletrônico); –Cada teste deverá conter uma descrição textual de seus objetivos.

13 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 13 / Execução de Testes Unitários Executar testes unitários –Após a execução de cada teste, um resumo do estado da base (tabelas e seus conteúdos) deverá ser apresentado. –Será avaliada a coerência de cada estado apresentado, com os objetivos previstos para seu respectivo teste. Sugestão: utilizar JUnit.

14 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 14 / Conclusão Concluir o trabalho –Apresentar considerações finais.

15 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 15 / Referências Bibliográficas Listar as referências bibliográficas –Páginas da internet, livros, etc.


Carregar ppt "Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 15 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google