A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Lenda do Mar … Alves Redol Adaptado de Avieiros In: O Livro das festas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Lenda do Mar … Alves Redol Adaptado de Avieiros In: O Livro das festas."— Transcrição da apresentação:

1 A Lenda do Mar … Alves Redol Adaptado de Avieiros In: O Livro das festas

2 A Lua era uma princesa que vivia na Terra.

3 Vivia num lindo palácio, mais lindo do que tudo o que há no mundo.

4 Os seus cabelos eram de oiro, muito compridos, tão compridos que quando andava, era como se levasse um manto atrás dela. Não havia na Terra uma criatura assim.

5 Um dia, o pai quis casá-la. Mandou ministros por todo o mundo dizer a nova: - Vai casar a princesa Lua! E encheram – se todos os caminhos que davam ao palácio. Cresceu e fez-se mulher…

6 …Eram carros, cavalos brancos, até gente veio a pé…

7 Ela ouviu -os todos, foi pondo de banda e só ficaram dois. Um era um rei, o mais rico de todo o mundo. Rei e feiticeiro. Punha flores onde queria, fazia as árvores dar folhas e frutos lindos. -Quem era? -Era o Sol. -Ah!!!...

8 E o outro era um pobre de Cristo, vestido de azul, de um azul que ninguém conhecia. - Era o Mar? -Pois era, esse era o Mar. E a princesa escolheu o Mar.

9 O pai gostava do Sol. Teimou com ela. Mandou vir fadas e nenhuma conseguiu voltar-lhe a ideia. Meteu-a num quarto e não houve luz na Terra durante não sei quantos dias…

10 Prendeu o mar com correntes de ferro, tão grossas que cada argola… … Eu sei lá!.. O Mar aquietou-se à espera.

11 O pai da princesa entregou-a ao Sol e ele levou-a para o seu reino. - Onde é? - Lá em cima, no céu…

12 O Mar, quando soube, enfureceu-se! Gritou, abriu os braços e partiu as correntes. Espalhou-se por todo o mundo à procura dela.

13 Fez-se gigante que tem meiguices como ninguém. Mas quando se zanga, nada há que o aquiete, senão a Lua. Só ela, quando o namora lá de cima, o faz brando.

14 - E o Sol casou com ela? - Nunca mais lhe pôs a vista em cima. O seu reino é grande e ela fugiu-lhe. Se ele está num lado, ela aparece no outro para ver o Mar. Ela gosta é do Mar!

15 E as estrelas que andam à volta dela, são os guardas que o Sol mandou para a agarrar. Mas nenhuma lhe deita a mão, porque as estrelas gostam do pobre vestido de azul.

16 Então a Lua abala e o Mar vai vê-la do outro lado da Terra. E há uma, que é a Estrela – da – Manhã, que os vem sempre avisar, mal adivinha o Sol. FIM

17 Este é, tal como foi dito no início, um texto de Alves Redol. Comoveu-me pela sua simplicidade e pela sua sabedoria, escrito por alguém que muito observa e consegue, com muita ternura,falar verdades, tocando- nos o coração. Quando pensei transformá-lo em PPT, decidi usar o texto integralmente, mesmo se algumas expressões estão caídas em desuso. Tinha muito medo que, por ter expressões pouco usuais, as crianças não se interessassem. Mas hoje, Dia Mundial do Mar, decidi arriscar e contei-a. Eles receberam-na de braços abertos e quiseram vê-la três vezes. E,(lá se vai o plano tão bem feitinho…) acho que temos um bom ponto de partida para explorar muitas coisas. As perguntas que surgiram foram engraçadíssimas, e eles querem saber muito mais. Vamos ver onde isto nos vai levar… Por agora estamos deliciados com a princesa Lua e o seu Mar!... Jardim de Infância Brandoa nº 2 Sala 4 Ano Lectivo 2008/2009


Carregar ppt "A Lenda do Mar … Alves Redol Adaptado de Avieiros In: O Livro das festas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google