A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Acervo TV Escola on-line Projeto de Banco de Dados I MO401 A Lara Schibelsky Godoy Piccolo Campinas, 26 de abril de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Acervo TV Escola on-line Projeto de Banco de Dados I MO401 A Lara Schibelsky Godoy Piccolo Campinas, 26 de abril de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 1 Acervo TV Escola on-line Projeto de Banco de Dados I MO401 A Lara Schibelsky Godoy Piccolo Campinas, 26 de abril de 2006.

2 2 Agenda Introdução Entendimento do Problema Definições e Requisitos Modelo Entidade-Relacionamento Modelo Relacional Ferramentas Dificuldades Encontradas Próximos Passos Cronograma

3 3 Introdução TV Escola Programa do Ministério da Educação. Canal de televisão via satélite que transmite 17 horas/dia de programas educativos (com algumas repetições). Objetivos Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública. Enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Melhoria da qualidade do ensino.

4 4 Entendimento do Problema - definição - A programação do canal está disponível na internet em arquivos pdf. Busca por filmes é dificultada. Filmes correlatos podem estar em arquivos diferentes. Exemplo de consulta impossível atualmente: "quais filmes de matemática vão passar na semana de 06/03/2006 a 13/03/06 às 15 horas".

5 5 Entendimento do Problema - objetivo - Especificação e implementação de um sistema de informação para gerenciamento da programação do canal TV Escola.

6 6 Entendimento do Problema - análise - Faixas principais da programação Ensino Fundamental Ensino Médio Salto para o Futuro Escola aberta (voltado à comunidade) Grades de Programação disponíveis Mensal (texto e cartaz) Destaque bi-mensal Semanal (texto) Destaques semanais

7 7 Exemplos – Grades de programação mensais

8 8 Exemplos – Grades de programação semanais Um arquivo por dia da semana

9 9 Definições Faixa Categoria na qual um programa é atribuído. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta. Programa: Produção (episódio de uma série, por exemplo) sobre um assunto específico. Programa fixo na grade; um programa semanal no qual a produção será exibida.

10 10 Requisitos Gerados Uma produção pode ser indicada para uma disciplina, determinando-se ou não uma série. Poderão existir áreas conexas relacionadas com a produção. Uma produção pode ser atribuída à uma faixa. Uma produção pode ser um episódio de uma série. A realização da produção pode ser atribuída à própria TV Escola, à outras produtoras externas ou à uma associação de ambas. Poderão existir comentários associados a uma produção específica. Uma produção pode ter uma avaliação (escala de valores fixos) associada. Poderão existir referências (livros ou sites) associadas a uma produção. A exibição de uma produção pode estar vinculada a um programa. Um programa pode ir ao ar ao vivo, ser uma reprise ou inédito. Poderão ser feitas buscas de produções por data de exibição (dia/mês/hora). Poderão ser feitas buscas pelo nome da produção, do programa, por série, faixa, ou disciplina relacionada.

11 11 Modelo Entidade-Relacionamento Produção NúmeroNomeDuraçãoSinopse Realização Ano Referências Conteúdo explorado Exibição Hora DataMêsReprise Ao vivo Ano Série Dia tem pertence Nome N° episódios Faixa é atribuída Comentários Disciplina (0,N) (1,N) Nome Número Nome Número (0,N) (0,1) (1,N) Avaliação é indicada (0,N) Programa Áreas Conexas Número Série Nome Número (0,N) Nome Objetivos Atividades

12 12 Modelo Relacional OBS – cardinalidade invertida em relação à usada em sala

13 13 Ferramentas Testes TOAD + Oracle 8i Problema de portabilidade do ambiente de desenvolvimento Critérios de escolha Portabilidade Software livre Ferramenta para criação do Modelo Relacional DBDesigner 4 (http://fabforce.net)http://fabforce.net SGBD MySQL

14 14 Dificuldades Encontradas Diversidade de informações e falta de correspondência entre os diversos formatos de grade de programação. Falta de um cliente para esclarecimento de dúvidas. Representação no modelo abstrato – MER Prática em pensar no modelo relacional.

15 15 Próximos Passos 1.Entendimento do problema com base na documentação disponível na Web. 2.Gerar o modelo entidade-relacionamento do projeto. 3.Analisar ferramentas para modelagem e implementação do banco de dados. 4.Mapeamento do MER para o modelo relacional. 5.Analisar e incluir na modelagem o conceito de trilha (Mantovani, 2005), definido como requisito pelo professor. 6.Com base na inclusão das trilhas e de eventuais contatos com o MEC, fazer o remodelamento (MER e relacional) do projeto. 7.Definir os requisitos da aplicação. 8.Instalação do SGBD MySQL. 9.Montagem do ambiente de desenvolvimento web. 10.Desenvolvimento e testes. 11.Teste final da aplicação e entrega.

16 16 Cronograma AtividadeMarçoAbrilMaioJunho

17 17 Dúvidas e Comentários ?????


Carregar ppt "1 Acervo TV Escola on-line Projeto de Banco de Dados I MO401 A Lara Schibelsky Godoy Piccolo Campinas, 26 de abril de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google