A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO Prof. Roger Guilherme.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO Prof. Roger Guilherme."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO Prof. Roger Guilherme

2 EMENTA Nome da Disciplina: ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO Regime: Semestral Carga Horária Total: 45 Horas/aula Créditos: 03 Semestre de Oferta: 3º Caráter: Obrigatória Sistema de Avaliação: I Código: EMENTA Estudo teórico-prático de softwares para unidades de informação: tipologia, as principais diferenças. Análise e avaliação de softwares para bibliotecas e unidades de informação.

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE 1: Tipologias de software: livre, gratuito, proprietário: diferenças, vantagens, desvantagens, sob o aspecto sócio- econômico e profissional. UNIDADE 2: Teoria e prática da avaliação de softwares de unidades de informação: métodos, propostas de avaliação, request for proposal. UNIDADE 3: Tecnologias aplicadas aos sistemas de informação de bibliotecas. UNIDADE 4: Projeto para avaliação de software para unidades de informação.

4 A NECESSIDADE DE APRENDER O Acadêmico, enquanto futuro profissional da informação deve tornar-se capaz de diagnosticar suas necessidades, ter conhecimento sobre suas opções e conhecimento de mercado. Através de instruções técnicas sobre informática + biblioteconomia o estudante se tornará qualificado para reconhecer linguagens de programação, tipos de serviços eletrônicos, protocolos internacionais de comunicação, entre outros. O bibliotecário deve ser o profissional mais adequado na sua instituição de trabalho para saber perguntar na hora de adquirir um software. Afinal somente ele conhece a área de aplicação, a realidade da biblioteca, as necessidades da mesma, a terminologia técnica da área e principalmente porque será ele que irá utilizar o programa.

5 PORQUE AVALIAR SOFTWARES? O profissional bibliotecário deve manter o compromisso de oferecer um serviço de qualidade, que não onere tempo, nem transtornos ao seu usuário. Em tempos em que a velocidade da informação está em alta, tudo que as pessoas menos querem é perder tempo. O bibliotecário enquanto gestor da sua biblioteca precisa saber que produto ele está se propondo a usar, e o que este produto vai lhe oferecer de facilidades no desempenho diário da biblioteca. Além disso, ele precisa saber qual o custo deste programa e o que a compra dele acarretará para futuras compras de equipamentos.

6 SOFTWARES MAIS UTILIZADOS

7 Aleph

8 Minibiblio

9 Sophia

10 OrtoDocs

11 VTLS

12 ABCD

13 OPENBIBLIO

14 Thesaurus

15 Datalegis

16 Informa

17 Caribe

18 Alexandria

19 GNUteca

20 Koha

21 PHL

22 Weblis

23 Emilda

24 Clabel

25 SAB II

26 ...

27 Exercício para próxima aula 1.Conceitos 2.HTML 3.PHP 4.WWW 5.Z CDS/ISIS 7.OPAC 8.ISO MYSQL 10.BANCO DE DADOS 11.SISTEMA OPERACIONAL 12.HARDWARE 13.SOFTWARE 14.SOFTWARE FREEWARE 15.SOFTWARE SHAREWARE 16.GNU/GPL 17.COPYLEFT 18. SOFTWARE 19. SOFTWARE FREEWARE 20. SOFTWARE SHAREWARE 21. GNU/GPL 22. COPYLEFT 23. MIDLEWARE 24. INTERNET 25. INTRANET 26. WAP 27. FEED 28. PDF 29. XML 30. CSS 31. TABLELESS 32. JAVA 33. LINUX 34. PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO

28 Exercício para próxima aula 35.FTP 36.TELNET 37.PHP 38.ASCII 39.SOFTWARE LIVRE 40.FOSS 41.OPAC 42.POSTGRESQL 43.ARQUIVO INVERTIDO 44.WIRELESS 45.TAG REGRAS PARA ENTREGA: -MANUSCRITO -CANETA PRETA OU AZUL -ENTREGA DIA 20/03 -VALOR: 2 PONTOS


Carregar ppt "ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO Prof. Roger Guilherme."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google