A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eric de Paula Pedro Alcântara XVII Encontro de Usuários. VITEK. Casos da aplicação e a eficácia do PdMA. Tel.: (031) 32819022 www.vitek.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eric de Paula Pedro Alcântara XVII Encontro de Usuários. VITEK. Casos da aplicação e a eficácia do PdMA. Tel.: (031) 32819022 www.vitek.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Eric de Paula Pedro Alcântara XVII Encontro de Usuários. VITEK. Casos da aplicação e a eficácia do PdMA. Tel.: (031)

2 Modelo do Relatório após Análise e Diagnostico do Motor.

3 Segmento Siderurgia. Sistema de Despoeiramento da Aciaria - Motor do Exaustor Reserva. Prestação de Serviço VITEK CONSULTORIA

4 MCE - Teste Estático motor em boas condições.

5 Emax - Teste dinâmico – Emax. Normal

6 Fenômeno: Afundamento de Tensão

7 Na tabela abaixo podemos observar que no primeiro teste tivemos os valores na Voltage 1-2 de 3.6 Kv e no segundo está subiu para 4.0Kv sendo seu nível operacional normal de 4.16Kv. Este é um fenômeno de pouca freqüência nas instalações elétricas, mas pode levar as paradas de processo. O AFUNDAMENTO DE TENSÃO: É um distúrbio caracterizado pela redução da tensão de alimentação abaixo do limite normal (conforme normas técnicas permitidas) cuja duração não ultrapasse 2 segundos. Conhecido como voltage Sag ou apenas Sag. Para casos em que a ocorrência for maior que segundos são definidos como distúrbio de subtensão ou undervoltage. Fenômeno: Afundamento de Tensão

8 Principio de barras quebradas no ROTOR Exemplo de 3 equipamentos idênticos. Exustor 1 NOMAL, sem barra quebradas. Os dois gráficos que seguem são respectivamente Alta Resolução e Baixa Resolução. Nestes gráficos temos as bandas laterais em torno das freqüências de 60Hz e na quinta harmônica sendo esta 300Hz. Os níveis destas bandas laterais quando existem vão determinar a condição do Rotor. Neste caso Normal.

9 Principio de barras quebradas no ROTOR Exemplo de 3 equipamentos idênticos. Neste caso o Gráfico de Alta e Baixa Resolução não confirma o problema, mas requer acompanhamento. Exustor 2 NOMAL, sem barra quebradas.

10 Principio de barras quebradas no ROTOR Exemplo de 3 equipamentos idênticos. Os dois gráficos apresentam o problema em condição de alerta inicial. Exustor 3 Problema Inicial, barra soltas ao longo do rotor.

11 Principio de barras quebradas no ROTOR do Exaustor Reserva. Fotos do Rotor retiradas na oficina. Mancal do motor que sofreu desgaste devido atrito com Eixo do Rotor. Houve desprendimento das barras do Rotor entre os anéis ao longo de seu corpo. Porem não houve rompimentos nos anéis de curto.

12 Principio de barras quebradas no ROTOR do Exaustor Reserva. Houve desprendimento das barras do Rotor entre os anéis ao longo de seu corpo. Porem não houve rompimentos nos anéis de curto. Imagem antes das soldas.

13 Principio de barras quebradas no ROTOR do Exaustor Reserva. Imagem após as soldas dos pontos quebrados. No reparo foi observado que quase 50% dos pontos de fixação das barras estavam rompidas, e conforme as fotos foram refeitas as soldas das barras do Rotor nos anéis ao longo de seu corpo.

14 Principio de barras quebradas no ROTOR do Exaustor Reserva.

15 Prestação de Serviço VITEK CONSULTORIA Segmento de Papeis Máquina de Papel

16 Teste Estático motor em condições Ruins. O teste estático executado no motor comprova a condição do isolamento elétrico do motor o classificando como Bom. Neste sentido destacam-se o valor da resistência de isolamento de Mohm. Corrigidos a 40 graus Celsus. Destacamos o Índice de Polarização na ordem de 3,99 conforme gráfico acima. E o Índice de Absorção Dielétrica na ordem de 2,35 conforme o segundo gráfico. O Step Voltage aponta para deficiência do isolamento ao qual pode vir a massa nos casos de picos de tensões e ou correntes conforme os último gráfico. - É recomendável enviar motor para Rejuvelhecimento. Os resultados do Teste Padrão Estático apontam para um baixo desbalanceamento resistivo de 0.06 % e o desbalanceamento indutivo de 5.94%, ambos dentro dos parâmetros aceitáveis.

17 Segue os dados demonstrativos dos testes dinâmicos conforme tabela abaixo. Os testes foram efetuados na entrada do inversor de Freqüência. Observa-se no primeiro espectro uma aparência clara de excentricidade no motor, apresentando problemas no Ar Gip. Com técnica de vibração foi detectado problema de pé manco no motor. Confirmando a Excentricidade. Emax - Teste Dinâmico com a Qualidade da alimentação Ruin. Nesta tabela observamos um nível preocupante de Distorção Harmônica na Voltagem 1-3 na ordem de 6,78. Temos um desbalanceamento de correte elevado na ordem de 16,06%, sendo que a voltagem esta com desbalanceamento na ordem de 0.12%.

18 Observa-se no espectro a baixa amplitude da senoide onde V1 esta com apenas 31,24V em relação as demais o que esta gerando um desequilíbrio de tensão na ordem de 89,07%. Na busca da causa foi informado que havia um curto circuito neste cabo para massa entre o transformador e o CCM justificando o fenômeno. De acordo com a EASA - Electrical Apparatus Service Association (Associação de Prestadores de Serviço para Máquinas Elétricas), 1% de Desbalanceamento de Tensão resulta em um Desbalanceamento de Corrente de 6% a 7%. Um Desbalanceamento de Tensão de 3,5% pode aumentar a Temperatura dos enrolamentos em 25%, conforme a EPRI - Electric Power Research Institute, (Instituto de Pesquisas de Energia Elétrica). Emax - Teste Dinâmico com a Qualidade da alimentação Ruin.

19 Tel.: (031) Perguntas? Casos e Exemplos. Obrigado a Todos.


Carregar ppt "Eric de Paula Pedro Alcântara XVII Encontro de Usuários. VITEK. Casos da aplicação e a eficácia do PdMA. Tel.: (031) 32819022 www.vitek.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google