A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Plantae Professora Fernanda Landim. Características Eucariontes Pluricelulares Fotossintetizantes Seu corpo forma tecido São seres vivos que produzem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Plantae Professora Fernanda Landim. Características Eucariontes Pluricelulares Fotossintetizantes Seu corpo forma tecido São seres vivos que produzem."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Plantae Professora Fernanda Landim

2 Características Eucariontes Pluricelulares Fotossintetizantes Seu corpo forma tecido São seres vivos que produzem embriões, ou seja, os vegetais se desenvolvem a partir de embriões Seu ciclo de vida apresenta a reprodução sexuada e assexuada

3 Importância Confecção de tecidos Construção de casa e mobílias Produção de energia, aquecimento e preparo de alimentos Fabricação de perfumes e medicamentos Ornamentação Muito importante no ciclo das chuvas

4 Divisão das plantas Podem ser dividas em 4grupos: Briófitas: são avasculares Pteridófitas: são vasculares Gimnospermas: são vasculares Angiospermas: são vasculares * Briófitas e Pteridófias não possuem sementes, não possuem flores, nem frutos *Gimnospermas possuem sementes e estruturas reprodutoras (os estróbilos) *Angiospermas possuem sementes, estruturas reprodutoras (as flores) e frutos

5 Briófitas Brio =musgo Fito=planta São vegetais de pequeno porte, rasteiros São organismos de transição do meio aquático para o terrestre Ausência de vasos condutores chamados de traqueídeos (atraqueófitas), também chamados de avasculares O transporte de nutrientes ocorre célula a célula Apresentam estruturas de adaptações como rizoide, cauloide e filoide. São plantas comuns de ambientes úmidos e com pouca luz São sensíveis a poluição e a falta dela indica má qualidade do ar Os musgos e hepáticas são os principais representantes desse grupo. O gametófito é a fase mais desenvolvida.

6

7 Ciclo de vida Apresentam a reprodução sexuada e assexuada Na parte superior de um gametófito encontramos o órgão sexual masculino, chamado de anterídio. No outro gametófito, também na parte superior, encontramos o órgão sexual feminino a arquegônio. O anterídio produz gametas chamados de anterozoides. O arquegônio produz gametas chamado de oosfera.

8 Ciclo de vida Fase sexuada Na presença da água, os anterozoides nadam até a oosfera, fecundando-a A oosfera fecundada forma um zigotos, que desenvolverá num embrião. O embrião se desenvolve formando um esporófito.

9 Ciclo de vida Fase assexuada O embrião se desenvolve em esporófito O esporófito maduro produz esporos Os esporos ao caírem em locais úmidos germinam e o ciclo recomeça.

10

11 Pteridófitas A partir de pteridófitas encontramos vasos condutores de seivas (traqueídeos) e por isso são chamados de vegetais vasculares. São representados pela samambaias e a avenca.

12

13 Ciclo de vida O esporófito é o próprio pé de samambaia. Em baixo da folha observamos pontinhos marrons que são chamados de soros, dentro dos soros encontram-se o esporângio que vai produzir esporos.

14 Ciclo de vida Os esporos serão carregados pelo vento e ao cair num lugar adequado germinam. Esporos se desenvolvem em gametófito. O gametófito é chamado de prótalo. Possui cerca de 0,5cm.

15 Ciclo de vida O prótalo (gametófito) é geralmente hermafrodita e terá tanto o aparelho reprodutor masculino, como aparelho reprodutor feminino. O aparelho reprodutor masculino é chamado de anterídio e produz gametas chamado de anterozoides. O aparelho reprodutor feminino é chamado de arquegônio e produz gametas chamado de oosfera.

16 Ciclo de vida Lembrando que o prótalo é rasteiro e quando chove, alaga, e o anterozoide nada em encontro da oosfera e ocorre a fecundação. Forma-se um embrião que se desenvolverá em um esporófito, ou seja, um novo pé de samambaia.

17 Ciclo de vida A fase sexuada ainda depende de água. A etapa mais desenvolvida é o esporófito. Vasculares Possui raiz, caule e folha.

18 Será que vocês aprenderam? 1- Diga 3 características comuns a todos os organismos agrupados no Reino Plantae. Por que as algas não pertencem a esse grupo? Eucariontes, pluricelulares, fotossintetizantes. São organismos que se desenvolvem a partir de embriões, excluindo definitivamente as algas de grupo.

19 2- Quais características limitam o tamanho das briófitas? Não possuem vasos condutores de seiva sendo chamada de avasculares. O transporte de nutrientes ocorre célula a célula por difusão, dificultando à chegada de água na parte superior desses vegetais. Obs: Os vasos condutores também auxiliam na sustentação do vegetal.

20 3-Nas briófitas, qual é a etapa do ciclo de vida mais desenvolvida? É a fase do gametófito. 4- Por que as briófitas são fundamentais para o ambiente em que habitam? Evitam erosão do solo através de seus rizoides, contribuem para a manutenção da umidade do solo. E podem ser indicadores da qualidade do ar também.

21 5- Quais as novidades que surgiram nas pteridófitas, que não estão presentes nas briófitas? Apresentam vasos condutores de seiva e portanto são vegetais vasculares. Possui raiz, caule e folhas. A etapa mais desenvolvida do seu ciclo de vida é o esporófito. 6- Apesar das pteridófitas serem mais desenvolvidas que as briófitas, explique por que as pteridófitas ainda depende de ambientes úmidos? Porque os gametas masculinos, os anterozoides, dependem da água para realizar a fecundação.

22 6- Cite o nome da estrutura que é responsável pela produção dos gametas nas pteridófitas. Prótalo. 10- Qual é a etapa do ciclo de vida das pteridófitas mais duradoura? Esporófito

23 Bons Estudos!!!


Carregar ppt "Reino Plantae Professora Fernanda Landim. Características Eucariontes Pluricelulares Fotossintetizantes Seu corpo forma tecido São seres vivos que produzem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google