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PublicouAnne Coordenação Alterado mais de 3 anos atrás
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Programa Ensino Integral TUTORIA
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QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DA ESCOLA DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL? DA ESCOLA DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL? AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE EXCELÊNCIA ACADÊMICA PROJETO DE VIDA BASE NACIONAL COMUM PARTE DIVERSIFICADA FORMAR JOVEM PROTAGONISTA PREMISSAS Formação Continuada Corresponsabilidade Protagonismo Excelência em Gestão Replicabilidade VALORES VALORES Valorização da educação pública pela oferta de um ensino de qualidade Valorização dos educadores Gestão Escolar democrática e responsável Espírito de equipe e cooperação Mobilização, engajamento e responsabilização da rede, alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem: espírito público e cidadania Escola como centro irradiador da inovação. Os Quatro Pilares da Educação Pedagogia da Presença Educação Interdimensional Protagonismo JuvenilPRINCÍPIOS BASE / FUNDAMENTOS DO PROGRAMA
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CONCEITO A Tutoria é uma das metodologias do Programa que tem por finalidade atender os alunos nas suas diferentes necessidades e expectativas, e promove o acompanhamento integrado das demais metodologias desenvolvidas na escola. Sendo assim, o tutor deverá conhecer e ter acesso a todas as informações sobre o aluno: seu Projeto de Vida e os resultados do seu desempenho acadêmico. Mesmo transitando no âmbito pessoal, social e profissional (no Ensino Médio) o foco do trabalho do tutor é acadêmico.
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OBJETIVO Promover, por meio do acompanhamento sistemático, o alcance do sucesso escolar dos alunos (excelência acadêmica) e a realização de seu Projeto de Vida.
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RESPONSÁVEIS O Vice-diretor, com o apoio do Professor Coordenador Geral, é o responsável pela organização, desenvolvimento e monitoramento das ações na escola; Todos os educadores são responsáveis pela ação tutorial na escola O número de tutorados para cada educador deve ser equilibrado. O
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TIPOS DE TUTORIA A orientação pessoal. Tem como finalidade proporcionar ao aluno uma formação integral, facilitando-lhe seu autoconhecimento, sua adaptação e a tomada de decisões refletida. A orientação acadêmica. O tutor ajudará o aluno a superar as dificuldades relacionadas com os hábitos e as metodologias de estudo e com sua integração na sala de aula. A orientação profissional. Pretende que o aluno consiga fazer uma escolha profissional e acadêmica de acordo com sua personalidade, suas aptidões e seus interesses. O tutor ajudará o aluno a conhecer a si mesmo e a informar-se sobre os créditos e estudos existentes relacionados com o mundo profissional (ARGUIS, et al. – p.20 – 2002)
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PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES A escolha do tutor garantirá o protagonismo dos alunos e respeitará, na medida do possível, suas preferências por determinado professor/educador. O tutor estabelecerá uma relação de confiança, demonstrará disponibilidade e compromisso com os seus tutorados. O tutor estimulará o tutorado a refletir e chegar a uma conclusão sobre o fato conversado, sem juízo de valor e sem trazer respostas prontas.
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PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES O tutor deve conhecer a história escolar, os sonhos e os objetivos de seus tutorados. O acompanhamento do tutorado tem que ser sistemático e, sempre que possível, planejado a partir dos indicadores discutidos pelo Professor Coordenador Geral nas reuniões de HTPC. O tutor acompanha o desempenho do aluno e solicita, junto ao Professor Coordenador Geral, a ajuda dos outros docentes quando houver necessidade; sempre com foco no seu Projeto de Vida.
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REFERÊNCIAS ARGUIS Ricardo,... (et al.); Tutoria, com a palavra, o aluno. Tradução Fátima Murad – Artmed, Porto Alegre, 2002. COSTA, Antonio Carlos Gomes. Pedagogia da Presença da solidão ao encontro. Modus Faciendi, Belo Horizonte, 2001.
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