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Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior ENCOMEX 2009 BELÉM-PA BELÉM, 13 DE MAIO DE 2009.

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1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior ENCOMEX 2009 BELÉM-PA BELÉM, 13 DE MAIO DE 2009

2 Balança Comercial Brasileira Janeiro-Abril - 2009/08 US$ milhões FOB 20092008 Δ% 2009/08 Exportação43.49952.748-16,5 Importação36.77748.250-22,8 Saldo6.7224.49851,3 Corrente de Comércio 80.276100.998-19,5

3 Evolução das Exportações - US$ Milhões Janeiro-Abril 2000/2009 Var.% 2009/2002: + 163 %

4 Evolução das Importações - US$ Milhões Janeiro-Abril 2000/2009 Var.% 2009/2002: +145%

5 Var.% 2009/2002: +154% Evolução da Corrente de Comércio – US$ Milhões Janeiro-Abril 2000/2009

6 Principais Produtos Exportados pelo Brasil Janeiro-Abril – 2009/2008 US$ Milhões Valor Δ % 2009/08 Part % 1 – Minérios5.01938,911,5 2 – Material de transporte4.766-37,611,0 3 – Complexo soja4.59312,110,6 4 – Produtos metalúrgicos3.655-35,08,4 5 – Carnes3.358-19,37,7 6 – Químicos3.088-16,17,1 7 – Petróleo e combustíveis2.848-38,16,5 8 – Açúcar e álcool2.12927,34,9 9 – Máqs. e equipamentos1.970-34,24,5 10 – Papel e celulose1.555-6,83,6

7 Valor Δ % 2009/08 Part % Ásia10.78728,224,8 União Européia10.062-22,923,1 América Latina e Caribe9.255-33,221,3 - Mercosul3.842-39,48,8 - Demais da AL e Caribe5.413-28,012,4 Estados Unidos4.925-34,211,3 África2.7174,96,2 Oriente Médio1.931-3,34,4 Europa Oriental900-34,92,1 Principais Mercados de Destino das Exportações Janeiro-Abril – 2009/2008 US$ Milhões

8 Importação por Categorias de Uso Part. % na Pauta - Janeiro/Abril 2009 Bens Intermediários 45,9% Bens de Capital 25,6% Petróleo e Combustíveis 12,0% Bens de Consumo 16,5%

9 Valor Δ % 2009/08 Part. % 1 – Máquinas e equipamentos6.887-6,718,7 2 – Combustíveis4.921-45,813,4 3 – Aparelhos e instr. Eletroeletrônicos4.288-29,211,7 4 – Veículos automóveis e partes2.825-19,37,7 5 – Químicos orgânicos1.971-14,95,4 6 – Plásticos e suas1.411-20,33,8 7 – Instrumentos de ótica e precisão1.354-20,83,7 8 – Produtos farmacêuticos1.3496,53,7 9 – Aeronaves e peças91230,02,5 10 – Siderúrgicos8325,32,3 Principais Produtos Importados Janeiro/Abril – 2009 US$ Milhões

10 Principais Mercados Fornecedores ao Brasil Janeiro-Abril – 2009/2008 US$ Milhões Valor Δ % 2009/08 Part % Ásia10.516-20,428,6 União Européia8.462-17,123,0 Estados Unidos6.841-3,818,6 América Latina e Caribe6.255-27,017,0 - Mercosul3.553-24,19,7 - Demais da AL e Caribe2.702-30,47,3 África1.825-56,75,0 Oriente Médio773-45,32,1 Europa Oriental324-71,70,9

11 BALANÇA COMERCIAL DO PARÁ

12 Janeiro/Abril Evolução do Comércio Exterior do Pará 2002 a 2008 e Janeiro-Abril/2009-2008 US$ Milhões

13 20092008 Δ % 2009/08 Exportação2.7512.5806,6 Importação37626939,8 Saldo2.3752.3102,8 Corrente de Comércio 3.1272.8499,8 Balança Comercial Brasileira do Pará Janeiro/Abril – 2009/2008 US$ Milhões

14 Principais Produtos Exportados pelo Pará Janeiro/Abril – 2009 US$ Milhões FOB Valor Δ % 2009/08 Part. % Minério de ferro 1.464119,853,2 Óxidos e hidróxidos de alumínio 3177,111,5 Alumínio em bruto 249-32,19,1 Bovinos vivos 12238,74,4 Ferro fundido 104-52,43,8 Minérios de cobre 80-53,22,9 Caulim 72-27,22,6 Madeira perfilada 68-45,72,5 Minérios de manganês 53-60,11,9 Celulose 43-53,01,6

15 Principais Produtos Importados pelo Pará Janeiro/Abril – 2009 US$ Milhões FOB Valor Δ % 2009/08 Part % Soda cáustica 107197,5 28,5 Máqs. p/ terraplanagem 69253,5 18,3 Coque de petróleo 3177,8 8,2 Veículos de carga 26-16,2 7,0 Obras de ferro ou aço 131.211,8 3,5 Pneumáticos 13-42,3 3,4 Construções pré-fabricadas 9- 2,4 Obras ferroviárias de ferro/aço 8286,3 2,2 Carvão mineral 7-44,6 1,9 Eletrodos 748,2 1,8

16 Valor Δ % 2008/07 Part. % China907237,633,0 Japão3360,312,2 Estados Unidos237-40,48,6 Canadá16029,05,8 Coréia do Sul15883,35,7 Suíça156126,85,7 Venezuela10525,43,8 Noruega90-4,83,3 Bélgica84-53,43,1 Principais Mercados de Destino das Exportações do Pará Janeiro/Abril – 2009 US$ Milhões FOB

17 ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO

18 Objetivo e Desafios da Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP Objetivo: DAR SUSTENTABILIDADE AO CICLO DE EXPANSÃO Objetivo: DAR SUSTENTABILIDADE AO CICLO DE EXPANSÃO Desafios: Desafios: Ampliar a capacidade de oferta Ampliar a capacidade de oferta Manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos Manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos Elevar a capacidade de inovação Elevar a capacidade de inovação Fortalecer as MPEs Fortalecer as MPEs

19 Objetivos do PDP para a Exportação 1,25% (US$ 209 bilhões) das exportações mundiais 1,25% (US$ 209 bilhões) das exportações mundiais Aumentar o número de empresas exportadoras (+10% MPE) Aumentar o número de empresas exportadoras (+10% MPE) Diversificar a pauta exportadora Diversificar a pauta exportadora Diversificar os países de destino das exportações Diversificar os países de destino das exportações Aumentar a participação de produtos com maior conteúdo tecnológico Aumentar a participação de produtos com maior conteúdo tecnológico

20 Simplificação dos trâmites administrativos Simplificação dos trâmites administrativos Aprimoramento operacionais (informatização) Aprimoramento operacionais (informatização) Cultura exportadora e difusão de informações estratégicas Cultura exportadora e difusão de informações estratégicas Aperfeiçoamento dos mecanismos de defesa da indústria Aperfeiçoamento dos mecanismos de defesa da indústria Negociações comerciais e abertura de mercados Negociações comerciais e abertura de mercados SECEX - PRINCIPAIS AÇÕES

21 Principais Medidas Adotadas pelo Governo Federal no Combate à Crise Internacional

22 Leilões de dólares em moeda e no mercado futuro (swaps); Swaps de moeda com outros bancos centrais (US$ 30 bilhões com o Federal Reserve); Leilão de US$ direcionado para o financiamento de ACCs (ampliação para prazo de 360 dias; postergação de prazo para comprovação de embarque); e Aplicação de parte das reservas internacionais na ampliação das fontes de financiamento de empresas brasileiras no exterior. Mercado Cambial e Exportações

23 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Obrigado ! Fábio Martins Faria www.mdic.gov.br www.portaldoexportador.gov.br BELÉM, 13 DE MAIO DE 2009


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