A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTO RISCADO O SÍMBOLO COM MAIOR EVIDÊNCIA REFERE-SE À ENERGIA PRINCIPAL DA ENTIDADE, OU SEJA, AO ORIXA AO QUAL A ENTIDADE ESTÁ VINCULADA, SUA PRINCIPAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTO RISCADO O SÍMBOLO COM MAIOR EVIDÊNCIA REFERE-SE À ENERGIA PRINCIPAL DA ENTIDADE, OU SEJA, AO ORIXA AO QUAL A ENTIDADE ESTÁ VINCULADA, SUA PRINCIPAL."— Transcrição da apresentação:

1 PONTO RISCADO O SÍMBOLO COM MAIOR EVIDÊNCIA REFERE-SE À ENERGIA PRINCIPAL DA ENTIDADE, OU SEJA, AO ORIXA AO QUAL A ENTIDADE ESTÁ VINCULADA, SUA PRINCIPAL LINHA DE TRABALHO. Observação: Com esse símbolo normalmente já sabemos se a entidade é um caboclo, preto velho ou criança, e, na maioria dos casos, qual a sua PRINCIPAL linha de trabalho.

2 Ogum Principais símbolos ligados a ogum: escudo, espada, bandeira, lança Observação: os símbolos ligados a Ogum têm forte relação com a lei e com a ordem, assim como, com o combate ao ego inferior (vencer o dragão), por isso, espadas, escudos, lanças, bandeira, etc...

3 Por que um caboclo de ogum utiliza duas espadas cruzadas e o outro, por exemplo, duas espada e uma flecha no meio? Note que, por enquanto, estamos falando apenas da parte principal do ponto riscado. Resposta: Duas espadas cruzadas significa que a entidade tem forte ligação com a lei e a ordem (energias próprias de ogum, ou seja, não cruzada). Duas espadas cruzadas e uma lança, significa que a entidade tem ligação com Oxosse. Observação: Com base na resposta, percebemos que a ENTIDADE pode riscar apenas UM símbolo que já é o suficiente para dizer a qual Orixá ela está vinculada (sua linha de trabalho – energia principal da entidade), bem como (sua energia secundária, ou seja, para quem a entidade intermedeia, sua FALANGE de trabalho).

4 EXEMPLOS ogum (2 espadas cruzadas) ogum cruzado oxosse (2 espadas cruzadas e 1 flecha) ogum cruzado xango (2 espadas cruzadas e machado) ogum cruzado oxalá (escudo com cruz dentro, 2 espadas cruzadas e bandeira) ogum cruzado iemanjá (3 ondas ou âncora cruzada por 2 espadas) ogum cruzado yori (coração cruzado por 2 espadas) ogum cruzado yorimá (1 estrela ou cruz cruzadas por 2 espadas)

5 Exemplo de falangeiro de Ogum
falangeiro de Ogum que trabalha para Xango (vem na falange do caboclo Ogum de Lei ).

6 Exemplo de falangeiro de Ogum
Entidade da linha Ogum falangeiro de Ogum Matinada pela ligação com Oxala

7 Informações complementares do ponto riscado

8 Logo ABAIXO do símbolo central (o qual refere-se à energia principal da entidade), temos normalmente o símbolo que se refere ao orixá ao qual a entidade intermedeia (energia secundária), ou seja, retrata a sua falange de trabalho. Note, contudo, que esse símbolo não é sempre necessário, pois, em determinados casos, tal informação já está contida no símbolo principal, por exemplo, duas espadas cruzando um bandeira.

9 Símbolos que são utilizados abaixo do símbolo central, ou, é cruzado pelo próprio símbolo central Iemanjá: âncora, 3 ondas, Lua minguante Oxalá: cruz, sol, estrela 5 pontas Yori: flor de 4 petalas, coração Xango: estrela de 6 pontas, machado, balança, (âncora = xango no elemento água) Yorima: cruz, estrela de 5 pontas, cruzeiro das almas Oxosse: arco e flecha, flecha, folha Ogum: escudo, espada, bandeira, lança

10 Exemplo Neste caso, percebemos que a entidade é falangeiro da linha de Ogum (energia principal) e trabalha na FALANGE do ogum beira mar, já que a âncora tem forte simbolismo com iemanjá e xango. A âncora simboliza fé e esperança (é a representação simbólica da cruz pelos primeiros cristãos), mas também tem forte ligação com estabilidade (equilíbrio), por isso, podemos dizer que esta entidade vem na falange do ogum beira mar.

11 Logo ACIMA do símbolo central podemos ter símbolo que se refere ao orixá ao qual a entidade trabalha em outro nível, normalmente, indica DEMAIS ordens de trabalho da entidade.

12 Exemplo Neste caso: temos uma entidade de ogum, que é falangeiro de ogum beira mar (intermediário para Xango, 1º ordem de trabalho) pois utiliza o simbolismo das 2 espadas cruzadas bem no meio ( sinal de equilíbrio).Note que “neste ponto” a ligação deste falangeiro com xango já está contida na própria espada cruzada, motivo pelo qual a âncora já denota outra ordem de trabalho. A âncora simboliza sua ligação com (iemanjá) sua 2º ordem de trabalho, e, ainda, reforça a sua ligação com XANGO (estabilidade da âncora) As três estrelas simbolizam sua 3º ordem de trabalho e sua ligação com a linha das almas (Yorimá). RESUMO: trabalha na linha de ogum, de xango, de iemanjá, e de yorimá.

13 A posição dos símbolos no ponto riscado traduz as ordens de trabalho da entidade.

14 Seta da direita para baixo: missão doutrinária, traz de oxalá os ensinamentos da fé, vai trabalhar muito para questões ligadas a desequilíbrios de ordem sentimental com Oxum seta da esquerda para baixo (trabalha com Iansã nos casos de descarrego) Seta do centro para cima: trabalha para evolução (yorimá). Ponto de um caboclo que tem uma ligação muito forte com oxalá, com oxum, com iansã e com XANGO (note que as 3 flechas “formam” 1 estrela de 6 pontas, além disso são SIMÉTRICAS se cruzam bem no meio). De acordo com essas informações pode se tratar, por exemplo, de um caboclo estrela das cachoeiras.

15 Pode acontecer de algum caboclo de Oxosse, por exemplo, não utilizar símbolos como estrela, luz, sol etc... mas sim a raiz do orixá para o qual ele trabalha. Por exemplo, vai usar um desses símbolos e flechas.

16 Nome dos falangeiros de Ogum chefes de FALANGE
Ogum para Xango Xango no fogo: Ogum de Lei ou Delê Xango no elemento água: Ogum beira mar Ogum para Oxosse Oxosse no ar: Ogum rompe mato Oxosse na terra: Ogum mege

17 Chefes de falange Ogum para Yorimá
Yorimá: no elemento Terra: Ogum mege Yorimá no elemento ar: Ogum rompe mato Ogum para Yemanjá Ogum Yara Ogum para Yori na água: Ogum 7 cachoeiras na terra: Ogum megê Ogum para Oxala Ogum matinada

18 Outros falangeiros Ogum para xango: Ogum de lei, ogum delê, ogum beira mar, Ogum das pedreiras, ogum 7 ondas, ogum marinho, ogum da lua Ogum para oxalá: ogum matinada, ogum de malê (ogum patrono do povo do oriente), ogum do oriente Ogum para oxosse: ogum rompe mato, ogum das matas Ogum para yemanjá: ogum yara Ogum para yori: ogum das 7 cachoeiras Ogum para yorimá: ogum megê, ogum de ronda

19 OUTROS SÍMBOLOS - Um Ponto - o Ser Supremo, a origem.
- Um Triângulo de Lados Iguais - a Força Divina - Pai, Filho e Espírito Santo - Santíssima Trindade. - Dois Triângulos (Hexagrama) - Estrela de seis pontas - todas as Forças do Espaço. - Um Quadrado - os 4 elementos (Água, Terra, Fogo e Ar). - Um Pentagrama - a Estrela de Davi - a Linha do Oriente, Oxalá, a Luz de Deus. - Três estrelas também representam os Velhos e Almas. - Círculo - o Universo, a Perfeição. - Um Círculo com Dois Diâmetros Entre Si - o Plano Divino, o Quaternário Espiritual. - Círculos Menores e Semicírculos - as fases da lua (símbolo de Iemanjá) - Círculo com Estrias Externas - o sol (símbolo de Oxalá). - Espiral - para fora indica chamamento de força, retirando demanda ou irradiação de Boiadeiro. Seta Reta ou Curva - irradiação de Oxossi (caboclo). - Cruz Latina Branca - Cruz de Oxalá. - Cruz Grega Negra - com pedestal, símbolo de Omulu. - Estrela Guia (com cauda) - símbolo da capacidade de acompanhamento (Oriente). - Cordão com Nó - símbolo das crianças. - Rosa dos Ventos - chamada de força ou descarrego.

20 Xango Principais símbolos ligados a Xango: balança, machado, estrela de 6 pontas Observação: os símbolos ligados a Xango têm forte relação com a justiça, com o equilíbrio e com a estabilidade (lembrar arquétipo XANGO).

21 EXEMPLOS Xango: 2 machados cruzados, estrela de 6 pontas, balança Xango para ogum: 2 machados cruzados e 1 espada Xango para oxosse: 2 machados cruzados e 1 flecha Xango para oxalá: 2 machados cruzando 1 estrela seis pontas, ou a estrela na parte de baixo Xango para iemanjá: 2 machados cruzando uma lua, ou a lua na parte de baixo Xango para yorima: 2 machados cruzando uma cruz, ou a cruz na parte de baixo Xango para yori: 2 machados cruzando um coração

22 EXEMPLO de falangeiro de XANGO
Entidade da linha de Xango, intermediário para iemanjá, ou seja, possível trabalhador da FALANGE de Xango das 7 pedreiras O sol indica que essa entidade também trabalha para Oxalá. O machado do lado esquerda traduz que o caboclo trabalha energia de NANÃ para auxiliar pessoas desequilibradas, desajustadas e o machado do lado direito que trabalha com energia de YORI para questões de ordem sentimental.

23 Falangeiros de XANGO Xango na própria vibração:
Xango Caô, caboclo do fogo, caboclo do trovão Xango para ogum: (fogo) Xango 7 montanhas, caboclo rompe serra (água) Xango 7 pedreiras Xango para oxosse: (ar) Xango Agodô (terra) caboclo pedra verde Xango para yorimá: (terra) Xango pedra preta, caboclo serra negra (ar) Xango agodô Xango para oxala: Xango Pedra branca, caboclo do sol, caboclo girassol, caboclo estrela Xango para iemanjá: Xango sete pedreiras, caboclo da lua, caboclo pedra azul Xango para yori: Xango 7 cachoeiras

24 OXOSSE Principais símbolos ligados a Oxosse: flecha, arco e flecha, folha e pena Observação: os símbolos ligados a Oxosse têm forte relação com o direcionamento, expansão e conhecimento.

25 Oxosse: 2 flechas, 3 flechas, 7 flechas, arco e flecha, folha Oxosse para yorimá: 2 flechas cruzando 1 estrela de 5 pontas Oxosse para iemanjá: 2 flechas cruzando uma lua, 2 fechas cruzadas com 3 ondas em baixo Oxosse para xango: 2 flechas cruzando 1 machado ou 2 flechas cruzadas e uma balança em baixo Oxosse para ogum: 2 flechas cruzadas com 1 espada no meio Oxosse para oxalá: 2 flechas cruzadas com 1 estrela de 5 pontas no meio Oxosse para yori: 2 flechas cruzando 1 coração

26 Exemplo de CABOCLO de oxosse
Ponto riscado do caboclo 7 flechas, entidade da linha de OXOSSE, da falange do caboclo 7 flechas das almas (intermediário para yorimá) traz a vibração de oxalá presente no número 7. (3 estrelas de cada lado = almas, é caçador de almas perdidas) Obs. É caboclo de pena (energia principal de oxosse) secundária de yorimá

27 Pontos riscado tupinambá
As duas flechas indicam que é um caboclo de oxosse, intermediário para yorimá (cruz no centro), as 3 estrelas significa que trabalha na linha de almas, a flecha esquerda para cima aponta para nanã (trabalha muito com nanã nos atendimentos e limpezas) e a flecha direita para cima aponta para yori (trabalha para questões de ordem sentimental)

28 Exemplos de outras FALANGES 7 Flechas 7 Flechas Douradas 7 Flechas da Mata Virgem 7 Flechas de Urucaia 7 Flechas de Aruanda 7 Flechas da Jurema 7 Flechas da Pena Branca 7 Flechas das Montanhas 7 Flechas das Almas 7 Flechas das Matas 7 Flechas da Lua Nova 7 Flechas do Oriente 7 Flechas da pedreira 7 Flechas do Panaiá 7 Flechas da Lua

29 Falangeiros na vibração pura de oxosse
Caboclo pena verde, caboclo 7 flechas, caboclo junco verde, caboclo flecheiro, caboclo mata verde

30 Oxosse para xango Xango no elemento água: (ligação com iemanjá): caboclo cobra coral Xango no elemento fogo: (ligação com oxala): caboclo peri

31 Oxosse para ogum Com ogum no elemento água: caboclo pena vermelha
Com ogum no elemento fogo: caboclo ubirajara

32 Oxosse para yorimá Com yorimá no elemento (AR): caboclo tupinambá, caboclo guiné, caboclo pena roxa Com yorimá no elemento (terra): caboclo arranca toco

33 caboclo flecha dourada, Caboclo pena dourada,
Oxosse para yori Yori no elemento terra: caboclo 7 cachoeiras Yori no elemento ar: caboclo flecha dourada, Caboclo pena dourada,

34 OXOSSE para OXALÁ Caboclo Arruda OXOSSE para IEMANJÁ
Caboclo Pena Branca Subfalanges nas 7 vibrações: pena branca de aruanda (oxalá), pena branca das cachoeiras (yori), pena branca das pedreiras (xango), pena branca das matas (oxosse), pena branca das encruzilhadas (ogum), pena branca das almas (yorimá) Pena branca das cachoeiras: 1º ordem trabalho – oxosse (linha de caboclo), 2º ordem – Iemanjá, 3º ordem – yori Trabalha na subfalange: pena branca das cachoeiras (forte ligação com YORI -oxum) mas não deixa de ter o mistério pena branca. Tem como ponto de força as cachoeiras. Pena branca de aruanda: 1º ordem de trabalho – oxosse, 2º ordem – Iemanjá, 3º ordem – oxalá Trabalha na subfalange: pena branca de aruanda (forte ligação com oxalá) mas não deixa de ter o mistério pena branca. Ponto de força: praias Pena branca das Pedreiras: 1º ordem de trabalho – oxosse, 2º ordem – Iemanjá, 3º ordem – Xango Trabalha na subfalange: pena branca das pedreiras (forte ligação com Xango) mas não deixa de ser o mistério pena branca. Ponto de força: pedreiras

35 IEMANJÁ Principais símbolos ligados a IEMANJÁ: 3 ondas, âncora, lua minguante Observação: os símbolos ligados a iemanjá tem ligação com o elemento água.

36 EXEMPLOS Iemanjá para yori (cabocla Oxum): coração e flecha Iemanjá para yorimá (cabocla nanã): coração com cruz dentro Iemanjá para xango (cabocla Iansã): raio ou taça e flecha Iemanjá para oxalá (cabocla estrela do mar): 3 ondas e estrela de 5 pontas Iemanjá para oxosse (cabocla Indayá): 3 ondas e flecha Iemanjá para ogum (cabocla do mar): 3 ondas e lua minguante

37 Pontos riscados de caboclas
Cabocla de iemanjá intermediária para oxosse (1 flecha), mas trabalha com almas também (3 estrelas) Cabocla de iemanjá (3 ondas), é intermediária para yorimá (3 estrelas), trabalha com Nanã (flecha esquerda) e Oxalá (flecha direita)

38 Falangeiras de Iemanjá
cabocla janaina, cabocla jandira, cabocla estrela dalva, cabocla da praia Iemanjá para Yori Cabocla oxum, cabocla yara, cabocla jupira, cabocla iracema, cabocla da cachoeira, cabocla jandaia, cabocla yara Iemanjá para Xango Cabocla iansã, cabocla potira, cabocla raio de luz, cabocla do fogo, cabocla dos raios, cabocla dos ventos, Cabocla Jurema Iemanjá para Yorimá Cabocla nanã, cabocla assucena, cabocla jaci, cabocla jacira Iemanjá para Oxosse: Cabocla indayá Iemanjá para Oxalá: Cabocla estrela do mar Iemanjá para ogum Cabocla do mar

39 Observação: os símbolos ligados a OXALÁ tem ligação com A FÉ.
Principais símbolos ligados a OXALÁ: CÍRCULO, SOL, CRUZ E ESTRELA DE 5 PONTAS Observação: os símbolos ligados a OXALÁ tem ligação com A FÉ.

40 EXEMPLOS Oxalá para yori
1 sol , 1 círculo ou 1 estrela e 1 coração logo abaixo Oxalá para yorimá 1 círculo ou sol e 1 estrela 5 pontas ou cruz logo abaixo Oxalá para xango 1 sol ou estrela e estrela 6 pontas logo abaixo Oxalá para iemanjá 1 círculo ou estrela e 3 ondas logo abaixo Oxalá para oxosse 1 círculo ou sol com 1 cruz logo abaixo Oxalá para ogum 1 círculo ou estrela e 1 lua logo abaixo

41 Ponto riscado caboclo de oxala

42 Oxalá para Yori Caboclo luz dourada Oxalá para Xango Caboclo Aymoré, caboclo tupã Oxalá para Yorimá: Caboclo Tupy Oxalá para Oxosse: Caboclo Guarani, caboclo Akuan Oxalá para Ogum Caboclo Guaracy, caboclo das 7 encruzilhadas Oxalá para Iemanjá Caboclo Ubiratan, caboclo luz da manhã

43 YORIMÁ Principais símbolos ligados a YORIMÁ: CRUZ , ESTRELA DE 5 PONTAS E CRUZEIRO DE ALMAS Observação: os símbolos ligados a YORIMÁ tem ligação com AS ALMAS.

44 Yorimá para ogum: cruz dentro de um triângulo e lua logo abaixo Yorimá para iemanjá: cruz dentro do triângulo e 3 ondas ou coração logo abaixo Yorimá para xango: cruzeiro de almas dentro do triângulo Yorimá para oxalá: cruz dentro do triângulo e estrela logo abaixo Yorimá para oxosse: cruz dentro do triângulo e cruz logo abaixo Yorimá para yori: cruz dentro do triângulo e coração logo abaixo

45 Pontos riscados pretos velhos

46 Yorimá para Yori Pai Jacob Yorimá para Xango Pai joão, Pai José Yorimá para Oxalá: pai Tomé Yorimá para Oxosse: pai jeremias Yorimá para Ogum Pai Benedito, pai joaquim Yorimá (na própria vibração) pai cipriano das almas, vô chico do cruzeiro Yorimá para Iemanjá vó sebastiana, vó Serafina, vó Cambinda,vó tiana, vó joana, vó joaquina, mãe maria conga


Carregar ppt "PONTO RISCADO O SÍMBOLO COM MAIOR EVIDÊNCIA REFERE-SE À ENERGIA PRINCIPAL DA ENTIDADE, OU SEJA, AO ORIXA AO QUAL A ENTIDADE ESTÁ VINCULADA, SUA PRINCIPAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google