A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 1 Questionário para a identificação das barreiras para o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC Capacitação para aplicação do Questionário Florianópolis, 30 de outubro de 2008

2 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 2 Histórico Portaria Interministerial nº. 18, de 24 de abril de 2007 – institui a necessidade de identificação de barreiras Portaria Interministerial nº. 18, de 24 de abril de 2007 – institui a necessidade de identificação de barreiras Portaria Interministerial nº. 1, de 12 de março de 2008 Portaria Interministerial nº. 1, de 12 de março de 2008 autoriza o grupo Interministerial aprovar o Questionário autoriza o grupo Interministerial aprovar o Questionário O Questionário foi amplamente discutido no Grupo Gestor Nacional (maio de 2007 a junho de 2008) O Questionário foi amplamente discutido no Grupo Gestor Nacional (maio de 2007 a junho de 2008) Contou com contribuições: Contou com contribuições: –SAGI – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS –Especialista no assunto que trabalha no IPEA

3 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 3 Objetivo Identificar as barreiras de acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas para a superação dessas barreiras Identificar as barreiras de acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas para a superação dessas barreiras

4 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 4 População Investigada Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos Pessoas com deficiência Beneficiárias do BPC e sua família Pessoas com deficiência Beneficiárias do BPC e sua família Municípios que fizeram adesão ao PROGRAMA BPC NA ESCOLA (2.623)* Municípios que fizeram adesão ao PROGRAMA BPC NA ESCOLA (2.623)* Beneficiários (as) que serão alcançados (as) ( mil beneficiários )* Beneficiários (as) que serão alcançados (as) ( mil beneficiários )* Meta: Censo Meta: Censo * Excluídos os desistentes.

5 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 5 Aplicação Questionário com 12 questões personalizadas e as demais em branco disponível na internet para impressão nos Municípios a partir do dia 24 de outubro. Questionário com 12 questões personalizadas e as demais em branco disponível na internet para impressão nos Municípios a partir do dia 24 de outubro. Regras de impressão:a cada 50 Questionários, podendo os mesmos serem impressos um a um ou nos casos de Municípios que tenham mais de 500 beneficiários (as), o sistema disporá de lista com base nos bairros em que os (as) beneficiários (as) residem, a fim de facilitar a impressão dos Questionários Regras de impressão:a cada 50 Questionários, podendo os mesmos serem impressos um a um ou nos casos de Municípios que tenham mais de 500 beneficiários (as), o sistema disporá de lista com base nos bairros em que os (as) beneficiários (as) residem, a fim de facilitar a impressão dos Questionários Um Questionário para cada beneficiário (a) Um Questionário para cada beneficiário (a)

6 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 6 Aplicação Conceito de Família BPC: Conceito de Família BPC: conjunto de pessoas que vivem sob o mesmo teto, assim entendido, o requerente, o cônjuge, a companheira, o companheiro, o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, os pais, e o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido( Decreto n°6.214, de 26 de setembro de 2007 ) conjunto de pessoas que vivem sob o mesmo teto, assim entendido, o requerente, o cônjuge, a companheira, o companheiro, o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, os pais, e o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido( Decreto n°6.214, de 26 de setembro de 2007 )

7 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 7 Aplicação Quem aplica o Questionário? Quem aplica o Questionário? A Equipe Técnica para aplicação do Questionário deverá ser composta por técnicos, preferencialmente, das áreas de educação, de assistência social e de saúde ( Art. 6º, § 4º da Portaria Interministerial nº. 1 de 12 de março de 2008). A Equipe Técnica para aplicação do Questionário deverá ser composta por técnicos, preferencialmente, das áreas de educação, de assistência social e de saúde ( Art. 6º, § 4º da Portaria Interministerial nº. 1 de 12 de março de 2008). O Coordenador da Equipe Técnica para aplicação do Questionário será, preferencialmente, um assistente social (Art. 6º, § 4º da Portaria Interministerial nº. 1 de 12 de março de 2008) O Coordenador da Equipe Técnica para aplicação do Questionário será, preferencialmente, um assistente social (Art. 6º, § 4º da Portaria Interministerial nº. 1 de 12 de março de 2008)

8 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 8 Aplicação Abordagem dos (as) beneficiários (as): Abordagem dos (as) beneficiários (as): –Dirigir-se ao responsável legal –Apresentar Carta de Apresentação com timbre do Governo Federal que explique o Programa BPC NA ESCOLA –Explicar o que é o PROGRAMA BPC NA ESCOLA –Explicar a importância da etapa do Questionário –Informar que responder ao Questionário não lhes acarretará ônus de qualquer espécie, inclusive no que se refere à manutenção do Benefício –Perguntar se aceita participar ou não: não obrigatório

9 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 9 Aplicação Quem responderá o Questionário? Quem responderá o Questionário? –Se o (a) beneficiário (a) tiver 12 anos ou mais e possuir condições de fazê-lo: o (a) próprio (a) beneficiário (a) –Se tiver menos de 12 anos: o (a) responsável legal –Em qualquer caso: A FAMÍLIA DECIDE

10 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 10 Aplicação Coleta dos Dados: Coleta dos Dados: –declarações do (a) entrevistado (a): o preenchimento deverá ser feito apenas a partir das informações prestadas por ele (a), não cabendo interpretações particulares do (a) aplicador (a) em quaisquer questões.

11 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 11 Aplicação Coleta de Dados Coleta de Dados –perguntas com opções pré-definidas de respostas: todas as opções deverão ser lidas ao (a) entrevistado (a) e ele (a) escolhe entre elas –perguntas sem respostas pré-definidas: a informação prestada pelo (a) entrevistado (a) deverá ser transcrita da forma como ele (a) a expôs

12 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 12 Aplicação Papel do (a) aplicador (a) Papel do (a) aplicador (a) –ser responsável pelo preenchimento do Questionário –explicar os termos do Questionário não compreendidos pelo (a) entrevistado (a) –garantir que, no processo de manifestação de dúvidas pelo (a) entrevistado (a) e de explicação dos termos por parte do (a) aplicador (a), o (a) entrevistado (a) não sofra qualquer tipo de constrangimento

13 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 13 Características 119 questões 119 questões Maioria de questões objetivas Maioria de questões objetivas Questões abertas: informações do (a) beneficiário (a) e/ou entrevistado (a) e questões incluídas devido à complexidade do fenômeno que se pretende captar Questões abertas: informações do (a) beneficiário (a) e/ou entrevistado (a) e questões incluídas devido à complexidade do fenômeno que se pretende captar Estima-se o tempo mínimo de 20 minutos e tempo máximo de 40 minutos para cada entrevista. Estima-se o tempo mínimo de 20 minutos e tempo máximo de 40 minutos para cada entrevista.

14 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 14 Características SEÇÕES Nº QUESTÕES A - INFORMAÇÕES GERAIS 39 (1-39) B – TIPOS DE DEFICIÊNCIA 1 (40) C - ACESSO À ESCOLA 41 (41-81) 41 (41-81) D - TRABALHO 3 (82-84) 3 (82-84) E – PRODUTOS E TECNOLOGIA ASSISTIVA 9 (85-93) F - APOIO E RELACIONAMENTOS 6 (94-99) G - ACESSO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS 14 ( ) H – MORADIA E AMBIENTE 5 ( ) I - JUSTIFICATIVA DE NÃO PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO 1 (119)

15 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 15 Características Preenchimento: Preenchimento: –Seguir a ordem numérica –Obedecer as sinalizações de pulos –Estar atento (a) às indicações dos tipos de questão 6 tipos de questões – indicados nas próprias questões 6 tipos de questões – indicados nas próprias questões Personalizadas12 Univaloradas52 Questões abertas 28 Multivaloradas9 Univalorada/multivalorada1 Multivalorada/univalorada17

16 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 16 Características Personalizadas Personalizadas –São questões que já virão respondidas de acordo com a identificação de cada pessoa 1 – Nome completo ( personalizado ): ______________

17 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 17 Características Questão univalorada Questão univalorada –Aceita a marcação de apenas um campo (valor) 49 - Quanto tempo o (a) beneficiário (a) gasta em média para ir da residência para a escola? ( univalorada ) ( ) até 30 minutos ( ) entre 30 minutos e 1 hora ( ) entre 1 e 2 horas ( ) mais de 2 horas

18 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 18 Características Questões abertas: Questões abertas: –Captam informações dos (as) beneficiários (as) –Tentam captar a complexidade do fenômeno 43 - Qual o nome da Escola que está freqüentando este ano? ( questão aberta ) _________________________ 52 - Caso encontre outras barreiras no caminho de casa até a escola, escreva neste campo: ( questão aberta )

19 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 19 Características Questão Multivalorada: Questão Multivalorada: –Aceita a marcação de um ou mais campos 53- Os obstáculos ou barreiras a que se referem a questão nº51 poderiam ser superados com algum(uns) dos itens abaixo: ( multivalorada ) ( ) rampa (responder a questão 55) ( ) guia rebaixada (responder a questão 55) ( ) pavimentação da rua (responder a questão 55) ( ) pavimentação da calçada (responder a questão 55) ( ) semáforo sonoro (responder a questão 55) ( ) transporte apropriado/acessível às necessidades do (a) beneficiário (a) (responder a questão 55) ( ) outra (responder a questão 54)

20 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 20 Características Questão Univalorada/Multivalorada: Questão Univalorada/Multivalorada: –O valor está condicionado à marcação ou não- marcação da primeira opção –Caso a primeira opção seja marcada, a questão é multivalorada –Caso as demais opções sejam marcadas, a questão é univalorada

21 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 21 Características Questão Univalorada/multivalorada: Questão Univalorada/multivalorada: 40 – Qual o tipo de deficiência do (a) beneficiário (a)? (univalorada/multivalorada): ( ) deficiência múltipla (somente se essa opção for marcada, outras opções poderão também ser marcadas conjuntamente) ( ) cegueira ( ) baixa visão ( ) surdez ( ) deficiência auditiva ( ) surdocegueira ( ) deficiência física ( ) deficiência mental/intelectual ( ) transtornos globais do desenvolvimento ( ) síndrome de down ( ) recebe BPC em decorrência de doenças crônicas/degenerativas

22 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 22 Características Questão Multivalorada/univalorada: Questão Multivalorada/univalorada: –O valor está condicionado à marcação ou não-marcação da primeira opção –Caso a primeira opção sejam marcada, a questão é multivalorada ( vide opção 40)

23 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 23 Questão Multivalorada/univalorada: Questão Multivalorada/univalorada: Características 51 – Existe falta de acessibilidade no caminho de casa até a escola que freqüenta? (multivalorada/univalorada ) ( ) nas ruas ( responder a questão 53) ( ) nas calçadas ( responder a questão 53) ( ) no transporte ( responder a questão 53) ( ) na sinalização ( responder a questão 53) ( )outra ( responder a questão 52) ( ) não há falta de acessibilidade ( marcação única – responder a questão 55)

24 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 24 Características Questão Univalorada/Multivalorada: Questão Univalorada/Multivalorada: TIPO DE DEFICIÊNCIA Qual o tipo de deficiência do (a) beneficiário (a)? (univalorada/multivalorada ) ( ) deficiência múltipla ( ) cegueira ( ) baixa visão ( ) surdez ( ) deficiência auditiva ( ) surdocegueira ( ) deficiência física ( ) deficiência mental/intelectual ( ) transtornos globais do desenvolvimento ( ) síndrome de down ( ) recebe o BPC em decorrência de doenças crônicas/degenerativas

25 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 25 Características Pulos Pulos –Alteração na seqüência das questões – com pulos - de acordo com as respostas marcadas 14 -O (a) entrevistado (a) é o (a) próprio (a) beneficiário (a)? (univalorada) ( ) sim (responder as questões 15 a 24 e ir para a seção B - a partir da questão 40 ) ( ) não (responder as questões 15 a 30)

26 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 26 Características Notas de Rodapé: Notas de Rodapé: –Existem notas de rodapé ao longo do Questionário que reforçam algumas informações importantes a serem lembradas para o entrevistador TIPO DE DEFICIÊNCIA Qual o tipo de deficiência do (a) beneficiário (a)? (univalorada/mulivalorada) ( ) deficiência múltipla ( ) cegueira ( ) baixa visão ( ) surdez ( ) deficiência auditiva ( ) surdocegueira ( ) deficiência física ( ) deficiência mental/intelectual ( ) transtornos globais do desenvolvimento ( ) síndrome de down ( ) recebe o BPC em decorrência de doenças crônicas/degenerativas 8 Esta classificação foi adotada pelo formulário do Censo Escolar – MEC, exceto a opção referente a doenças crônicas/degenerativas que foi inserida para contemplar outros critérios de acesso ao BPC que ultrapassam os tipos de deficiência estabelecidos pelo MEC

27 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 27 Características O Manual de Aplicação do Questionário contém comentários sobre alguns termos e expressões usados, os quais estão sublinhados no Questionário. O Manual de Aplicação do Questionário contém comentários sobre alguns termos e expressões usados, os quais estão sublinhados no Questionário. Comentário: Para fins deste Questionário, compreende-se: Filantrópica: sem fins lucrativos, que presta serviços de caráter público à sociedade sem cobrar dos (as) usuários (as) por eles. Recebe subsídios do governo através de convênios ou contratos de prestação de serviços. Exemplos: Pestalozzi, APAEs e congêneres. 42- A escola que freqüenta é: (univalorada) ( ) da rede pública municipal ( ) da rede pública estadual ( ) da rede pública federal ( ) da rede pública do Distrito Federal ( ) particular ( ) filantrópica

28 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 28 JUSTIFICATIVA DO NÃO PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO JUSTIFICATIVA DO NÃO PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO – questão a ser respondida pelo (a) aplicador (a), não precisa ser feita ao (a) entrevistado (a) Qual a justificativa do não preenchimento do questionário? (multivalorada ) ( ) beneficiário (a) não quis responder o questionário ( ) beneficiário (a) não encontrado no endereço (após 3 visitas) ( ) endereço não encontrado ( ) beneficiário (a) mudou-se para outra localidade no mesmo município (sem informar novo endereço) ( ) beneficiário (a) mudou-se para outro município (sem informar novo endereço) ( ) beneficiário (a) mudou-se para outra unidade da federação (sem informar novo endereço) ( ) falecimento do (a) beneficiário (a) ( ) outros Características

29 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 29 Dados Após a coleta dos dados, os mesmos deverão ser transmitidos virtualmente por meio de sistema automatizado, que deverá estar disponível no dia 31/10/2008 Após a coleta dos dados, os mesmos deverão ser transmitidos virtualmente por meio de sistema automatizado, que deverá estar disponível no dia 31/10/2008 O tema referente à transmissão de dados após as aplicações dos Questionários será o assunto priorizado durante a Capacitação Nacional O tema referente à transmissão de dados após as aplicações dos Questionários será o assunto priorizado durante a Capacitação Nacional

30 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 30 Análises Os Dados serão analisados por técnicos e consultores do MDS e do MEC, sendo que primeira análise está prevista para final de junho de 2009* Os Dados serão analisados por técnicos e consultores do MDS e do MEC, sendo que primeira análise está prevista para final de junho de 2009* Possibilidade de cruzamento de informações com: Possibilidade de cruzamento de informações com: - IBGE/PNAD - IBGE/PNAD - Censo Escolar - Censo Escolar - CADÚnico - CADÚnico - Dados Administrativos do BPC - Dados Administrativos do BPC

31 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 31 Pré-teste

32 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 32 Observações Período: de 07 a 11 de julho de 2008 Período: de 07 a 11 de julho de 2008 Quantidade de aplicações: 10 por Município Quantidade de aplicações: 10 por Município Regiões: Nordeste Igarassu/PE, Marechal Deodoro/AL, José de Freitas/PI Regiões: Nordeste Igarassu/PE, Marechal Deodoro/AL, José de Freitas/PI Sul Fazenda Rio Grande/PR Sul Fazenda Rio Grande/PR Centro-Oeste Distrito Federal Centro-Oeste Distrito Federal

33 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 33 Critérios de escolha Ente Federado que: Ente Federado que: Fez a adesão ao Programa Fez a adesão ao Programa Indicou o Grupo Gestor Local, Coordenador do Grupo Gestor e Coordenador de Equipe Técnica Indicou o Grupo Gestor Local, Coordenador do Grupo Gestor e Coordenador de Equipe Técnica De fácil acesso para o GTI ( Brasília ou municípios próximos às capitais) De fácil acesso para o GTI ( Brasília ou municípios próximos às capitais) Possua n° razoável de beneficiários Possua n° razoável de beneficiários Possua indicadores socioeconômicos abaixo ( ou acima) da média do Brasil Possua indicadores socioeconômicos abaixo ( ou acima) da média do Brasil Disponha de infra-estrutura para realização do Pré-Teste Disponha de infra-estrutura para realização do Pré-Teste Tenha demonstrado interesse e disponibilidade Tenha demonstrado interesse e disponibilidade

34 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 34 Importância Validar o Questionário Validar o Questionário Descobrir os pontos fracos e melhorá-los Descobrir os pontos fracos e melhorá-los Identificar inadequações dos termos e conteúdos às diferentes realidades Identificar inadequações dos termos e conteúdos às diferentes realidades Testar a metodologia de aplicação Testar a metodologia de aplicação Testar a interação da equipe técnica com a metodologia e os conteúdos Testar a interação da equipe técnica com a metodologia e os conteúdos Testar clareza das orientações contidas no manual para o Preenchimento do Questionário Testar clareza das orientações contidas no manual para o Preenchimento do Questionário Identificar pontos que precisam ser mais esclarecidos nas capacitações dos Aplicadores Identificar pontos que precisam ser mais esclarecidos nas capacitações dos Aplicadores

35 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 35 Amostra A amostra de beneficiários (as) foi definida com base em vários indicadores: A amostra de beneficiários (as) foi definida com base em vários indicadores: –CID ( diferentes tipos de deficiência ) –Sexo ( cerca de 50% homens e 50% mulheres ) –Beneficiários matriculados * –Beneficiários não matriculados * –Idade ( 50% abaixo e 50% acima de 12 anos ) * * Proporcional aos percentuais dos respectivos municípios

36 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 36 Orientações complementares A equipe de aplicação para o Pré-Teste deverá ser a mesma que irá aplicar o Questionário na ocasião efetiva de identificação das barreiras A equipe de aplicação para o Pré-Teste deverá ser a mesma que irá aplicar o Questionário na ocasião efetiva de identificação das barreiras Todas as fases da aplicação devem ser o mais próximas possível da realidade, com o mínimo de interferências Todas as fases da aplicação devem ser o mais próximas possível da realidade, com o mínimo de interferências

37 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 37 Orientações Complementares Questionário do (a) Aplicador (a) Questionário do (a) Aplicador (a) –O objetivo foi coletar contribuições do (a) Aplicador (a) para o Pré – Teste do Questionário –As questões foram sobre aspectos do processo de aplicação e do conteúdo do Questionário

38 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 38 Orientações Complementares Questionário do (a) Aplicador (a): Questionário do (a) Aplicador (a): –Tudo o que o (a) Aplicador (a) conseguiu se lembrar sobre as experiências da aplicação (as impressões, as dificuldades, as estratégias) foi inserido nas respostas. –Possíveis erros durante a aplicação não acarretaram nenhum ônus para o (a) Aplicador (a) ou para o Município, portanto.

39 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 39 Orientações Complementares Questionário do (a) Observador (a) Questionário do (a) Observador (a) –O objetivo foi coletar contribuições do (a) Observador (a) para o Pré–Teste do Questionário –As questões foram sobre aspectos do processo de aplicação e do conteúdo do Questionário

40 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República 40 Contatos


Carregar ppt "Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google