A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÍNDICE DE AULAS Slides Aula 1 Slides Aula 2 Slides Aula 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÍNDICE DE AULAS Slides Aula 1 Slides Aula 2 Slides Aula 3"— Transcrição da apresentação:

1 ÍNDICE DE AULAS Slides Aula 1 Slides Aula 2 Slides Aula 3

2 Figura – Onde está? Fonte: Prevenção Online..
CURSO DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL Figura – Onde está? Fonte: Prevenção Online..

3 PARTE 1 – O QUE É ORGANIZAÇÃO PESSOAL
É um conjunto de ações que permitem a realização de nossas atividades com o maior ganho possível de resultado. É preciso ter: vontade disciplina planejamento

4 PARTE 2 – BENEFÍCIOS DA ORGANIZAÇÃO PESSOAL
YOUTUBE. Desenho animado O desorganizado. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PMoINjIgE3o>. Acesso em: 10 out

5 PARTE 2 – BENEFÍCIOS DA ORGANIZAÇÃO PESSOAL
Ganha-se tempo Respeito Mais lazer Confiança Melhores Resultados Crescimento Profissional YOUTUBE. Desenho animado O desorganizado. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PMoINjIgE3o>. Acesso em: 10 out

6 Uma garota e muita bagunça! PARTE 3 – POR ONDE COMEÇAR?
Figura 2 – Cadê meu CD? Fonte: Belo, Coisa e Tal.

7 PARTE 4 – PRÁTICA: SOU ORGANIZADO?
Como anda a sua capacidade de organização? Figura 3 – Tarefas. Fonte: Educar é tudo.

8 - Organização: vontade, disciplina e planejamento.
PORQUE PRECISAMOS SER ORGANIZADOS Relembrando... - Organização pessoal é um conjunto de ações que permitem a realização de nossas atividades no tempo adequado com o maior ganho possível de resultado. - Organização: vontade, disciplina e planejamento. - Benefícios: respeito, melhores resultados, confiança, ganha-se tempo, respeito, mais lazer e crescimento profissional. - Por onde começar: pela atividade que mais tem prejudicado a nossa vida pessoal, escolar ou profissional.

9 PARTE 1 – O QUE UTILIZAR OU DESCARTAR
É preciso fazer a escolha certa: o que realmente preciso conservar? Figura 1 – Onde estou? Fonte: Phrisma.

10 PARTE 1 – O QUE UTILIZAR OU DESCARTAR
Qual é o seu jeito para organização? TRÍADE DO TEMPO. Viva com organização. Disponível em: <http://www.secth.com.br/imagens/editor/e-book/organizacao-pessoal-%20dicas-para-voce-%20arrumar-sua-papelada-e-por-em-ordem-suas-gavetas-de-uma-vez.pdf>. Acesso em: 12 out

11 PARTE 2 – COMO ORGANIZAR Figura 2: Como encontrar coisas perdidas. Fonte: Blogspot Isis Oliveira. “Se você não puder encontrar um objeto em trinta segundos, é porque ele está no lugar errado.” (Donna D. Mcmillan)

12 PARTE 3 – MANTER UM AMBIENTE SAUDÁVEL
A organização pessoal ajuda a criar um ambiente harmonioso. Cada coisa no seu lugar sempre refletirá um aspecto saudável ao ambiente. Figura 3: Esforço e disciplina. Fonte: Cada coisa no seu lugar.

13 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
PARTE 3 – MANTER UM AMBIENTE SAUDÁVEL DATA DIA DA SEMANA HORÁRIO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 01/11 Quinta-feira 08h00 Levantar / higiene pessoal / Vestir-se 08h20 Tomar café 08h40 Verificar as tarefas da escola para o dia 09h00 Iniciar estudo da matéria X...

14 PARTE 4 – PRÁTICA: CONSERVAÇÃO E DISCIPLINA
A disciplina é a escada para o sucesso em qualquer atividade e serviço. Traçar planos e organizar a rotina ajudam a atingir os objetivos.  DISCIPLINA GOOGLE. Banco de Imagens. Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_97im9i9-5PU/Snz_eQ5J8dI/AAAAAAAAAHA/T17KSvDs-mQ/s400/disciplina.jpg>. Acesso em: 10 out

15 PARTE 4 – PRÁTICA: CONSERVAÇÃO E DISCIPLINA

16 Relembrando... A ORGANIZAÇÃO PESSOAL NO PASSO A PASSO
- Conservar ou descartar: é realmente útil? Me comprometerá se eu me desfizer desse objeto? - Alguns minutos de organização ajudam a economizar muito tempo para outras atividades. - A nossa organização ajuda a criar um ambiente harmonioso. - A disciplina é a escada do sucesso para qualquer atividade!

17 Fonte: Sala Estudo Virtual.
PARTE 1 – TAREFAS, TRABALHOS E ESTUDOS NA ESCOLA Como você costuma estudar para provas ou organizar outras atividades em sala de aula? Figura 1- Saber estudar. Fonte: Sala Estudo Virtual.

18 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
PARTE 1 – TAREFAS, TRABALHOS E ESTUDOS NA ESCOLA DATA DIA DA SEMANA HORÁRIO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 05.11 Segunda-feira 20h00 Estudar português, fazer exercícios 21h00 Estudar matemática, fazer exercícios 22h00 Ler o livro “Quincas Borba” 22h30 até 22h45 Separar materiais para a escola Lista de atividades ou agenda

19 Figura 2 – Uma bagunça e tanto.
PARTE 2 – ORGANIZANDO-SE NO TRABALHO A organização no ambiente do trabalho reflete a imagem que o outro faz do jovem profissional. A organização no trabalho ajuda o jovem profissional a ser mais respeitado perante outros colegas, chefia e a obter conquistas materiais. Trabalhar desenvolve a capacidade de pensar, de tomar decisões, de encontrar soluções, de construir projetos e de aprender a lidar com gente. Figura 2 – Uma bagunça e tanto. Fonte: Veja – Abril.

20 PARTE 3 – FAZENDO A DIFERENÇA NA COMUNIDADE
- Atitude: realizar uma ação. - Planejamento: ordenar cada passo. - Hábito: fazer regularmente. Jovens do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro Figura 3 – A força jovem na comunidade. Fonte: O Globo.

21 Figura 4 – Fazer escolhas.
PARTE 4 – PRÁTICA: ORGANIZANDO TAREFAS Observe o que está à sua volta. Sempre há oportunidades de melhorar a nossa organização na escola e no trabalho. Para conservar o que organizamos é preciso disciplina: hábito de fazer o que é preciso sempre que identificarmos a oportunidade. Figura 4 – Fazer escolhas. Fonte: Site de Dicas. Para organizar suas tarefas utilize a lista de atividades ou agenda!

22 Relembrando... A ORGANIZAÇÃO NA VIDA ESCOLAR, COMUNIDADE E TRABALHO
Planejar é a forma mais adequada para começar algo, desenvolver e concluir a partir de um tempo determinado. Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Para um projeto ser considerado sustentável ele deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Quem planeja com frequência adquire um hábito e essa atitude será muito importante quando o aluno for para o mercado de trabalho.

23 Fonte: Otimização de Sites.
PARTE 1 – GANHOS X PERDAS Utilizar-se da organização é mais que uma necessidade, é uma exigência mínima do mercado para o futuro profissional numa equipe. A organização demonstra que você se preocupa com o que está à sua volta. Figura 2 – Resultados. Fonte: Otimização de Sites. Um passo importante na direção do seu crescimento profissional numa empresa.

24 PARTE 2 – COMO COMPENSAR AS PERDAS PARA ORGANIZAR-SE
Quando optamos em organizar algo, certamente gastaremos um pouco do nosso tempo, porém, esse tempo será poupado depois, e aproveitado para o lazer, estudos e cursos. É importante evitar o acúmulo de atividades, pois esse comportamento retrata a desorganização, perda de tempo e gera estresse. Figura 6 – Acabar com a desorganização. Fonte: Faça a diferença.

25 Fonte: Engenharia Cotidiana.
PARTE 3 – REGRA 80/20 A lei de Pareto (ou princípio 80/20) foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Esta lei diz que: 80% das consequências advêm de 20% das causas. Figura 8 – Gráfico. Fonte: Engenharia Cotidiana. Para conseguir todos seus objetivos e chegar a ser o que você é capaz de ser você tem que ter seus 20% de tempo mais importantes sob controle.

26 Fonte: Blog Jonas Alves.
PARTE 4 – PRÁTICA: VIVENCIAR OS GANHOS Agora você terá a oportunidade de recordar e fixar os assuntos vistos durante esta aula. Participe! Figura 9 – Gincana. Fonte: Blog Jonas Alves.

27 Relembrando... PERDAS E GANHOS PARA ORGANIZAÇÃO
Utilizar-se da organização é mais que uma necessidade, é uma exigência mínima do mercado para o futuro profissional numa equipe. É importante evitar o acúmulo de atividades, pois esse comportamento retrata a desorganização, perda de tempo e gera estresse. Princípio 80/20: O segredo está na qualidade e não na quantidade, ou seja, não é quanto se preparam, mas como se preparam. É importante que o aluno aprenda a priorizar as ações/estudo (20%) que gerem maiores resultados (80%).

28 Exemplo de mapa mental

29 Fonte: Planeta Behavior.
PARTE 1 – AUTODISCIPLINA Procrastinar é adiar determinadas atividades para fazer outras. Muitas vezes a atividade deixada de lado só é realizada ou retomada quando se está no limite do prazo. A autodisciplina é um comportamento adquirido com treino e vontade. Figura 1 – Fim de prazo. Fonte: Planeta Behavior.

30 PARTE 2 – LOCAL ADEQUADO - Tenha um local único;
- Silêncio no lugar onde estuda; - Lugar em condições de receber todo o material necessário; - Organização do material; - Ambiente. Figura 2 – Onde eu estudo? Fonte: Blog PauloSocioFilo.

31 - Princípio do Objetivo: aonde se quer chegar.
PARTE 3 – OS 4 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO - Princípio do Objetivo: aonde se quer chegar. - Princípio da Concentração: foco de nossas forças para um determinado ponto. - Princípio da Proteção do Tempo: maior eficiência com menor esforço e tempo adequado. - Princípio do Controle: saber onde o tempo foi aplicado e resultados obtidos. Figura 3 – O aluno. Fonte: Fotos da Hora.

32 PARTE 4 – PRÁTICA: MELHORAR SUA PERFOMANCE EM ALGUMAS ATIVIDADES
Como fazer anotações? Anotar apenas o que é absolutamente essencial para o correto entendimento do assunto. No texto busque sempre a ideia mestra ou principal porque a partir dela todo o raciocínio é construído. Figura 4 – Esclarecer dúvidas. Fonte: Blog Professor Cavalcanti.

33 Relembrando... ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: OUTRAS IMPORTANTES AÇÕES
- Procrastinar é adiar determinadas atividades para fazer outras. - Autodisciplina é um comportamento adquirido com treino e vontade. - Recomenda-se manter um local preparado para estudos. - Princípios básicos da administração do tempo: a) Objetivo b) Concentração c) Proteção do tempo d) Controle - Apontamentos: anotar apenas o que é absolutamente essencial para o correto entendimento do assunto.

34 Figura 1 – Lazer e diversão. Fonte: Lazer Paraisópolis.
PARTE 1 – LAZER: CLUBE, FESTAS E VIAGENS Todos precisamos de lazer e cada um deve procurar atividades que tragam satisfação e recuperem as energias para os desafios da escola e do trabalho. Figura 1 – Lazer e diversão. Fonte: Lazer Paraisópolis.

35 Figura 2 – Como usar o tempo livre.
PARTE 1 – LAZER: CLUBE, FESTAS E VIAGENS Figura 2 – Como usar o tempo livre. Fonte: Isto É .

36 Figura 3 – Planeta sustentável.
PARTE 2 – ORGANIZAR E IMPLANTAR AÇÕES: TRABALHO VOLUNTÁRIO E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Voluntário: pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade, sem fins lucrativos. Responsabilidade socioambiental: é a atitude que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas. Figura 3 – Planeta sustentável. Fonte: Liter of Light.

37 Figura 4 – Pinguins em férias.
PARTE 3 – UM CURSO PARA APERFEIÇOAR-SE Férias ou finais de semana são importantes também para realizarmos cursos de aperfeiçoamento. Figura 4 – Pinguins em férias. Fonte: Blog Acesso.

38 PARTE 4 – ÉTICA NA REDES SOCIAIS
- Observar sempre o correto endereçamento da mensagem para evitar o envio à pessoa errada. - Tenha muito cuidado com o que é escrito e dito nas redes sociais. - Lembre-se: não há como garantir o segredo de uma informação que é compartilhada na internet. - Postar fotos com outras pessoas somente com a sua autorização. Figura 5 – Redes Sociais. Fonte – Google. - Verificar sempre se aquilo que se escreve irá causar problemas para você ou para outras pessoas.

39 Relembrando... TEMPO LIVRE: ONDE E COMO GASTÁ-LO?
- Todos precisamos de lazer e cada um deve procurar atividades que tragam satisfação e recuperem as energias para os desafios da escola e do trabalho. - Definir objetivos para gastar o tempo livre e priorizar atividades importantes. - Voluntário: pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade, sem fins lucrativos. - Férias ou finais de semana são importantes também para realizarmos cursos de aperfeiçoamento. Nas redes sociais verificar sempre se aquilo que se escreve irá causar problemas para você ou para outras pessoas.

40 PARTE 1 – SALÁRIO, MESADAS E OUTRAS
- Controlar gasto da mesada ou salário. - Pesquisar lojas diferentes antes de comprar. - Evitar levar toda a mesada em festas, baladas e outras formas de diversão para não gastá-la de uma só vez. - Reservar 10% da mesada para situações de imprevisto. - Poupar para construir sonhos: cursos, viagens, roupas etc. Figura 1 – Minha mesada. Fonte: Conversa de Menina.

41 Fonte: Tribo Underground.
PARTE 2 – REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO: COMO GASTAR POUCO - O desperdício se esconde, muitas vezes, no dia a dia, faz parte da rotina e é difícil de ser percebido. - Gastar de forma controlada: saber a utilidade do que se quer adquirir e se vale o preço pedido. - Poupar: estabeleça um objetivo e deposite de 10% a 20% da sua mesada ou salário mensalmente na caderneta de poupança. Figura 2 – Poupar é bom! Fonte: Tribo Underground.

42 Figura 3 – Necessidade e desejo.
PARTE 3 – NOVIDADE, NECESSIDADE E DESEJO NOVIDADE NOVIDADE NOVIDADE NOVIDADE Figura 3 – Necessidade e desejo. Fonte: Portal dos Pais.

43 PARTE 4 – PRÁTICA: COMO ESTÁ A MINHA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA?
Regra principal: Nunca gaste mais do que você ganha! Figura 4 – O dinheiro acabou? Fonte: Mundo das tribos.

44 Fonte: Educadores dia a dia.
PARTE 5 – AVALIAÇÃO FINAL Uma simples AVALIAÇÃO! Boa sorte! Figura 5 – Avaliação. Fonte: Educadores dia a dia.

45 Relembrando... COMO ORGANIZAR-SE FINANCEIRAMENTE
- Evitar levar toda a mesada em festas, baladas e outras formas de diversão para não gastá-la de uma só vez. - Poupar: estabeleça um objetivo e deposite de 10% a 20% da sua mesada ou salário mensalmente na caderneta de poupança. - Necessidade: o que precisamos para viver, o que é fundamental. - Desejo: o que não é necessário. Proporciona satisfação e bem-estar. - Novidade: são produtos ou serviços que nos induzem à necessidade ou desejo.

46 PARTE 1 – COMO ASSUMIR A EXCELÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO
Figura 1 - A diferença. Fonte: Endeavor Brasil. Qual ideia a imagem transmite?

47 Qual ideia a imagem transmite?
PARTE 2 – PERSISTÊNCIA E PERSEVERANÇA Perseverar Persistir Figura 2 - Escolhas. Fonte: Google. Qual ideia a imagem transmite?

48 Figura 3 - Currículo profissional.
PARTE 3 – COMO ORGANIZAR UM CURRÍCULO PROFISSIONAL - "Curriculum vitae": resumo da vida profissional. - Objetivos: a) Ser chamado para uma entrevista de emprego; b) Mantê-lo atualizado para qualquer situação. Exemplo: ficar disponível para o mercado; c) Manter o currículo em sites de emprego. - Escrever resumidamente. Um bom currículo não precisa ter mais do que duas folhas de sulfite A4. Figura 3 - Currículo profissional. Fonte: GP Portal.

49 Tels: 2305-4523 / 2239-9090 e-mail: mceci@hotmail.com
Maria Ceci Marcondes Rua Doutor Francisco Fortes, 78 / 104 Vila Isabel - Rio de Janeiro / RJ Tels: / 30 anos, casada, 1 filha Figura 4 – Currículo. Fonte: Grátis Online.

50 Figura 5 – Opinião. Fonte: Jangadeiro Online.
PARTE 4 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO Precisamos saber a sua opinião a respeito do nosso curso! Figura 5 – Opinião. Fonte: Jangadeiro Online.

51 conseguidos não pela força, mas pela perseverança."
"Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança." Samuel Johnson - escritor e pensador inglês ( ) Figura 6 – Certificado. Fonte: Google.


Carregar ppt "ÍNDICE DE AULAS Slides Aula 1 Slides Aula 2 Slides Aula 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google