A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. MARISTELA FISCHER LUCENA CORDADOS. CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna nertebral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. MARISTELA FISCHER LUCENA CORDADOS. CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna nertebral."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. MARISTELA FISCHER LUCENA CORDADOS

2 CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna nertebral e caixa craniana EUCORDADOS: Dotados de coluna vertebral e de cranio com encéfalo.

3 Características exclusivas dos cordados: Notocorda Fendas branquiais Tubo nervoso dorsal

4 Divisão do Filo Chordata Divide-se em 3 filos: Urochordados ou tunicados Ciphalocordata(cifalocordados) Euchordata (uricordados ou vertebrados) Os vertebrados dividem-se em 2 grupos: Agnatha(ciclostomados) Gnatostomados (duas classes) Peixes Tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) PROTOCORDADOS

5 PROTOCORDADOS: Características e divisão Animais marinhos, sem cranio (Acraniata), não tem encéfalo e são distituídos de coluna vertebral. Divisão:

6 EUCORDADOS: Características, divisão e linha evolutiva. Característica distinta é a presença da coluna vertebral. Os vertebrados possuem um esqueleto dotado de caixa craniana (que envolve e protege o encéfalo), daí o nome cromata. A pele dos vertebrados tem epiderme, a circulação sanguínea é fechada, sempre com coração e a excreção se efetua por rins.

7 Divisão e linha evolutiva (classes) CICLOSTOMADOS CONDRICTE S OSTEICTESANFÍBIOSRÉPTEIS AVES MAMÍFEROS

8 Classe ciclostomada (ciclostomados) São portadores de boca circular, situada na região ventral e anterior do corpo; O corpo é alongado e cilíndrico; Representantes: lampreia e feiticeira; Os ciclostomados são destituídos de mandíbulas e de vértebras típicas e apresentam respiração branquial.

9 Super classe (PEIXES) Características gerais: São gnatostomados (apresentam mandíbulas) A respiração é branquial O coração é dotado de duas câmara: 1 átrio e 1 ventrículo. Pelo coração circula apenas sangue venoso e o sangue possui hemácias com hemoglobina. Nos dois lados do corpo há uma estrutura sensorial denominada linha lateral (permite a percepção de vibrações e de pressão da água) Dividem-se em duas classes: Condricthyes (peixes cartilaginosos) Osteicthyes (peixes ósseos)

10

11

12 Classe amphibia (Anfíbios) Características gerais: Pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina (proteína impermeabilizante), assim esses animais tem pouca defesa contra a desidratação e vivem restritos a ambientes úmidos. A fecundação é geralmente externa e o desenvolvimento é indireto. Os ovos não tem casca protetora (ficam envoltos por cápsulas gelatinosas) Nos sapos e rãs, as larvas são aquáticas e chamadas de girinos e passam por metamorfose.

13 Classe amphibia (Anfíbios) Características gerais: Respiração: branquial (larvas) e pulmonar (adultos), apresentam também a respiração tegumentar ou cutânea (através da pele). São animais pecilotermicos O coração com 3 câmara (2 átrios e 1 ventrículo). No ventrículo ocorre a mistura do sangue venoso com artérias. Sistema digestório completo e possuem cloaca. Principal excreta é a uréia.

14 Classe amphibia (Anfíbios) Características gerais: A circulação sanguínea é fechada (o sangue circula somente no interior de vasos), dupla (o sangue passa 2 vezes pelo coração) e incompleta (porque o sangue venoso e arterial se misturam no coração)

15

16 Ordens dos anfíbios Ápoda (ápodes) Urodela (urodelos) Anura (anuros) Sem pé. Ex: Cobra cega Corpo dotado de calda e quatro patas. Ex. Salamandra Destituídos de cauda e quatro patas. Ex.: sapos, rãs e pererecas

17 Classe Reptilia (Répteis) Características gerais: Pele seca, rica em queratina, com camada córnea bastante desenvolvida (adaptação dos répteis a vida terrestre) A pele é destituída de glândulas e por esse motivo pode apresentar escama (cobras), placas dérmicas (jacaré) ou carapaças (tartaruga) Os répteis são pecilotérmicos e respiração exclusivamente pulmonar

18 Classe Reptilia (Répteis) Possuem em geral, coração com 2 átrios e 2 ventrículos incompletamente separados (sangue venoso e arterial se misturam) A circulação sanguínea é fechada, dupla e incompleta. O sangue contém hemáceas.

19 Classe Reptilia (Répteis) Os sexos são geralmente separados. A fecundação (independente da água) é interna. O desenvolvimento é direto. Os répteis são geralmente ovíparos (fêmeas põem ovos) e se desenvolvem fora do corpo materno. Os ovos são dotados de casca grossa (proteção), o que constitui uma adaptação a vida terrestre.

20 Classe Reptilia (Répteis) Características que tornaram possível a conquista da terra firme: Presença de pele seca e relativamente impermeável Fecundação interna e independente da agua Presença de ovos com casca grossa Excreção de ácido úrico Presença de amnio e alantóide.

21 Classe Reptilia (Répteis) Ordens: Squamata Lacertilios(lagartos, lagartixas e camaleões) Ofídios(cobras) - Presença de escamas, língua móvel e dentes Chelonia (quelônios) Tartarugas, cagados e jabutis - Carapaça na parte dorsal Crocodilia (crocodilianos) Jacaré e crocodilo - Pele grossa, com placas córneas

22 Classe Aves Possuem visão e audição aguçadas Tem pele seca e sem glândulas Os anexos epidérmicos são as penas, que contribuem para a manutenção da temperatura corpórea (animais homeotermos) e são fundamentais para o vôo. As penas são mantidas impermeabilizadas pelas glândulas uropiginianas, situadas próximo a cauda.

23 Classe Aves Possuem sistema digestório completo (sem dentes) A respiração é pulmonar. Os pulmões emitem sacos aéreos que armazenam ar e se prolongam no interior dos ossos, que por isso são chamados de ossos pneumáticos (facilitam o voo, pois diminuem o peso do corpo)

24 Classe Aves O coração tem 4 câmaras: dois átrios e dois ventrículos. A circulação é fechada, dupla e completa (sangue venoso não se mistura com arterial).

25 Classe Aves Os sexos são separados, em fecundação interna, sem larvas. As aves são ovíparos. Apresentam coacla e não tem bexiga urinária. A urina é eliminada por perdas de agua e é rica em ácido úrico. Aves adaptadas ao vôo apresentam esterno dotado de uma projeção denominada quilha que tem a inserção de músculos peitorais que determinam o batimento das asas (chamadas aves carinatas = dotadas de carina)

26 Classe mammalia Principal característica: glândulas mamárias A pele é rica em queratina e coberta de pelos Apresentam glândulas sebáceas e sudoríparas exclusivas da pele dos mamíferos São animais homeotermos Presença de pelos e um tecido adiposo rico em gorduras sob a pele. A respiração é pulmonar (presença de um músculo denominado diafragma, que separa o tórax do abdome. São geralmente animais vivíparos. Na maioria dos mamíferos, forma-se a placenta.

27 Classe mammalia A circulação é fechada, dupla e completa.


Carregar ppt "PROF. MARISTELA FISCHER LUCENA CORDADOS. CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna nertebral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google