A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Magnetismo Ímãs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Magnetismo Ímãs."— Transcrição da apresentação:

1 Magnetismo Ímãs

2 Imãs Primeiras observações registradas por José Maria na Magnésia, uma Região da Tessália (que atualmente faz parte da Grécia). Os relatos se referem a um mineral que atrai pedaços de ferro: o ímã natural (Fe3O4).

3 Orientação de um ímã livre
Um ímã livre alinha-se na direção norte-sul. Os pólos (extremidades) do ímã recebem o nome dos pólos geográficos para os quais apontam.

4 Pólos de um ímã A distribuição da limalha de ferro mostra a existência de um Campo Magnético. Esse campo é mais intenso próximo aos pólos.

5 Forças entre ímãs Princípios da atração e da repulsão: Pólos iguais se repelem, pólos iguais se atraem.

6 Inseparabilidade Cada pedaço de um ímã é um novo ímã.
Não existem pólos magnéticos isolados (monopólos magnéticos).

7 Campo Magnético As linhas de indução do Campo Magnético “saem” do pólo norte e “entram” no pólo sul do ímã. Na presença de um campo magnético externo, a tendência de um ímã livre é alinhar-se ao mesmo, com seu pólo Norte apontando o sentido das linhas de indução.

8 Magnetismo Terrestre A Terra se comporta como um grande ímã cujo pólo norte magnético se encontra próximo ao sul geográfico e cujo pólo sul magnético se encontra próximo ao norte geográfico.

9 Vetor Campo Magnético

10 Campo Magnético Uniforme

11 Força Magnética O campo magnético atua sobre cargas em movimento, exercendo sobre elas uma força proporcional à sua velocidade e ao próprio campo, perpendicular a ambos. A intensidade da força também depende da direção relativa entre v e B.

12 Força Magnética A força Magnética é diretamente proporcional à carga da partícula, à sua velocidade e à intensidade do campo magnético. A força também é nula sobre partículas que se movem paralelamente às linhas de força do campo magnético e máxima sobre partículas que se movem perpendicularmente a essas linhas.

13 Força Magnética As regras da mão esquerda e do “tapa” indicam a orientação da força sobre uma carga positiva. Para cargas negativas, devemos inverter o sentido da força.

14 Exemplos: F=0N

15 Movimento de partículas eletrizadas em um Campo Magnético Uniforme
Partícula lançada paralelamente ao campo magnético: Nesse caso não há força magnética. A partícula se mantém em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

16 Movimento de partículas eletrizadas em um Campo Magnético Uniforme
Partícula lançada perpendicularmente ao campo magnético: A força magnética atua como força centrípeta A partícula executa movimento circular uniforme (MCU)

17 Movimento de partículas eletrizadas em um Campo Magnético Uniforme
Raio do MCU: Período do MCU:

18 Movimento de partículas eletrizadas em um Campo Magnético Uniforme
Partícula lançada obliquamente ao campo magnético: O movimento da partícula será uma composição dos dois movimentos anteriores: MCU e MRU. O resultado será um movimento helicoidal uniforme (MHU). A distância d é chamada de “passo” do movimento helicoidal.

19 Movimento de partículas eletrizadas em um Campo Magnético Uniforme
Raio do MHU: Passo do MCU: Obs: θ é o ângulo formado entre a velocidade da partícula e as linhas de força do campo magnético.

20 Origem do Campo Magnético
A natureza é simétrica!

21 O experimento de Oersted
A agulha de uma bússola sofre desvio quando esta é colocada nas proximidades de uma corrente elétrica. A corrente elétrica é capaz de produzir um campo magnético!

22 Campo grado por um condutor retilíneo “infinito”

23 Campo grado por uma espira circular

24 Campo grado por um solenóide


Carregar ppt "Magnetismo Ímãs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google