A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Classificação da matéria”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Classificação da matéria”"— Transcrição da apresentação:

1 “Classificação da matéria”
Profa. Núria Galacini Profa. Samara Garcia

2 Classificação da matéria
Substância pura simples: substância formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico. Ex.: O2, He, P4. Substância pura: matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos ou moléculas, e assim apresentam propriedades químicas e físicas próprias. Substância pura composta: quando as moléculas de determinada substância são formadas por dois ou mais elementos químicos. Ex.: H2O, HCN.

3 Substância pura simples:
Classificação da matéria Substância pura simples: Substância pura composta:

4 Classificação da matéria
Mistura homogênea: apresenta uma única fase. Mistura: é formada por duas ou mais substâncias, cada uma delas sendo denominada componente. Mistura heterogênea: apresenta pelo menos duas fases.

5 Classificação da matéria

6 Tipos de misturas Soluções Coloides Suspensões Mistura homogênea
Mistura heterogênea

7 Tipos de misturas

8 Tipos de misturas Mudança de estado físico de uma substância pura:
Exemplos: água, etanol, ferro, entre outros.

9 Tipos de misturas Mudança de estado físico de uma mistura:
Exemplos: água + sal, água + açúcar, entre outros.

10 Tipos de misturas Mudança de estado físico de uma mistura eutética:
Exemplo: ligas metálicas.

11 Tipos de misturas Mudança de estado físico de uma mistura azeotrópica:
Exemplo: água + etanol (96% EtOH e 4% de água).

12 Separação de misturas Misturas Homogêneas
Destilação simples (sólido + líquido): Por aquecimento, só o líquido entra em ebulição, vaporiza-se e a seguir condensa-se, separando-se do sólido.

13 Separação de misturas Misturas Homogêneas
Destilação fracionada (líquido + líquido): Processo que separa líquidos miscíveis cujas temperaturas de ebulição (TE) não sejam muito próximas. Durante o aquecimento é separado, inicialmente, o líquido de menor TE; depois, o líquido com TE intermediária, e assim sucessivamente, até o líquido de maior TE.

14 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Catação (sólido + sólido): Os fragmentos são catados com a mão ou pinça.

15 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Ventilação (sólido + sólido): Separação do componente mais leve por corrente de ar.

16 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Flotação (sólido + sólido): Separação por um líquido de densidade intermediária.

17 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Levigação (sólido + sólido): Separação do componente mais leve por corrente de água.

18 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Dissolução fracionada (sólido + sólido): Separação por meio de um líquido que dissolve apenas um componente. Exemplo: separação de sal e areia, utilizando a água como solvente do sal.

19 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Separação magnética (sólido + sólido): Apenas um componente é atraído pelo ímã.

20 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Peneiração (sólido + sólido): Os componentes são separados, por meio de uma peneira, por diferença de tamanho de partícula.

21 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Filtração (sólido + líquido): Separa a fase líquida da sólida por meio de uma superfície porosa (papel de filtro).

22 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Sedimentação e decantação (sólido + líquido): Separação de dois ou mais componentes devido à diferença de densidade, seguida do escoamento da fase líquida.

23 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Decantação (líquido + líquido): Separação de dois ou mais componentes líquidos devido à diferença de densidade, seguida do escoamento de uma das fases.

24 Misturas Heterogêneas
Separação de misturas Misturas Heterogêneas Centrifugação (sólido + líquido): Decantação acelerada por um centrífuga.

25 Exercícios (Unemat ) Os materiais não são feitos, em geral, nem de elementos puros nem de compostos puros, constituindo misturas de substâncias mais simples como, por exemplo, o ar, o sangue e a água do mar. Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre as diferenças entre misturas e compostos químicos. I. Na mistura, os componentes podem ser separados por técnicas físicas, enquanto os componentes de um composto não podem. II. Uma mistura tem as propriedades de seus constituintes e um composto tem propriedades que diferem das de seus componentes. III. As misturas podem ter qualquer composição desejada, enquanto um composto tem composição fixa. IV. As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas e os compostos, em orgânicos ou inorgânicos. Assinale a alternativa correta. a) Apenas I e II estão corretas. b) Apenas I e III estão corretas. c) Apenas I, II e III estão corretas. d) Apenas II e IV estão corretas. e) Todas estão corretas.

26 Exercícios (Unesp ) No campo da metalurgia é crescente o interesse nos processos de recuperação de metais, pois é considerável a economia de energia entre os processos de produção e de reciclagem, além da redução significativa do lixo metálico. E esse é o caso de uma microempresa de reciclagem, na qual desejava-se desenvolver um método para separar os metais de uma sucata, composta de aproximadamente 63% de estanho e 37% de chumbo, usando aquecimento. Entretanto, não se obteve êxito nesse procedimento de separação. Para investigar o problema, foram comparadas as curvas de aquecimento para cada um dos metais isoladamente com aquela da mistura, todas obtidas sob as mesmas condições de trabalho. Considerando as informações das figuras, é correto afirmar que a sucata é constituída por uma: a) mistura eutética, pois funde a temperatura constante. b) mistura azeotrópica, pois funde a temperatura constante. c) substância pura, pois funde a temperatura constante. d) suspensão coloidal que se decompõe pelo aquecimento. e) substância contendo impurezas e com temperatura de ebulição constante.

27 Exercícios (Fuvest ) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é: em que as etapas B, D e F são: B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio, D – filtração em areia, F – fluoretação. Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente, a) filtração grosseira, decantação e cloração. b) decantação, cloração e filtração grosseira. c) cloração, neutralização e filtração grosseira. d) filtração grosseira, neutralização e decantação. e) neutralização, cloração e decantação.


Carregar ppt "“Classificação da matéria”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google