A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização."— Transcrição da apresentação:

1 Cotagem de elementos

2 Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização dos elementos. As cotas de tamanho referem-se às medidas do elemento, necessárias à execução da peça. As cotas de localização indicam a posição do elemento na peça, ou a posição do elemento em relação a outro, tomado como referência. Primeiro você vai saber como são definidas as cotas de tamanho. Em seguida conhecerá as cotas de localização.

3

4 A vista onde essas duas cotas são melhor representadas é a vista frontal. Você reparou que a largura do rebaixo coincide com a largura da peça? Por isso não há necessidade de repetir esta cota para completar a ideia do tamanho do rebaixo.

5 Os desenhos devem conter as cotas necessárias, distribuídos nas vistas que melhor caracterizam as partes cotadas, de forma a permitir a execução da peça,sem recorrer a medição no desenho, nem á cálculo de medidas. As cotas devem ser indicadas com a máxima clareza de modo a admitir uma única interpretação. Deve-se evitar a repetição de cotas. As cotas serão expressas em milímetros sem mencionar o símbolo desta unidade. Os números que exprimem os valores da cota são escritos, geralmente, equidistantes dos extremos da linha de cota e acima dela. Eventualmente, a linha de cota pode ser interrompida para colocar o algarismo.

6 Os algarismos são escritos segundo a direção das linhas de cota, evitando-se que estas linhas tenham uma direção compreendida dentro do ângulo de 30 graus, para que a leitura seja efetuada sem necessidade de virar o desenho.

7 As linhas de centro, eixos, arestas e contornos de peças podem substituir quando conveniente, as linhas de chamada.

8 As linhas de chamada podem em caso de necessidade, serem traçadas obliquamente, mas paralelas entre si.

9 Deve-se evitar, se possível, que linhas de cota se cruzem entre si ou com linhas de desenho.

10 A colocação das cotas deve atender aos requisitos de maior clareza, compreensão e facilidade de execução do desenho, evitando qualquer cruzamento de linhas com números e letras.

11 As cotas maiores são colocadas por fora das menores, a fim de evitar cruzamentos. Indicar a distância entre os centros das furos e não entre as paredes.

12 Cotas de peças simétricas podem ser interrompidas.

13 Cotagens especiais Essas peças apresentam partes arredondadas, partes esféricas, elementos repetitivos, elementos oblíquos, ou então muito pequenos. A cotagem desses tipos de elementos é feita de forma especial.

14 Cotagem de elementos em arcos de circunferência A cotagem de elementos em arcos de circunferência é feita, geralmente, por meio da medida de seus raios. A maneira de cotar os elementos em arcos de circunferência varia conforme as características da peça. Esta peça tem um elemento arredondado em forma de arco de circunferência. A cotagem deste elemento é feita pela medida do raio, que é 7 mm. Repare que ao lado da cota aparece a letra R que simboliza raio.

15

16 O centro do arco de circunferência encontra-se num ponto distante, localizado no eixo de simetria da peça. Para simplificar a representação e economizar espaço, o centro do arco da circunferência foi indicado na linha de simetria, deslocado da sua posição real.

17 Cotagem de elementos esféricos A cotagem dos elementos esféricos é feita por meio da medida de seus diâmetros ou de seus raios. Note que, no desenho técnico, aparecem o símbolo indicativo de diâmetro e a palavra esfera abreviada (ESF). O símbolo Ø e a palavra ESF aparecem inscritos antes da cota, sobre a linha de chamada.

18 Elementos esféricos também podem ser cotados pela medida de seus raios.

19 Cotagem em espaços reduzidos Às vezes, os elementos representados no desenho técnico são muito pequenos e o espaço para indicação da cotagem é muito reduzido. Nestes casos, é impossível representar as cotas da maneira normal. Assim, as linhas de cota devem aparecer fora dos espaços.

20 Veja um outro caso especial de cotagem em espaço reduzido. Quando o espaço não permite representar as duas setas que indicam os limites da cota, as setas podem ser substituídas pelo traço oblíquo

21 Cotagem em pequenos diâmetros Quando o diâmetro for muito pequeno, para maior clareza do desenho, as cotas são indicadas fora da parte circular

22 Cotagem de elementos espaçados igualmente Elementos espaçados igualmente são aqueles que ficam a uma mesma distância uns dos outros, distribuídos na peça de maneira uniforme.

23

24 Cotagem de peças com encurtamento e seção

25 Cotagem de peças com partes oblíquas Quando a peça tem faces ou elementos oblíquos, o ajuste do dispositivo usado para executar uma superfície oblíqua depende do ângulo de inclinação desta superfície. Ângulo de inclinação é o ângulo formado pelo encontro da superfície oblíqua com um plano paralelo ao plano da base da peça.

26 Neste exemplo, a relação de inclinação é de 1:5, que se lê: um por cinco. Esta relação indica que a cada 5 mm do comprimento da peça, a altura foi diminuída em 1 mm.

27 A relação de inclinação pode ser representada de maneira simbólica, pelo seguinte símbolo:. No desenho técnico o símbolo é orientado de acordo com a posição da inclinação da peça.

28 SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial DAE - Divisão de Assistência às Empresas Departamento Regional do Espírito Santo FONTES DE PESQUISA ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Faculdade de Arquitetura - Departamento de Expressão Gráfica – UFRGS - Setor Técnico Prof. Alexandre S. Rezende Telecurso 2000 – Desenho Técnico PROTEC – Projetista de Máquinas - 1991


Carregar ppt "Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google