A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Shell Script Bruno dos Santos Bermann

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Shell Script Bruno dos Santos Bermann"— Transcrição da apresentação:

1 Shell Script Bruno dos Santos Bermann
SENAC-RS – Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Turma ADS 1 Manhã

2 Introdução O ShellScript é uma linguagem de script estrutural utilizada em sistemas “UNIX Like”. Tem por principal características a automação de tarefas extensas ou trabalhosas. Este tipo de Script normalmente é encontrado nos instaladores de aplicativos onde a movimentação, cópia ou até mesmo descompactação de arquivos é feita.

3 Como Funciona Como é executado Operadores Lógicos
Através de linha de comando; Através de dois cliques no aplicativo já configurado para execução. Operadores Lógicos -eq, -ne, -gt, -lt, -ge, -le. Operadores Aritméticos +, -, *, /, %, ** Condicionais If, While, Until, For

4 Cenários Aplicativo “JogoFutebol” Aplicativo “PDV”
Solicita ao usuário o nome de dois times de futebol e qual foi a quantia de gols feito por cada. Informa ao final do aplicativo qual time venceu a partida. Aplicativo “PDV” Solicita ao usuário preenchimento de Código de Barras e Preço de produtos, ao final informando o total da compra e quantos itens foram vendidos.

5 Dificuldades Comparação de valores entre variáveis de tipo String.
Solução de alguns erros não é tão clara quanto existente em outras linguagens de programação. Foi necessário usar ferramenta de Debug para solução de problema no laço Until. Dificuldades

6 Conclusão A pequena curva de aprendizado imposta pela linguagem Shell Script permite rápida adequação à sua maneira de programar e torna a mesma muito eficiente no que diz respeito a automatização de tarefas. Apesar de ser uma linguagem de tipagem opcional é relativamente simples aprendê-la através de poucas horas de pesquisa na Internet ou livros relativos ao assunto. O ShellScript também é utilizado em sistemas Windows, porém em menor escala, tendo em vista que não foi dada a devida atenção a este tipo de script por parte da Microsoft.

7 Referências Nicolini-Delgado, Luiz Armando - UFPR (Universidade Federal do Paraná) “Linux Básico”, /05/2013. Nicolini-Delgado, Luiz Armando - UFPR (Universidade Federal do Paraná) “Linux Avançado”, /05/2013. Marinho-Jargas, Aurelio - “Canivete Suíço do Shell”, 10/05/2013. Marinho-Jargas, Aurelio - “Livro Shell Script Profissional”, 10/05/2013.


Carregar ppt "Shell Script Bruno dos Santos Bermann"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google