A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A xávega era uma arte de pesca já existente na Idade Média.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A xávega era uma arte de pesca já existente na Idade Média."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A xávega era uma arte de pesca já existente na Idade Média

4

5 A arte de pesca referida era gigantesca para a época e em grande parte das vezes transportada por homens e mulheres.

6 A bela embarcação que a lançava, movida a dezenas de braços humanos com os seus longos remos era designado por «barco do mar» ou «meia lua»

7 Uma companha era constituída por dois barcos do mar, tendo em apoio alguns palheiros em madeira, onde eram resguardados os aprestos marítimos, os bois e muitas vezes os pescadores. Ao longe vê-se um mastro onde era colocada a sinalética informativa da actividade que estava a decorrer, visível a longa distancia

8 Os abnegados bois, da raça marinhoa, eram aqueles que faziam os trabalhos mais pesados, lançando e retirando o barco do mar, puxando a rede e o carro de bois utilizado.

9 Os carros de bois eram adaptados aos movimentos sobre as areias com rodas bastante largas, em madeira.

10 Chegou o momento de lançar o barco ao mar, carregado de remadores e das suas redes, deslizando sobre rolos e varas num esforço titânico de animais e pescadores.

11 O barco partiu através das ondas litorais e quem ficou em terra recolhe e prepara as varas para o ajudar a varar depois de lançar a rede.

12 Varado o meia lua, a rede começa a ser lentamente recolhida, numa azafama quase violenta, em que as parelhas de bois vão puxando lentamente a rede para o areal.

13 Quando, ao longe, no mar, se observam as bóias é sinal que a rede vem ali e já se está aproximando de terra.

14 O saco da rede está entrando na praia e os pescadores, num frenesim, retiram-no com cuidado para que a rede não sofra danos com o atrito

15 Felizmente a rede hoje veio bem cheia, dando para matar a fome a todos…..

16 Separado o peixe em cabazes de verga, chegou a altura de o levar para a lota onde almocreves e peixeiros o vão comprar em leilão

17 Mais uma vez os bois arrastam o fruto do lanço pelo areal, sendo necessárias duas juntas para arrastar o carro carregado.

18 Terminou o dia de trabalho para a maioria, as redes são estendidas no areal para secarem e receber alguma manutenção.

19 Os mestres de redes, lentamente, remendam alguns buracos mais pequenos e reconstroem outros maiores.

20 As Varinas juntam parte do cunhão que coube ao seu marido e correm para a povoação mais própria a fazer algum dinheiro para a família

21


Carregar ppt "A xávega era uma arte de pesca já existente na Idade Média."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google