Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Professora Fernanda Landim
Reino Plantae Professora Fernanda Landim
2
Características Eucariontes Pluricelulares Fotossintetizantes
Seu corpo forma tecido São seres vivos que produzem embriões, ou seja, os vegetais se desenvolvem a partir de embriões Seu ciclo de vida apresenta a reprodução sexuada e assexuada
3
Importância Confecção de tecidos Construção de casa e mobílias
Produção de energia, aquecimento e preparo de alimentos Fabricação de perfumes e medicamentos Ornamentação Muito importante no ciclo das chuvas
4
Divisão das plantas Podem ser dividas em 4grupos:
Briófitas: são avasculares Pteridófitas: são vasculares Gimnospermas: são vasculares Angiospermas: são vasculares * Briófitas e Pteridófias não possuem sementes, não possuem flores, nem frutos *Gimnospermas possuem sementes e estruturas reprodutoras (os estróbilos) *Angiospermas possuem sementes, estruturas reprodutoras (as flores) e frutos
5
Briófitas Brio =musgo Fito=planta
São vegetais de pequeno porte, rasteiros São organismos de transição do meio aquático para o terrestre Ausência de vasos condutores chamados de traqueídeos (atraqueófitas), também chamados de avasculares O transporte de nutrientes ocorre célula a célula Apresentam estruturas de adaptações como rizoide, cauloide e filoide. São plantas comuns de ambientes úmidos e com pouca luz São sensíveis a poluição e a falta dela indica má qualidade do ar Os musgos e hepáticas são os principais representantes desse grupo. O gametófito é a fase mais desenvolvida.
7
Ciclo de vida Apresentam a reprodução sexuada e assexuada
Na parte superior de um gametófito encontramos o órgão sexual masculino, chamado de anterídio. No outro gametófito, também na parte superior, encontramos o órgão sexual feminino a arquegônio. O anterídio produz gametas chamados de anterozoides. O arquegônio produz gametas chamado de oosfera.
8
Ciclo de vida Fase sexuada
Na presença da água, os anterozoides nadam até a oosfera, fecundando-a A oosfera fecundada forma um zigotos, que desenvolverá num embrião. O embrião se desenvolve formando um esporófito.
9
Ciclo de vida Fase assexuada O embrião se desenvolve em esporófito
O esporófito maduro produz esporos Os esporos ao caírem em locais úmidos germinam e o ciclo recomeça.
11
Pteridófitas A partir de pteridófitas encontramos vasos condutores de seivas (traqueídeos) e por isso são chamados de vegetais vasculares. São representados pela samambaias e a avenca.
13
Ciclo de vida O esporófito é o próprio pé de samambaia.
Em baixo da folha observamos pontinhos marrons que são chamados de soros, dentro dos soros encontram-se o esporângio que vai produzir esporos.
14
Ciclo de vida Os esporos serão carregados pelo vento e ao cair num lugar adequado germinam. Esporos se desenvolvem em gametófito. O gametófito é chamado de prótalo. Possui cerca de 0,5cm.
15
Ciclo de vida O prótalo (gametófito) é geralmente hermafrodita e terá tanto o aparelho reprodutor masculino, como aparelho reprodutor feminino. O aparelho reprodutor masculino é chamado de anterídio e produz gametas chamado de anterozoides. O aparelho reprodutor feminino é chamado de arquegônio e produz gametas chamado de oosfera.
16
Ciclo de vida Lembrando que o prótalo é rasteiro e quando chove, alaga, e o anterozoide nada em encontro da oosfera e ocorre a fecundação. Forma-se um embrião que se desenvolverá em um esporófito, ou seja, um novo pé de samambaia.
17
Ciclo de vida A fase sexuada ainda depende de água.
A etapa mais desenvolvida é o esporófito. Vasculares Possui raiz, caule e folha.
18
Será que vocês aprenderam?
1- Diga 3 características comuns a todos os organismos agrupados no Reino Plantae. Por que as algas não pertencem a esse grupo? Eucariontes, pluricelulares, fotossintetizantes. São organismos que se desenvolvem a partir de embriões, excluindo definitivamente as algas de grupo.
19
2- Quais características limitam o tamanho das briófitas?
Não possuem vasos condutores de seiva sendo chamada de avasculares. O transporte de nutrientes ocorre célula a célula por difusão, dificultando à chegada de água na parte superior desses vegetais. Obs: Os vasos condutores também auxiliam na sustentação do vegetal.
20
3-Nas briófitas, qual é a etapa do ciclo de vida mais desenvolvida?
É a fase do gametófito. 4- Por que as briófitas são fundamentais para o ambiente em que habitam? Evitam erosão do solo através de seus rizoides, contribuem para a manutenção da umidade do solo. E podem ser indicadores da qualidade do ar também.
21
5- Quais as novidades que surgiram nas pteridófitas, que não estão presentes nas briófitas?
Apresentam vasos condutores de seiva e portanto são vegetais vasculares. Possui raiz, caule e folhas. A etapa mais desenvolvida do seu ciclo de vida é o esporófito. 6- Apesar das pteridófitas serem mais desenvolvidas que as briófitas, explique por que as pteridófitas ainda depende de ambientes úmidos? Porque os gametas masculinos, os anterozoides, dependem da água para realizar a fecundação.
22
6- Cite o nome da estrutura que é responsável pela produção dos gametas nas pteridófitas.
Prótalo. 10- Qual é a etapa do ciclo de vida das pteridófitas mais duradoura? Esporófito
23
Bons Estudos!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.