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Document Object Model (DOM) Programação na Internet Secção de Sistemas e Tecnologias de Informação ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão -

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Apresentação em tema: "Document Object Model (DOM) Programação na Internet Secção de Sistemas e Tecnologias de Informação ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão -"— Transcrição da apresentação:

1 Document Object Model (DOM) Programação na Internet Secção de Sistemas e Tecnologias de Informação ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão - Carlos Guedes – Nuno Datia –

2 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Autores e contributos Autores –Luís Falcão Contributos –Paulo Pereira –Pedro Félix –Jorge Martins –Carlos Guedes –Nuno Datia 2 2 DOM: Document Object Model

3 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM – Introdução API para acesso aos elementos de um documento HTML e XML, bem formado (well-formed). Define a estrutura lógica dos documentos e a forma de acesso e manipulação. O DOM permite: –Criar documentos –Navegar através da sua estrutura –Adicionar, remover e modificar elementos e o seu conteúdo –Aceder a todo (com algumas excepções, por enquanto) o conteúdo de um documento (HTML e XML) A especificação DOM define uma interface independente de qualquer linguagem e plataforma (definida em IDL da OMG, definido no CORBA 2.2). URL da especificação DOM: 3 DOM: Document Object Model

4 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Características básicas do DOM 1.O modelo de objectos é independente de qualquer linguagem e plataforma. 2.Existência de uma interface base no DOM que é aplicável a documentos HTML, CSS e XML. 3.O modelo de objectos pode ser utilizado para construir e destruir um documento. 4.Não exclui a possibilidade de utilização do modelo de objectos por agentes externos ao documento, ou a script embebido no documento. 5.Utilização de convenções de nomes entre os vários níveis de DOM. 6.Uma implementação DOM não necessita de criar componentes visuais. 7.Os objectos específicos para documentos HTML, CSS e XML são definidos pelos elementos dessas linguagens. 8.Permitir ler um documento e criar outro com a mesma estrutura. 9.Não expõe o utilizador a problemas relacionados com segurança, validade, ou privacidade. 10.Não exclui a possibilidade de existência de outros mecanismos para manipular os documentos. 4 DOM: Document Object Model

5 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Níveis de DOM Actividades iniciadas em Agosto de A especificação DOM foi dividida em vários níveis (actualmente 3). Cada nível trata de um conjunto de funcionalidades. –Os níveis 1, 2 e 3 já são recomendações. O DOM Working Group não é o único do W3C que produz APIs e extensões à arquitectura DOM. Outros módulos do DOM incluem: –DOM para MathML 2.0: API genérica para documentos MathML 2.0. –DOM para animações SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language): API genérica para animações SMIL. –DOM para SVG 1.0: API genérica para documentos SVG DOM: Document Object Model

6 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Arquitectura DOM A arquitectura do DOM está dividida em módulos. Cada módulo endereça um domínio específico. Os domínios cobertos actualmente pela API DOM são: –DOM Core –DOM XML –DOM HTML –DOM Events –DOM CSS –DOM Load and Save –DOM Validation –DOM XPath 6 DOM: Document Object Model

7 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM Nível 1 DOM Nível1 (especificação desde Outubro de 1998)DOM Nível1 –Navegação sobre a estrutura do documento –Manipulação do documento –Manipulação do conteúdo 7 DOM: Document Object Model

8 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM Nível 2 DOM Nível2 (recomendação desde Novembro de 2000) –Extensões ao nível 1 para suportar XML 1.0 Namespaces (Document Object Model Level 2 Core )Document Object Model Level 2 Core –Modelo de objectos para as Cascading StyleSheets (Document Object Model Level 2 Style)Document Object Model Level 2 Style –Modelo de eventos para user interfaces e de manipulação do documento (Document Object Model Level 2 Events)Document Object Model Level 2 Events –Possibilidade de ter visão linear e filtrada um documento (Document Object Model Level 2 Traversal and Range)Document Object Model Level 2 Traversal and Range –Especificação baseada no DOM Nível 2 Core e não compatível com a DOM Nível 1 HTML (Document Object Model Level 2 HTML)Document Object Model Level 2 HTML –Manipulação do aspecto visual de um documento (Document Object Model Level 2 Views)Document Object Model Level 2 Views 8 DOM: Document Object Model

9 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM Nível 2 - Arquitectura 9

10 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM Nível 3 DOM Nível3 (já é uma recomendação) –Extensões ao nível 2 para suporte total dos Namespaces XML 1.0 –(Document Object Model Level 3 Core)Document Object Model Level 3 Core –Load and Save –(Document Object Model Level 3 Load and Save)Document Object Model Level 3 Load and Save –Validações –(Document Object Model Level 3 Validation)Document Object Model Level 3 Validation –Eventos –(Document Object Model Level 3 Events)Document Object Model Level 3 Events –XPath –(Document Object Model Level 3 XPath)Document Object Model Level 3 XPath 10 DOM: Document Object Model

11 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM Nível 3 Arquitectura 11

12 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM Nível 3 Arquitectura (final) 12

13 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM – O que é? API para acesso ao conteúdo de um documento. Estrutura de objectos que espelha a estrutura do documento original. O modelo de objectos DOM define: –As interfaces e os objectos utilizados para representar os elementos de um documento. –A semântica dessas interfaces. –As relações e colaborações entre interfaces e objectos. 13 Shady Grove Aeolian Over the River, Charlie Dorian DOM: Document Object Model

14 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM – O que não é? Embora fortemente influenciado pelo Dynamic HTML Object Model (DOM Nível 0), não implementa toda a sua funcionalidade no Nível 1. Não é uma especificação binária (tipo COM ou CORBA). Tem que ser feita uma adaptação (mapeamento) para cada linguagem. Não define como é que objectos são representados em XML ou HTML. Em vez disso define como é que documentos HTML e XML são representados na forma de objectos. Não é um conjunto de estruturas de dados. É um modelo de objectos que define interfaces. A API define apenas relações lógicas entre interfaces, não sugerindo nenhuma estrutura física para a implementação. Não define qual a informação que é relevante num documento, nem como esta deve ser estruturada. Não é um competidor do COM ou CORBA. Pode ser implementado utilizando qualquer um destes sistemas de objectos (ou não). 14 DOM: Document Object Model

15 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Tipos e interfaces Básicas (1) 15 typedef sequence DOMString; exception DOMException { unsigned short code; }; // ExceptionCode const unsigned short INDEX_SIZE_ERR = 1; const unsigned short DOMSTRING_SIZE_ERR = 2; const unsigned short HIERARCHY_REQUEST_ERR = 3; const unsigned short WRONG_DOCUMENT_ERR = 4; const unsigned short INVALID_CHARACTER_ERR = 5; const unsigned short NO_DATA_ALLOWED_ERR = 6; const unsigned short NO_MODIFICATION_ALLOWED_ERR = 7; const unsigned short NOT_FOUND_ERR = 8; const unsigned short NOT_SUPPORTED_ERR = 9; const unsigned short INUSE_ATTRIBUTE_ERR = 10; interface DOMImplementation { boolean hasFeature( in DOMString feature, in DOMString version); }; interface DocumentFragment : Node { }; DOMString DOMException DOMImplementation DOMFragment DOM: Document Object Model

16 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface Document 16 interface Document : Node { // Attributes readonly attribute DocumentType doctype; readonly attribute DOMImplementation implementation; readonly attribute Element documentElement; // Methods Element createElement(in DOMString tagName) raises(DOMException); DocumentFragment createDocumentFragment(); Text createTextNode(in DOMString data); Comment createComment(in DOMString data); CDATASection createCDATASection(in DOMString data) raises(DOMException); ProcessingInstruction createProcessingInstruction (in DOMString target, in DOMString data) raises(DOMException); Attr createAttribute(in DOMString name) raises(DOMException); EntityReference createEntityReference (in DOMString name) raises(DOMException); Element getElementById(in DOMString idname); // DOM Level 2 NodeList getElementsByTagName(in DOMString tagname); }; Node Document Document

17 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface Node - Constantes 17 interface Node { // Constants // NodeType const unsigned short ELEMENT_NODE = 1; const unsigned short ATTRIBUTE_NODE = 2; const unsigned short TEXT_NODE = 3; const unsigned short CDATA_SECTION_NODE = 4; const unsigned short ENTITY_REFERENCE_NODE = 5; const unsigned short ENTITY_NODE = 6; const unsigned short PROCESSING_INSTRUCTION_NODE = 7; const unsigned short COMMENT_NODE = 8; const unsigned short DOCUMENT_NODE = 9; const unsigned short DOCUMENT_TYPE_NODE = 10; const unsigned short DOCUMENT_FRAGMENT_NODE = 11; const unsigned short NOTATION_NODE = 12;... }; Node Node

18 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface Node - Atributos 18 interface Node {... // Attributes readonly attribute unsigned short nodeType; readonly attribute Node parentNode; readonly attribute NodeList childNodes; readonly attribute Node firstChild; readonly attribute Node lastChild; readonly attribute Node previousSibling; readonly attribute Node nextSibling; readonly attribute Document ownerDocument; readonly attribute DOMString nodeName; attribute DOMString nodeValue; readonly attribute NamedNodeMap attributes; }; Valores de nodeName, nodeValue e attributes, consoante o tipo de elemento Node

19 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface Node - Métodos 19 interface Node {... // Methods Node insertBefore(in Node newChild, in Node refChild) raises(DOMException); Node replaceChild(in Node newChild, in Node oldChild) raises(DOMException); Node removeChild(in Node oldChild) raises(DOMException); Node appendChild(in Node newChild) raises(DOMException); boolean hasChildNodes(); Node cloneNode(in boolean deep) raises(DOMException); }; Node

20 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interfaces NodeList e NamedNodeMap 20 interface NodeList { // Attributes readonly attribute unsigned long length; // Methods Node item(in unsigned long index);// x[index] }; interface NamedNodeMap { // Attributes readonly attribute unsigned long length; // Methods Node getNamedItem(in DOMString name); Node setNamedItem(in Node arg) raises(DOMException); Node removeNamedItem(in DOMString name) raises(DOMException); Node item(in unsigned long index); // x[index] }; NodeList NamedNodeMap

21 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface Attr 21 interface Attr : Node { readonly attribute DOMString name; readonly attribute boolean specified; // Modified in DOM Level 1: attribute DOMString value; }; Node Attr Attr

22 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface Element 22 interface Element : Node { readonly attribute DOMString tagName; DOMString getAttribute(in DOMString name); void setAttribute(in DOMString name, in DOMString value) raises(DOMException); void removeAttribute(in DOMString name) raises(DOMException); Attr getAttributeNode(in DOMString name); Attr setAttributeNode(in Attr newAttr) raises(DOMException); Attr removeAttributeNode(in Attr oldAttr) raises(DOMException); NodeList getElementsByTagName(in DOMString name); // * means all Tags void normalize(); }; Node Element Element

23 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface CharacterData 23 interface CharacterData : Node { attribute DOMString data; // raises(DOMException) on setting and retrieval readonly attribute unsigned long length; DOMString substringData (in unsigned long offset, in unsigned long count) raises(DOMException); void appendData (in DOMString arg) raises(DOMException); void insertData (in unsigned long offset, in DOMString arg) raises(DOMException); void deleteData (in unsigned long offset, in unsigned long count) raises(DOMException); void replaceData (in unsigned long offset, in unsigned long count, in DOMString arg) raises(DOMException); }; Node CharacterData CharacterData

24 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interfaces Text e Comment 24 interface Text : CharacterData { Text splitText(in unsigned long offset) raises(DOMException); }; Text Node CharacterData Comment interface Comment : CharacterData { }; Text Comment

25 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interfaces DOM para HTML Extensões às interfaces básicas DOM, específicas para documentos HTML. Na interface básica, são disponibilizadas todas as funcionalidades que permitem: –Manipulação da estrutura hierárquica dos documentos. –Manipulação de elementos. –Manipulação de atributos. Na interface DOM para HTML são disponibilizadas funcionalidades que dependem das especificidades dos elementos do HTML. Os objectivos desta API são: –Especialização de funcionalidades relacionadas com os elementos HTML. –Manutenção de compatibilidade com DOM Nível 0 (DHTML). –Oferecer mecanismos para implementar as operações mais frequentes sobre documentos HTML (sempre que se justifique). –Esta API não é obrigatória numa implementação DOM nível 1. Caso a implementação suporte estas interfaces, deve responder true no método hasFeature de DOMImplementation, quando recebe como parâmetros as strings HTML e DOM: Document Object Model

26 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface HTMLCollection 26 interface HTMLCollection { readonly attribute unsigned long length; Node item(in unsigned long index); // nodeName corresponds to HTML attribute id or name Node namedItem(in DOMString nodeName); }; HTMLCollection

27 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface HTMLDocument 27 interface HTMLDocument : Document { attribute DOMString title; readonly attribute DOMString referrer; readonly attribute DOMString domain; readonly attribute DOMString URL; attribute HTMLElement body; readonly attribute HTMLCollection images; readonly attribute HTMLCollection applets; readonly attribute HTMLCollection links; readonly attribute HTMLCollection forms; readonly attribute HTMLCollection anchors; attribute DOMString cookie; void open(); void close(); void write(in DOMString text); void writeln(in DOMString text); Element getElementById(in DOMString elementId); NodeList getElementsByName(in DOMString elementName); }; Node Document HTMLDocument HTMLDocument

28 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface HTMLElement Elementos HTML que apenas disponibilizam a interface básica HTMLElement : –HEAD –special: SUB, SUP, SPAN, BDO –font: TT, I, B, U, S, STRIKE, BIG, SMALL –phrase: EM, STRONG, DFN, CODE, SAMP, KBD, VAR, CITE, ACRONYM, ABBR –list: DD, DT –NOFRAMES, NOSCRIPT –ADDRESS, CENTER 28 interface HTMLElement : Element { attribute DOMString id; attribute DOMString title; attribute DOMString lang; attribute DOMString dir; attribute DOMString className; }; Node Element HTMLElement HTMLElement DOM: Document Object Model

29 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interfaces para outros elementos do HTML 29 Node Element HTMLElement HTMLHtmlElement HTMLHeadElement HTMLTitleElement HTMLMetaElement HTMLBaseElementHTMLStyleElement HTMLBodyElement HTMLFormElement HTMLLinkElement

30 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet DOM 2 – Modelo de Eventos Sistema de eventos genérico que –Permite o registo de handlers de eventos –Fornece conjuntos de eventos para a controlo da UI e para notificação da alteração da estrutura do documento –Define a informação contextual para cada um dos tipos de eventos –Contém como subconjunto, os eventos utilizados no DOM nível 0 Existem várias técnicas para gerir a captura de eventos É possível a um evento ser capturado ao longo de um caminho na árvore DOM 30 DOM: Document Object Model

31 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Event Flow Existem duas fases no processamento de eventos: –Capture – A primeira das fases, onde o evento percorre a árvore do documento, desde a raiz até ao elemento a que é destinado o evento –Bubble – Processo contrário, onde o evento depois de processado pelo elemento a que se destinava, é passado para o nó pai, afim de ser processado 31 Capture Bubbling DOM: Document Object Model

32 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interfaces de registo de Eventos 32 EventTarget interface CharacterData : Node { void addEventListener(in DOMString type, in EventListener listener, in boolean useCapture); void removeEventListener(in DOMString type, in EventListener listener, in boolean useCapture); boolean dispatchEvent(in Event evt) raises(EventException); }; EventListener interface EventListener { void handleEvent(in Event evt); }; DOM: Document Object Model

33 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Registo de Handlers O registo de handlers é efectuado sobre o objecto gerador de eventos: –node.["on" + type] = f; –node.addEventListener(type, f, false); Atenção! –Nos browsers que não implementam o especificação DOM nível 2 para eventos (e.g. Microsoft IE), a forma de registo anterior não funciona 33 window.onload = function () { alert(página carregada!);} Da forma clássica window.addEventListener(load, function () { alert(página carregada!);}, false); W3C DOM DOM: Document Object Model

34 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Captura de Eventos No registo dos handlers, é possível especificar se é pretendido capturar o evento antes de ele ser processado pelo nó destinatário 34 div.addEventListener(click, function () { alert(página carregada!);}, true); Qualquer evento que seja gerado no nó ou em algum dos seus descendentes, é, em primeiro lugar, notificado o nó Só depois serão notificados os nós descendentes (que tiverem capturado o evento) e finalmente o nó destinatário É possível cancelar a captura evocando o método preventDefault (ou retornando false, no IE!) 1 2 DOM: Document Object Model

35 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Bubbling Uma vez processado o evento pelo nó destinatário, são evocados os handlers dos nós ascendentes, pela ordem inversa da fase anterior (captura) 35 div.addEventListener(click, function () { alert(página carregada!);}, false); É possível evitar que o evento seja propagado para os ascendentes – evocando o método stopPropagation Note-se que nem todos os eventos suportam bubbling (e.g load) e nem todos podem ser cancelados (e.g. mousemove ) 3 2 DOM: Document Object Model

36 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Interface Evento 36 Event interface // PhaseType const unsigned short CAPTURING_PHASE = 1; const unsigned short AT_TARGET = 2; const unsigned short BUBBLING_PHASE = 3; readonly attribute DOMString type; readonly attribute EventTarget target; readonly attribute EventTarget currentTarget; readonly attribute unsigned short eventPhase; readonly attribute boolean bubbles; readonly attribute boolean cancelable; readonly attribute DOMTimeStamp timeStamp; void stopPropagation(); void preventDefault(); void initEvent(in DOMString eventTypeArg, in boolean canBubbleArg, in boolean cancelableArg);}; DOM: Document Object Model

37 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Handlers e eventos De acordo com a especificação DOM, é sempre passado como parâmetro ao handler o evento Atenção!!! Nos browsers da Microsoft não é passado nenhum evento como parâmetro – tem de ser consultado o objecto global window.event 37 DOM: Document Object Model

38 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Eventos DOM Na especificação DOM nível 2, estão definidos 3 tipos de eventos: –Eventos da User Interface e.g. DomFocusIn –Eventos de rato e.g. click –Eventos de alteração da estrutura do documento (Mutation Events) e.g. DOMNodeInserted A especificação DOM nível três define também eventos de teclado 38 Event UIEvent MouseEvent MutationEvent DOM: Document Object Model

39 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Eventos de Rato Os eventos de rato são aqueles que são mais utilizados: –click, mousedown, mouseup, mouseover, mouseout, mousemove Quando são deste tipo, os eventos contêm também as propriedades: 39 PropriedadeDescrição altKey, ctrlKey, metaKey, shiftKey true, quando a tecla estava premida no momento da ocorrência do evento button Um inteiro que indica qual dos botões do rato foi premido: 1 = left, 2 = middle, 3 = right. relatedTarget MouseEnter e MouseLeave screenX, screenY A coordenada do ponteiro do rato relativa ao ecrã clientX, clientY A coordenada do ponteiro do rato relativa à área de cliente (e.g browser) DOM: Document Object Model

40 ©ISEL/DEETC/STI – Programação na Internet Bibliografia 40 W3C Document Object Model Dom Technical Reports 40


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