A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo:Antônio Argemiro,Nícolas Tavares,Freitas e Marcolino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo:Antônio Argemiro,Nícolas Tavares,Freitas e Marcolino."— Transcrição da apresentação:

1 grupo:Antônio Argemiro,Nícolas Tavares,Freitas e Marcolino.

2 Acento agudo(´): é utilizado na acentuação das vogais abertas e também do I e U. Acento circunflexo(^): é utilizado na acentuação das vogais E e O fechadas e também na vogal A se vinhe seguida de M ou N.

3 Todas as palavras proparoxítonas devem receber acento gráfico. Ex: matemática,pêssegos,Ângela,África,pudéssemos,teríamos e lâmpada.

4 sé-riesé-rie Pás- coa lei bei -jo meu Às vezes as vogais se juntam na mesma sílaba. Nesse caso, pode ocorrer o que chamamos de um ditongo: Às vezes as que uma semi- vogal e um vogal se juntam na mesma sílaba. Nesse caso, pode ocorrer o que chamamos de um ditongo :

5 Existem casos em que uma semi-vogal uma vogal e outra semi-vogal fazem parte da mesma sílaba. Pa-ra- guai ; quais ; es- piões ; en-xa- guei ; a-ve-ri- guou.

6 Acentuam-se as vogais I e U tônicas dos hiatos quanto estiverem sozinhas na sílaba ou com a letra S.Ex:saída,Luís,saúde. Não se acentuam as vogais I e U que formam hiato quando seguidos,na mesma sílaba, de L,M,N,R e Z,Ex:Raul,contribuinte,sair. quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

7 Não se acentuam as vogais I e U dos hiatos se estiverem seguidas do dígrafo NH.Ex:rainha. Não se acentuam as vogais I e U dos hiatos se vierem precedidas de vogal idêntica.Ex:xiita,paracuuba.No entanto, se se tratar de palavras proparoxítonas, haverá o acento, já que a regra de acentuação das proparoxítonas prevalece sobre a dos hiatos.Ex:friíssimo,seriísimo.

8 Como o próprio nome já diz, o acento diferencial faz a distinção entre palavras que têm a mesma grafia. Com a reforma ortográfica, este acento caiu em alguns pares, como: para (á) (do verbo parar) e para (preposição); pela (é) (do verbo pelar) e pela (proposição); pelo (ê) (substantivo) e pelo ( posição), etc. Assim, os pares acima ficam sem acento e são distinguidos apenas pelo contexto, como em: Ela para na hora de fazer comida! (verbo) Ele pegou comida para ela! (preposição)

9

10 Construcao Chico Buarque Amou daquela vez Como se fosse a última Beijou sua mulher Como se fosse a última E cada filho seu Como se fosse o único E atravessou a rua Com seu passo tímido Subiu a construção Como se fosse máquina Ergueu no patamar Quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo Num desenho mágico Seus olhos embotados De cimento e lágrima Sentou prá descansar Como se fosse sábado Comeu feijão com arroz Como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou Como se fosse um náufrago

11

12 a)O menino pára nervoso de repente. b)Toda manhã,ela côa o café. c)Gosto de pêra madura. d)Preciso pôr as coisas em ordem.

13 Exercícios 1. Leia as frases e encontre as palavras com hiato e fala se a acentuação estar certa ou errada. Luisa e Raúl são amigos. Denis é um contribuínte valioso para seu time. Ieremies foi para São Paulo no vôo das três. Freitas foi preso por causa do juíz. Marcolino é um menino seriíssimo Argemiro é um guerreíro lindo. Levy tem um saúde boa. Julya tem muito dinheíro. Vital é uma menina teímosa

14 Lucas não é a favor da legalização da cocaína. Juliana é uma boa leitora. Renan gosta de uma menina feía. Mei li tem muitos imoveís. Coutinho é amigo da raínha O time do Bauer esta na terceíra colocação Amaral tem coisas frageís. Milena teve lienite. Bruno tem em sua casa um pé de limeíra. Carlos tem um namorada loíra.

15 Calil não gosta de lavar a lousa. Yuan não gosta de álcool. Monalisa levou um coíce. Emily não gosta do major Tairone.

16 Tchau,e o Argemiro é bonito.


Carregar ppt "Grupo:Antônio Argemiro,Nícolas Tavares,Freitas e Marcolino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google