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Document Object Model (DOM)

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Apresentação em tema: "Document Object Model (DOM)"— Transcrição da apresentação:

1 Document Object Model (DOM)
Programação na Internet Secção de Sistemas e Tecnologias de Informação ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão - Carlos Guedes – Nuno Datia –

2 DOM: Document Object Model
Autores e contributos Autores Luís Falcão Contributos Paulo Pereira Pedro Félix Jorge Martins Carlos Guedes Nuno Datia DOM: Document Object Model 2

3 DOM: Document Object Model
DOM – Introdução API para acesso aos elementos de um documento HTML e XML, bem formado (well-formed). Define a estrutura lógica dos documentos e a forma de acesso e manipulação. O DOM permite: Criar documentos Navegar através da sua estrutura Adicionar, remover e modificar elementos e o seu conteúdo Aceder a todo (com algumas excepções, por enquanto) o conteúdo de um documento (HTML e XML) A especificação DOM define uma interface independente de qualquer linguagem e plataforma (definida em IDL da OMG, definido no CORBA 2.2). URL da especificação DOM: DOM: Document Object Model

4 Características básicas do DOM
O modelo de objectos é independente de qualquer linguagem e plataforma. Existência de uma interface base no DOM que é aplicável a documentos HTML, CSS e XML. O modelo de objectos pode ser utilizado para construir e destruir um documento. Não exclui a possibilidade de utilização do modelo de objectos por agentes externos ao documento, ou a script embebido no documento. Utilização de convenções de nomes entre os vários níveis de DOM. Uma implementação DOM não necessita de criar componentes visuais. Os objectos específicos para documentos HTML, CSS e XML são definidos pelos elementos dessas linguagens. Permitir ler um documento e criar outro com a mesma estrutura. Não expõe o utilizador a problemas relacionados com segurança, validade, ou privacidade. Não exclui a possibilidade de existência de outros mecanismos para manipular os documentos. DOM: Document Object Model

5 DOM: Document Object Model
Níveis de DOM Actividades iniciadas em Agosto de 1997. A especificação DOM foi dividida em vários níveis (actualmente 3). Cada nível trata de um conjunto de funcionalidades. Os níveis 1, 2 e 3 já são recomendações. O DOM Working Group não é o único do W3C que produz APIs e extensões à arquitectura DOM. Outros módulos do DOM incluem: DOM para MathML 2.0: API genérica para documentos MathML 2.0. DOM para animações SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language): API genérica para animações SMIL. DOM para SVG 1.0: API genérica para documentos SVG 1.0. DOM: Document Object Model

6 DOM: Document Object Model
Arquitectura DOM A arquitectura do DOM está dividida em módulos. Cada módulo endereça um domínio específico. Os domínios cobertos “actualmente” pela API DOM são: DOM Core DOM XML DOM HTML DOM Events DOM CSS DOM Load and Save DOM Validation DOM XPath DOM: Document Object Model

7 DOM: Document Object Model
DOM Nível 1 DOM Nível1 (especificação desde Outubro de 1998) Navegação sobre a estrutura do documento Manipulação do documento Manipulação do conteúdo DOM: Document Object Model

8 DOM: Document Object Model
DOM Nível 2 DOM Nível2 (recomendação desde Novembro de 2000) Extensões ao nível 1 para suportar XML 1.0 Namespaces (Document Object Model Level 2 Core ) Modelo de objectos para as Cascading StyleSheets (Document Object Model Level 2 Style) Modelo de eventos para user interfaces e de manipulação do documento (Document Object Model Level 2 Events) Possibilidade de ter visão linear e filtrada um documento (Document Object Model Level 2 Traversal and Range) Especificação baseada no DOM Nível 2 Core e não compatível com a DOM Nível 1 HTML (Document Object Model Level 2 HTML) Manipulação do aspecto visual de um documento (Document Object Model Level 2 Views) DOM: Document Object Model

9 DOM Nível 2 - Arquitectura

10 DOM: Document Object Model
DOM Nível 3 DOM Nível3 (já é uma recomendação) Extensões ao nível 2 para suporte total dos Namespaces XML 1.0 (Document Object Model Level 3 Core) Load and Save (Document Object Model Level 3 Load and Save) Validações (Document Object Model Level 3 Validation) Eventos (Document Object Model Level 3 Events) XPath (Document Object Model Level 3 XPath) DOM: Document Object Model

11 DOM Nível 3 Arquitectura

12 DOM Nível 3 Arquitectura (final)

13 DOM: Document Object Model
DOM – O que é? API para acesso ao conteúdo de um documento. Estrutura de objectos que espelha a estrutura do documento original. O modelo de objectos DOM define: As interfaces e os objectos utilizados para representar os elementos de um documento. A semântica dessas interfaces. As relações e colaborações entre interfaces e objectos. <TABLE> <TBODY> <TR> <TD>Shady Grove</TD> <TD>Aeolian</TD> </TR> <TD>Over the River, Charlie</TD> <TD>Dorian</TD> </TBODY> </TABLE> DOM: Document Object Model

14 DOM: Document Object Model
DOM – O que não é? Embora fortemente influenciado pelo “Dynamic HTML Object Model” (DOM Nível 0), não implementa toda a sua funcionalidade no Nível 1. Não é uma especificação binária (tipo COM ou CORBA). Tem que ser feita uma adaptação (mapeamento) para cada linguagem. Não define como é que objectos são representados em XML ou HTML. Em vez disso define como é que documentos HTML e XML são representados na forma de objectos. Não é um conjunto de estruturas de dados. É um modelo de objectos que define interfaces. A API define apenas relações lógicas entre interfaces, não sugerindo nenhuma estrutura física para a implementação. Não define qual a informação que é relevante num documento, nem como esta deve ser estruturada. Não é um competidor do COM ou CORBA. Pode ser implementado utilizando qualquer um destes sistemas de objectos (ou não). DOM: Document Object Model

15 Tipos e interfaces Básicas (1)
DOMString DOMImplementation typedef sequence<unsigned short> DOMString; interface DOMImplementation { boolean hasFeature( in DOMString feature, in DOMString version); }; DOMException exception DOMException { unsigned short code; }; // ExceptionCode const unsigned short INDEX_SIZE_ERR = 1; const unsigned short DOMSTRING_SIZE_ERR = 2; const unsigned short HIERARCHY_REQUEST_ERR = 3; const unsigned short WRONG_DOCUMENT_ERR = 4; const unsigned short INVALID_CHARACTER_ERR = 5; const unsigned short NO_DATA_ALLOWED_ERR = 6; const unsigned short NO_MODIFICATION_ALLOWED_ERR = 7; const unsigned short NOT_FOUND_ERR = 8; const unsigned short NOT_SUPPORTED_ERR = 9; const unsigned short INUSE_ATTRIBUTE_ERR = 10; DOMFragment interface DocumentFragment : Node { }; DOM: Document Object Model

16 Interface Document Document Node Document interface Document : Node {
// Attributes readonly attribute DocumentType doctype; readonly attribute DOMImplementation implementation; readonly attribute Element documentElement; // Methods Element createElement(in DOMString tagName) raises(DOMException); DocumentFragment createDocumentFragment(); Text createTextNode(in DOMString data); Comment createComment(in DOMString data); CDATASection createCDATASection(in DOMString data) raises(DOMException); ProcessingInstruction createProcessingInstruction (in DOMString target, in DOMString data) raises(DOMException); Attr createAttribute(in DOMString name) raises(DOMException); EntityReference createEntityReference (in DOMString name) raises(DOMException); Element getElementById(in DOMString idname); // DOM Level 2 NodeList getElementsByTagName(in DOMString tagname); };

17 Interface Node - Constantes
// Constants // NodeType const unsigned short ELEMENT_NODE = 1; const unsigned short ATTRIBUTE_NODE = 2; const unsigned short TEXT_NODE = 3; const unsigned short CDATA_SECTION_NODE = 4; const unsigned short ENTITY_REFERENCE_NODE = 5; const unsigned short ENTITY_NODE = 6; const unsigned short PROCESSING_INSTRUCTION_NODE = 7; const unsigned short COMMENT_NODE = 8; const unsigned short DOCUMENT_NODE = 9; const unsigned short DOCUMENT_TYPE_NODE = 10; const unsigned short DOCUMENT_FRAGMENT_NODE = 11; const unsigned short NOTATION_NODE = 12; ... };

18 Interface Node - Atributos
Valores de nodeName, nodeValue e attributes, consoante o tipo de elemento interface Node { ... // Attributes readonly attribute unsigned short nodeType; readonly attribute Node parentNode; readonly attribute NodeList childNodes; readonly attribute Node firstChild; readonly attribute Node lastChild; readonly attribute Node previousSibling; readonly attribute Node nextSibling; readonly attribute Document ownerDocument; readonly attribute DOMString nodeName; attribute DOMString nodeValue; readonly attribute NamedNodeMap attributes; };

19 Interface Node - Métodos
... // Methods Node insertBefore(in Node newChild, in Node refChild) raises(DOMException); Node replaceChild(in Node newChild, in Node oldChild) raises(DOMException); Node removeChild(in Node oldChild) raises(DOMException); Node appendChild(in Node newChild) raises(DOMException); boolean hasChildNodes(); Node cloneNode(in boolean deep) raises(DOMException); };

20 Interfaces NodeList e NamedNodeMap
interface NodeList { // Attributes readonly attribute unsigned long length; // Methods Node item(in unsigned long index); // x[index] }; NamedNodeMap interface NamedNodeMap { // Attributes readonly attribute unsigned long length; // Methods Node getNamedItem(in DOMString name); Node setNamedItem(in Node arg) raises(DOMException); Node removeNamedItem(in DOMString name) raises(DOMException); Node item(in unsigned long index); // x[index] };

21 Interface Attr Attr Node interface Attr : Node { Attr
readonly attribute DOMString name; readonly attribute boolean specified; // Modified in DOM Level 1: attribute DOMString value; }; Attr

22 Interface Element Element Node Element interface Element : Node {
readonly attribute DOMString tagName; DOMString getAttribute(in DOMString name); void setAttribute(in DOMString name, in DOMString value) raises(DOMException); void removeAttribute(in DOMString name) raises(DOMException); Attr getAttributeNode(in DOMString name); Attr setAttributeNode(in Attr newAttr) raises(DOMException); Attr removeAttributeNode(in Attr oldAttr) raises(DOMException); NodeList getElementsByTagName(in DOMString name); // * means all Tags void normalize(); };

23 Interface CharacterData
Node CharacterData CharacterData interface CharacterData : Node { attribute DOMString data; // raises(DOMException) on setting and retrieval readonly attribute unsigned long length; DOMString substringData (in unsigned long offset, in unsigned long count) raises(DOMException); void appendData (in DOMString arg) raises(DOMException); void insertData (in unsigned long offset, in DOMString arg) raises(DOMException); void deleteData (in unsigned long offset, in unsigned long count) raises(DOMException); void replaceData (in unsigned long offset, in unsigned long count, in DOMString arg) raises(DOMException); };

24 Interfaces Text e Comment
Node Text interface Text : CharacterData { Text splitText(in unsigned long offset) raises(DOMException); }; CharacterData Text Comment Comment interface Comment : CharacterData { };

25 Interfaces DOM para HTML
Extensões às interfaces básicas DOM, específicas para documentos HTML. Na interface básica, são disponibilizadas todas as funcionalidades que permitem: Manipulação da estrutura hierárquica dos documentos. Manipulação de elementos. Manipulação de atributos. Na interface DOM para HTML são disponibilizadas funcionalidades que dependem das especificidades dos elementos do HTML. Os objectivos desta API são: Especialização de funcionalidades relacionadas com os elementos HTML. Manutenção de compatibilidade com DOM Nível 0 (DHTML). Oferecer mecanismos para implementar as operações mais frequentes sobre documentos HTML (sempre que se justifique). Esta API não é obrigatória numa implementação DOM nível 1. Caso a implementação suporte estas interfaces, deve responder true no método hasFeature de DOMImplementation, quando recebe como parâmetros as strings “HTML” e “1.0”. DOM: Document Object Model

26 Interface HTMLCollection
readonly attribute unsigned long length; Node item(in unsigned long index); // nodeName corresponds to HTML attribute “id” or “name” Node namedItem(in DOMString nodeName); };

27 Interface HTMLDocument
Node HTMLDocument interface HTMLDocument : Document { attribute DOMString title; readonly attribute DOMString referrer; readonly attribute DOMString domain; readonly attribute DOMString URL; attribute HTMLElement body; readonly attribute HTMLCollection images; readonly attribute HTMLCollection applets; readonly attribute HTMLCollection links; readonly attribute HTMLCollection forms; readonly attribute HTMLCollection anchors; attribute DOMString cookie; void open(); void close(); void write(in DOMString text); void writeln(in DOMString text); Element getElementById(in DOMString elementId); NodeList getElementsByName(in DOMString elementName); }; Document HTMLDocument

28 Interface HTMLElement
Node HTMLElement interface HTMLElement : Element { attribute DOMString id; attribute DOMString title; attribute DOMString lang; attribute DOMString dir; attribute DOMString className; }; Element HTMLElement Elementos HTML que apenas disponibilizam a interface básica HTMLElement: HEAD special: SUB, SUP, SPAN, BDO font: TT, I, B, U, S, STRIKE, BIG, SMALL phrase: EM, STRONG, DFN, CODE, SAMP, KBD, VAR, CITE, ACRONYM, ABBR list: DD, DT NOFRAMES, NOSCRIPT ADDRESS, CENTER DOM: Document Object Model

29 Interfaces para outros elementos do HTML
Node Element HTMLElement HTMLMetaElement HTMLHtmlElement HTMLHeadElement HTMLLinkElement HTMLBodyElement HTMLBaseElement HTMLStyleElement HTMLTitleElement HTMLFormElement

30 DOM: Document Object Model
DOM 2 – Modelo de Eventos Sistema de eventos genérico que Permite o registo de handlers de eventos Fornece conjuntos de eventos para a controlo da UI e para notificação da alteração da estrutura do documento Define a informação contextual para cada um dos tipos de eventos Contém como subconjunto, os eventos utilizados no DOM nível 0 Existem várias técnicas para gerir a captura de eventos É possível a um evento ser capturado ao longo de um caminho na árvore DOM DOM: Document Object Model

31 DOM: Document Object Model
Event Flow Existem duas fases no processamento de eventos: Capture – A primeira das fases, onde o evento percorre a árvore do documento, desde a raiz até ao elemento a que é destinado o evento Bubble – Processo contrário, onde o evento depois de processado pelo elemento a que se destinava, é passado para o nó pai, afim de ser processado Capture Bubbling DOM: Document Object Model

32 Interfaces de registo de Eventos
EventTarget interface CharacterData : Node { void addEventListener(in DOMString type, in EventListener listener, in boolean useCapture); void removeEventListener(in DOMString type, in EventListener listener, in boolean useCapture); boolean dispatchEvent(in Event evt) raises(EventException); }; EventListener interface EventListener { void handleEvent(in Event evt); }; DOM: Document Object Model

33 DOM: Document Object Model
Registo de Handlers O registo de handlers é efectuado sobre o objecto “gerador” de eventos: node.["on" + type] = f; node.addEventListener(type, f, false); Atenção! Nos browsers que não implementam o especificação DOM nível 2 para eventos (e.g. Microsoft IE), a forma de registo anterior não funciona Da forma clássica window.onload = function () { alert(“página carregada!”);} W3C DOM window.addEventListener(“load”, function () { alert(“página carregada!”);}, false); DOM: Document Object Model

34 DOM: Document Object Model
Captura de Eventos No registo dos handlers, é possível especificar se é pretendido capturar o evento antes de ele ser processado pelo nó destinatário div.addEventListener(“click”, function () { alert(“página carregada!”);}, true); Qualquer evento que seja gerado no nó <div> ou em algum dos seus descendentes, é, em primeiro lugar, notificado o nó <div> Só depois serão notificados os nós descendentes (que tiverem capturado o evento) e finalmente o nó destinatário É possível cancelar a captura evocando o método preventDefault (ou retornando false, no IE!) 1 2 DOM: Document Object Model

35 DOM: Document Object Model
Bubbling Uma vez processado o evento pelo nó destinatário, são evocados os handlers dos nós ascendentes, pela ordem inversa da fase anterior (captura) div.addEventListener(“click”, function () { alert(“página carregada!”);}, false); É possível evitar que o evento seja propagado para os ascendentes – evocando o método stopPropagation Note-se que nem todos os eventos suportam bubbling (e.g load) e nem todos podem ser cancelados (e.g. mousemove ) 3 2 DOM: Document Object Model

36 DOM: Document Object Model
Interface Evento Event interface // PhaseType const unsigned short CAPTURING_PHASE = 1; const unsigned short AT_TARGET = 2; const unsigned short BUBBLING_PHASE = 3; readonly attribute DOMString type; readonly attribute EventTarget target; readonly attribute EventTarget currentTarget; readonly attribute unsigned short eventPhase; readonly attribute boolean bubbles; readonly attribute boolean cancelable; readonly attribute DOMTimeStamp timeStamp; void stopPropagation(); void preventDefault(); void initEvent(in DOMString eventTypeArg, in boolean canBubbleArg, in boolean cancelableArg);}; DOM: Document Object Model

37 DOM: Document Object Model
Handlers e eventos De acordo com a especificação DOM, é sempre passado como parâmetro ao handler o evento Atenção!!! Nos browsers da Microsoft não é passado nenhum evento como parâmetro – tem de ser consultado o objecto global window.event DOM: Document Object Model

38 DOM: Document Object Model
Eventos DOM Na especificação DOM nível 2, estão definidos 3 tipos de eventos: Eventos da User Interface e.g. DomFocusIn Eventos de rato e.g. click Eventos de alteração da estrutura do documento (Mutation Events) e.g. DOMNodeInserted A especificação DOM nível três define também eventos de teclado Event UIEvent MutationEvent MouseEvent DOM: Document Object Model

39 DOM: Document Object Model
Eventos de Rato Os eventos de rato são aqueles que são mais utilizados: click, mousedown, mouseup, mouseover, mouseout, mousemove Quando são deste tipo, os eventos contêm também as propriedades: Propriedade Descrição altKey, ctrlKey, metaKey, shiftKey true, quando a tecla estava premida no momento da ocorrência do evento button Um inteiro que indica qual dos botões do rato foi premido: 1 = left, 2 = middle, 3 = right. relatedTarget MouseEnter e MouseLeave screenX, screenY A coordenada do ponteiro do rato relativa ao ecrã clientX, clientY A coordenada do ponteiro do rato relativa à área de cliente (e.g browser) DOM: Document Object Model

40 Bibliografia http://www.w3.org/DOM/ http://www.w3.org/DOM/DOMTR
W3C Document Object Model Dom Technical Reports 40


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