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Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR Pesquisa de.

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1 Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR Pesquisa de Avaliação de Resultados Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo MAIO – 2010 Período: T0

2 1 – OBJETIVOS GERAL Avaliar o perfil e as características das empresas, que compõem o público alvo do projeto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo. INTERMEDIÁRIO Avaliar a performance dos indicadores em relação às metas estabelecidas, em comparação com os resultados obtidos no período T0. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

3 2 – NOTAS METODOLÓGICAS 1 - Público-Alvo Micro e pequenas empresas de Comércio e Serviços, com mais de 2 anos, do município de Campo Belo 2 - Coleta de Dados - Entrevista por telemarketing - Uso de questionário estruturado - Época de coleta: 29/03/10 a 09/04/10. 3 – Plano Amostral - Tipo: Amostragem - Número de entrevistas: 133 em um total de 418 produtores - Margem de erro: 5% Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

4 OBSERVAÇÃO METODOLÓGICA - Para o cálculo dos indicadores foi utilizado o critério de tratamento estatístico da média aparada (5% trimmed) – que consiste em retirar da análise 10% do valores observados (5% para cima e 5% para baixo). O objetivo de utilizar este critério reside na tentativa de obter indicadores que se aproximem da realidade, excluindo valores extremos que podem influenciar o resultado da análise. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

5 3 – PRINCIPAIS RESULTADOS Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

6 Gráfico 1 – Número médio de funcionários O número médio de empregados é de 19,4 por empresa Base de respondentes: 50 empresas (37,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

7 Gráfico 2 – Setor de atividade da empresa Base de respondentes: 74 empresas (55,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

8 Gráfico 4 – Grau de escolaridade do entrevistado Base de respondentes: 130 empresas (97,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

9 Gráfico 5 – Sexo do entrevistado Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

10 Gráfico 6 – Empresas que apresentaram aumento de vendas em 2009 em relação a 2008 Base de respondentes: 119 empresas (89,5%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

11 Gráfico 7 – Participação no projeto "Campo Belo é Mais" em 2009 Base de respondentes: 130 empresas (97,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

12 Gráfico 8 – Participação nas ações: Base de respondentes: 126 empresas (94,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

13 Gráfico Grau de Satisfação: Teatro Empresarial: A Loja Base de respondentes: 88 empresas (66,2%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,6

14 Gráfico Grau de Satisfação: Oficina Empresarial: Como Elaborar um Plano de Vendas Base de respondentes: 53 empresas (39,8%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,1

15 Gráfico Grau de Satisfação: Oficina Empresarial: Como Elaborar um Plano de Marketing Base de respondentes: 39 empresas (29,3%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,0

16 Gráfico Grau de Satisfação: Consultorias de Gestão - Mercado, vendas e marketing Base de respondentes: 52 empresas (39,1%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 8,9

17 Gráfico Grau de Satisfação: Palestra Show "A mágica dos resultados empresariais" Base de respondentes: 98 empresas (73,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,2

18 Gráfico Grau de Satisfação: Programa Gestão Moderna Base de respondentes: 32 empresas (24,1%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,0

19 Gráfico 10 - Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas ações Base de respondentes: 127 empresas (95,5%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

20 Gráfico 12 - Possibilidade de indicação a outro empresário Base de respondentes: 126 empresas (94,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

21 Gráfico 14 - Grau de contribuição das ações do Projeto "Campo Belo é Mais" do SEBRAE/MG em 2009 Base de respondentes: 125 empresas (94,0%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 8,3

22 Gráfico 15 – Abrangência das vendas Base de respondentes: 45 empresas (33,8%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

23 Gráfico 16 - Vendas para governo ou órgãos públicos Base de respondentes: 45 empresas (33,8%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

24 Gráfico 17 - Grau de dificuldade na obtenção de créditos Base de respondentes: 38 empresas (28,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE DIFICULDADE = 3,7

25 Gráfico Características que surgiram nas empresas em 2009 Base de respondentes: 42 empresas (31,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

26 Gráfico Características que foram aperfeiçoadas nas empresas em 2009 Base de respondentes: 42 empresas (31,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

27 Gráfico Características que não sofreram mudanças em 2009 Base de respondentes: 42 empresas (31,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

28 Gráfico 19 – Grau de contribuição do Projeto na mudança das características acima Base de respondentes: 39 empresas (29,3%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 9,1

29 Gráfico 20 - Atividades desenvolvidas pela empresa Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo Base de respondentes: 41 empresas (30,9%)

30 Gráfico 21 - Grau de Contribuição das atividades acima para permanência da empresa no mercado Base de respondentes: 39 empresas (29,3%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 7,7

31 Gráfico 22 - Realização de inovação em 2009 Base de respondentes: 40 empresas (30,1%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

32 Gráfico 23 - Fatores onde ocorreram inovações Base de respondentes: 34 empresas (25,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

33 Gráfico 24 - Melhorias observadas após inovação Base de respondentes: 32 empresas (24,2%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

34 Gráfico 25 - Grau de Contribuição do Projeto para a realização das inovações na empresa Base de respondentes: 32 empresas (24,2%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 7,9

35 4 – SÍNTESE DOS INDICADORES Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

36 Gráfico 26 – Empresas com mais de 2 anos que apresentaram aumento de vendas em 2009 Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

37 INDICADOR FINALÍSTICO Obter 15% de empresas, com mais de 2 anos, que conseguiram aumentar suas vendas, até 30/11/2008 e 20% até 30/11/2009. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo RESULTADO T0 (2008): Porcentagem de empresas que aumentaram vendas = 67,0% RESULTADO T0 (2009): Porcentagem de empresas que aumentaram vendas = 88,7% Em relação a 2008 verificou-se um aumento de 21,7 p.p. na porcentagem de empresas que conseguiram aumentar suas vendas

38 INDICADOR INTERMEDIÁRIO Obter 20% de aplicação dos produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE, em empresas com mais de 2 anos, até 30/11/2008 e 40% até 30/11/2009. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo Em relação a 2008 verificou-se uma diminuição de 21,0 p.p. no grau de aplicação dos produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE RESULTADO T0 (2008): Aplicação de produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 93,0% RESULTADO T0 (2009): Aplicação de produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 72,0%

39 INDICADOR INTERMEDIÁRIO Obter 50% de satisfação, das empresas com mais de 2 anos, atendidas com produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE, até 30/11/2008 e 60% até 30/11/2009. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo RESULTADO T0 (2008): Satisfação com produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 95,0% RESULTADO T0 (2009): Satisfação com produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 89,6% Em relação a 2008 verificou-se uma diminuição de 5,4 p.p. no grau de satisfação com os produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE.


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