A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS"— Transcrição da apresentação:

1 O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Jefferson Rodrigues Bellomo 19/06/09

2 ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Mediunidade Mediunidade é a faculdade biológica de permitir o contato entre as realidades física e espiritual. Características pré-espíritas: Existe desde a Antiguidade; Utilizada como instrumento de domínio. Práticas mágicas. Superstições.

3 Espiritismo e Religiões Mediúnicas
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Espiritismo e Religiões Mediúnicas Toda vez que alguém cede o seu corpo para ser porta-voz do “além”, em uma prática religiosa, estamos diante de uma religião mediúnica ou de possessão. A Doutrina Espírita ou Espiritismo, portanto, é uma religião mediúnica como também o são a Umbanda, o Candomblé, o Vale do Amanhecer, etc.

4 Allan Kardec e o Espiritismo
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Allan Kardec e o Espiritismo Espiritismo ou Doutrina Espírita é a revelação espiritual de ordem científica, filosófica e religiosa dada pelos Espíritos Superiores, cujos ensinamentos foram codificados por Allan Kardec. O termo “espiritismo” é de autoria do próprio Allan Kardec, um neologismo criado na época por ele. O Espiritismo desmistifica o uso da mediunidade, explicando como fato da vida. Espiritismo ≠ Prática Mediúnica

5 Allan Kardec e o Espiritismo
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Allan Kardec e o Espiritismo Kardec não é o criador do Espiritismo, pois o Espiritismo não é obra sua. “Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes , de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade?” (Allan Kardec – O que é o Espiritismo – FEB - 29ª ed. – p. 120)

6 Generalização do Espiritismo
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Generalização do Espiritismo “Uma assembléia para qual se convocassem todos os que se dizem espíritas apresentaria um amálgama de opiniões divergentes, que não poderiam assimilar-se reciprocamente, e nada de sério chegaria a realizar,...” (Allan Kardec – Obras Póstumas – Rio de Janeiro: FEB; p. 368, 20ª edição)

7 ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Espiritismo no Brasil Pesquisa feita pela Vox Populi a pedido da Revista Veja (19/12/01): 99% acredita em Deus; 69% acredita em julgamento após a morte; 15% acredita que irá reencarnar. Segundo o censo do IBGE de 2000, 1,5% dos brasileiros é espírita. O Brasil é a maior nação espírita do mundo.

8 Brasil - Origens Religiosas
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Brasil - Origens Religiosas Índios: Acreditavam em deuses responsáveis pelos fenômenos da natureza; Temiam Anhangá, espírito mau; Acreditavam na vida pós-morte, com recompensas e punições no além-túmulo;. Permitiam a intervenção mediúnica dos caraíbas; Integraram à catequese jesuíta às suas crenças.

9 Brasil - Origens Religiosas
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Brasil - Origens Religiosas Africanos: Duas etnias principais: sudaneses e bantos; Incorporação de seus deuses (orixás); Magia com manipulação de objetos e elementos da natureza; Sacrifícios de animais, rezas e invocações secretas; Sincretismo religioso entre seus deuses e os santos católicos.

10 Brasil - Origens Religiosas
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Brasil - Origens Religiosas Europeus: Predominância católica de caráter popular; Intervenção de santos entre Deus e os homens; Exorcismos; Festividades católicas em homenagens aos padroeiros das cidades e das causas; Irmandades de leigos (brancos e negros);

11 Início do Espiritismo no Brasil
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Início do Espiritismo no Brasil Imigrantes franceses e intelectuais da aristocracia brasileira; Grupo Familiar do Espiritismo, fundado pelo jornalista baiano Luís Olímpio Teles de Meneses; Sociedade de Estudos Espíritas Grupo Confúcio, fundada pelo jornalista Antônio da Silva Neto. As sessões espíritas eram freqüentadas por aristocratas, nobres, militares, intelectuais, e outros expoentes da sociedade carioca. Castro Lopes, Joaquim Travassos e Bezerra de Menezes atendiam gratuitamente as pessoas pobres com tratamento homeopático.

12 Saúde Pública no Século XIX
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Saúde Pública no Século XIX Início do movimento de migração do campo para a cidade; Pessoas pobres tratadas por boticários, parteiras, barbeiros (sangradores), curandeiros (raizeiros, garrafeiros e benzedeiras) e feiticeiros. Época de grandes epidemias como grandes epidemias, como a de febre amarela (1850), a de cólera (1855), varíola (1865) e peste bubônica (1902). Combate às práticas populares de saúde.

13 ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Médicos e Espiritismo Em 1927, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro promove um "inquérito" sobre o "espiritismo", Para os médicos Henrique Roxo e Xavier de Oliveira, o espiritismo era a terceira maior causa de loucura. O psiquiatra baiano Raimundo Nina Rodrigues: espiritismo é prática de negros e as pessoas de classe menos favorecida são mais predispostas

14 Criminalização do Espiritismo
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Criminalização do Espiritismo Código Penal republicano de 1890: “Art Praticar o espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismans e cartomancias para despertar sentimentos de odio ou amor, inculcar cura de molestias curaveis ou incuraveis, emfim, para fascinar e subjugar a credulidade publica: Penas - de prisão cellular por um a seis mezes e multa de 100$ a 500$000”.

15 ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Polícia e Espiritismo Em 28/08/1881 a polícia proíbe as atividades da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade, centro espírita tradicional do Rio de Janeiro. O Espiritismo é diferente para a polícia e magistratura (“mesa branca”, “baixo espiritismo”). O delegado carioca Augusto Mattos Mendes fica incumbido, desde 1927, a reprimir os crimes que envolviam "cartomancia, mistificações, magia, exercício ilegal da medicina“. A chefatura de polícia do Rio de Janeiro, na década de 40, baixa uma portaria fechando todos os centros espíritas até que estes promovessem o seu registro na 1ª Delegacia Auxiliar.

16 Cultos Africanos no Brasil
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Cultos Africanos no Brasil Candomblé. Batuque. Babaçuê. Tambor-de-Mina. Xangô. Pajelança. Catimbó.

17 Religiões de Sincretismo
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Religiões de Sincretismo Macumba. Umbanda.

18 Espiritismo e Religiões Afro
ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Espiritismo e Religiões Afro Diferenças:

19 ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Sugestões de Leitura “Espiritismo Básico” – Pedro Franco Barbosa – Ed. Feb. “Africanismo e Espiritismo” – Deolindo Amorim – Ed. Léon Denis. - “Os Intelectuais e o Espiritismo” – Ubiratan Machado – Ed. Lachâtre. “O Cuidado Dos Mortos. Uma História da Condenação e Legitimação do Espiritismo” - Emerson Giumbelli – Arquivo Nacional. “Candomblé e Umbanda. Caminhos da Devoção Brasileira” – Vagner Gonçalves da Silva – Ed. Selo Negro. “Sincretismo Religioso e Ritos Sacrificiais. Influência das Religiões Afro no Catolicismo Popular Brasileiro” – José Carlos Pereira – Ed. Zouk.


Carregar ppt "O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google