A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE DE GESTÃO EM PORTUGAL José Basílio Simões/ ISA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE DE GESTÃO EM PORTUGAL José Basílio Simões/ ISA."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DE GESTÃO EM PORTUGAL José Basílio Simões/ ISA

2 PAINEL II QUALIDADE DE GESTÃO Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis auctor justo velit, vel pulvinar tellus commodo eget. Nulla laoreet, sapien eget bibendum vehicula, massa quam scelerisque nulla, at eleifend neque sem id felis. Proin adipiscing scelerisque leo sagittis dignissim. Duis arcu velit, dignissim quis turpis eget, tempus pulvinar justo. Donec nisi nulla, congue eget fermentum id, tristique at est. Vestibulum consequat arcu odio, quis viverra enim condimentum quis. Duis rutrum metus sed turpis mattis, eu adipiscing ipsum aliquet. Pellentesque nec venenatis arcu, at cursus massa. José Basílio Simões Fundador e Presidente do Conselho de Administração da ISA – Intelligent Sensing Anywhere, primeira empresa portuguesa listada no NYSE Alternext Business Angel Membro de diversas associações empresariais Professor Convidado da Universidade de Coimbra, responsável pela cadeira de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

3 QUALIDADE DE GESTÃO GANHAR DIMENSÃO Um muito breve contexto, fazendo a ponte com os outros Painéis…

4 QUALIDADE DE GESTÃO ONDE ACTUAR? Portugal encontra-se no estágio 3 de desenvolvimento ( Innovation- driven Economy). O crescimento não é mais possível basear-se nos baixos preços das matérias-primas ou da mão-de-obra. Fatores como a Educação, a Formação, a Sofisticação dos modelos de negócio e a Inovação são essenciais para a competitividade.

5 QUALIDADE DE GESTÃO GANHAR DIMENSÃO Os fatores que determinam o crescimento, na fase de desenvolvimento económico em que nos encontramos, exigem maiores investimentos (nomeadamente na qualificação dos recursos humanos) os quais só podem ser rentabilizados ganhando dimensão. As estatísticas mostram que as economias mais fortes, mais competitivas, têm PMEs de maior dimensão. Uma vez validado o modelo de negócio, as startups (e o mesmo se aplica a PMEs não startups…) deverão ter a capacidade de se internacionalizarem e de crescer o mais depressa possível. Este é o grande desafio: como fazer crescer as nossas PMEs!

6 QUALIDADE DE GESTÃO GANHAR DIMENSÃO Como fazer crescer as nossas PMEs? Há um papel que deveria ser desempenhado pelo Estado… O Estado e as grandes empresas nacionais devem ser facilitadores de negócios, estabelecendo contatos e abrindo portas e, acima de tudo, tornando-se embaixadores da tecnologia, produtos e serviços portugueses. -devem ser criadas as condições para que uma percentagem significativa do investimento do Estado e das grandes empresas seja efetuado com recurso aos serviços de PMEs; -a melhor ajuda que o Estado ou uma grande empresa pode dar a uma PME é o de se disponibilizar para ser montra e testemunhar aos seus congéneres internacionais a sua satisfação com os serviços prestados por essa PME. Mas, como em tudo, o papel determinante está nas nossas mãos!

7 QUALIDADE DE GESTÃO EMPREENDER E PARTILHAR Como fazer crescer as nossas PMEs? O papel determinante está nas nossas mãos! Inovação é a colocação no mercado de maior valor acrescentado, de uma forma sustentável…! Para tal é necessário desenvolver um espírito empreendedor em toda a equipa! Também fundamental é o desenvolvimento de uma atitude de partilha. We are what we share! Charles Leadbeater, conselheiro do governo inglês em matérias como a Internet e a Economia do Conhecimento, um dos pais das teorias da Inovação Aberta e do Empreendedorismo Social e que estudou fenómenos de criatividade das massas como o YouTube ou a Wikipedia.Wikipedia

8 QUALIDADE DE GESTÃO EMPREENDER E PARTILHAR We are what we share! A partilha é fundamental para a criação de um ecossistema de inovação que verdadeiramente ajude os empreendedores a fazer crescer as suas empresas e a ter sucesso mais rapidamente. Partilhar contatos, partilhar ideias, partilhar experiências e, acima de tudo, partilhar os insucessos e os erros ou outras razões que estiveram na base desses insucessos. Todos nós aprendemos com os nossos próprios erros mas a verdadeira sabedoria está em aprendermos com os erros dos outros! É por isso que a atitude inteligente é a de partilhar, pois sabemos que não poderemos nunca receber se não estivermos habituados a dar!

9 QUALIDADE DE GESTÃO FORMAÇÃO… PEER GROUPS We are what we share! Todos nós aprendemos com os nossos próprios erros mas a verdadeira sabedoria está em aprendermos com os erros dos outros!

10 QUALIDADE DE GESTÃO FORMAÇÃO… PEER GROUPS We are what we share! Todos nós aprendemos com os nossos próprios erros mas a verdadeira sabedoria está em aprendermos com os erros dos outros! Everybody has the same kind of problems. Don't forget the contingency plan. Plan B, plan C, plan D… Hire slowly, fire quickly! Postpone judgment; ask why not before saying yes, but. Re-questioning the question: Why? Why? Why? 3M Innovation Director: I want my people to make many mistakes but cheap and quick! Amazing how a company can develop during 15 years growing to 60 million without having a formal business plan. It is better to have had and have lost, than to have never had at all (Shakespeare…). Consider carefully where your USP is (yours USP and USP of your company) and delegate everything else. Consider the age of your children when setting up your life plan.

11 QUALIDADE DE GESTÃO PARTILHA… TAMBÉM COM OS CONCORRENTES! Como fazer crescer as nossas PMEs? Partilha com os concorrentes.. Benchmarking como forma de aumento da produtividade, otimização dos processos… Internacionalização em conjunto… Fusões e aquisições…

12 Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tao poucos se dediquem a ele. Henry Ford Em tempo de crise… Há mais talentos disponíveis, com mais humildade, maior espírito de sacrifício e a menores custos. Mais recursos e tempo para o pensamento e a inovação estratégica … para reinventar a organização no seu todo. maximizando o retorno dos ativos existentes e,. envolvendo toda a comunidade de pessoas que com ela trabalha diretamente ou indiretamente,. ter visão de futuro e procurar um novo Oceano Azul de oportunidades e mercados por desbravar, diversificando atividades e criando novas alavancas para o crescimento e para o sucesso. QUALIDADE DE GESTÃO A Procura do Oceano Azul

13 QUALIDADE DE GESTÃO IMPORTÂNCIA DO ECOSSISTEMA Partilha… Criação de um Ecossistema forte, de que todos beneficiem! Começam a existir sinais de crescimento de um ecossistema de empreendedorismo e inovação em Portugal.. Programas de estímulo e apoio à criação de startups são hoje abundantes e têm sido criadas mais empresas com uma vocação internacional de raiz.. Existe uma comunidade de Business Angels mais numerosa, melhor preparada e com disponibilidades para investir em projetos ainda numa fase inicial (seed capital).. Maior predisposição das universidades para se aproximarem das indústrias. São processos que levam pelo menos uma geração a surtir efeito… precisamos de mais casos de sucesso que ajudem a alimentar esta comunidade, precisamos de mais empreendedores que se tornem business angels e investidores de capital de risco, precisamos da tal cultura de partilha e cooperação entre os vários atores, incluindo o Estado e as grandes empresas e, unidos para fazer crescer as startups e, acima de tudo, precisamos de ambição! Mas, como em tudo, o papel determinante está nas nossas mãos!

14 O Homem é do tamanho do seu sonho. The size of the dreams make the man. Fernando Pessoa

15 15

16


Carregar ppt "QUALIDADE DE GESTÃO EM PORTUGAL José Basílio Simões/ ISA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google