A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REINO DAS PLANTAS. AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; SÃO AUTOTRÓFICAS; SÃO AUTOTRÓFICAS;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REINO DAS PLANTAS. AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; SÃO AUTOTRÓFICAS; SÃO AUTOTRÓFICAS;"— Transcrição da apresentação:

1 REINO DAS PLANTAS

2 AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; SÃO AUTOTRÓFICAS; SÃO AUTOTRÓFICAS; SEGUNDO HIPÓTESE MAIS ACEITA, ELAS EVOLUIRAM DE ANCESTRAIS PROTISTAS (ALGAS AQUÁTICAS); SEGUNDO HIPÓTESE MAIS ACEITA, ELAS EVOLUIRAM DE ANCESTRAIS PROTISTAS (ALGAS AQUÁTICAS); FORAM OBSERVADAS SEMELHANÇAS ENTRE ALGUNS TIPOS DE CLOROFILA QUE EXISTEM TANTO NAS ALGAS VERDES COMO NAS PLANTAS. FORAM OBSERVADAS SEMELHANÇAS ENTRE ALGUNS TIPOS DE CLOROFILA QUE EXISTEM TANTO NAS ALGAS VERDES COMO NAS PLANTAS.

3 CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS: CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS: - A CARACTERÍSTICA DA PLANTA SER VASCULAR OU AVASCULAR, ISTO É, A PRESENÇA OU NÃO DE VASOS CONDUTORES DE SEIVA BRUTA (ÁGUA E SAIS MINERAIS) E ELABORADA (MATÉRIA ORGÂNICA).

4 CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS TER OU NÃO ESTRUTURAS REPRODUTORAS (SEMENTE, FRUTO E FLOR) OU AUSÊNCIA DELAS. TER OU NÃO ESTRUTURAS REPRODUTORAS (SEMENTE, FRUTO E FLOR) OU AUSÊNCIA DELAS.

5 PLANTAS FANERÓGAMAS SÃO PLANTAS QUE POSSUEM SEMENTES; SÃO PLANTAS QUE POSSUEM SEMENTES; POSSUEM RAIZ, CAULE E FOLHAS; POSSUEM RAIZ, CAULE E FOLHAS; ALGUMAS POSSUEM FRUTOS; ALGUMAS POSSUEM FRUTOS; SÃO DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS: SÃO DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS: - GIMNOSPERMAS; - ANGIOSPERMAS;

6 PLANTAS CRIPTÓGAMAS PODEM SER AVASCULARES OU VASCULARES; PODEM SER AVASCULARES OU VASCULARES; NÃO POSSUEM SEMENTES; NÃO POSSUEM SEMENTES; NÃO APRESENTAM FLORES E FRUTOS; NÃO APRESENTAM FLORES E FRUTOS; SÃO CLASSIFICADAS EM DOIS GRUPOS: SÃO CLASSIFICADAS EM DOIS GRUPOS: - BRIÓFITAS (MUSGOS); - PTERIDÓFITAS (SAMAMBAIAS).

7

8

9 GIMNOSPERMAS SÃO PLANTAS QUE ALCANÇAM GRANDE PORTE; SÃO PLANTAS QUE ALCANÇAM GRANDE PORTE; VIVEM PREFERENCIALMENTE EM REGIÕES DE CLIMA FRIO E TEMPERADO; VIVEM PREFERENCIALMENTE EM REGIÕES DE CLIMA FRIO E TEMPERADO; APRESENTAM VASOS CONDUTORES; APRESENTAM VASOS CONDUTORES; EXEMPLO: PINHEIROS EXEMPLO: PINHEIROS

10 GIMNOSPERMAS A DENOMINAÇÃO DE GIMNOSPERMA VEM DO GREGO gymnos, “NU”; sperma ‘SEMENTE”. A DENOMINAÇÃO DE GIMNOSPERMA VEM DO GREGO gymnos, “NU”; sperma ‘SEMENTE”. AS SEMENTES DAS GIMNOSPERMAS SÃO NUAS, POIS NÃO HÁ PRODUÇÃO DE FRUTOS. AS SEMENTES DAS GIMNOSPERMAS SÃO NUAS, POIS NÃO HÁ PRODUÇÃO DE FRUTOS. AS SEMENTES ABRIGAM O EMBRIÃO, GARANTINDO O SEU DESENVOLVIMENTO ATÉ O SURGIMENTO DE FOLHAS NOVAS. AS SEMENTES ABRIGAM O EMBRIÃO, GARANTINDO O SEU DESENVOLVIMENTO ATÉ O SURGIMENTO DE FOLHAS NOVAS.

11

12 GIMNOSPERMAS UMA DAS GRANDES INOVAÇÕES REPRODUTIVAS FOI A INDEPENDÊNCIA DA ÁGUA PARA REPRODUÇÃO. UMA DAS GRANDES INOVAÇÕES REPRODUTIVAS FOI A INDEPENDÊNCIA DA ÁGUA PARA REPRODUÇÃO.

13 CICLO REPRODUTIVO PODEM APRESENTAR INDIVÍDUOS DE ESPÉCIES SEPARADAS OU NÃO (HERMAFRODITAS). PODEM APRESENTAR INDIVÍDUOS DE ESPÉCIES SEPARADAS OU NÃO (HERMAFRODITAS). AS ESTRUTURAS REPRODUTIVAS SÃO CHAMADAS DE ESTRÓBILOS. AS ESTRUTURAS REPRODUTIVAS SÃO CHAMADAS DE ESTRÓBILOS. OS ESTRÓBILOS MASCULINOS PRODUZEM O GRÃO DE PÓLEN. OS ESTRÓBILOS MASCULINOS PRODUZEM O GRÃO DE PÓLEN.

14 ESTRÓBILOS

15 CICLO REPRODUTIVO O GRÃO DE PÓLEN, EM CONTATO COM O ESTRÓBILO FEMININO, DÁ ORIGEM A UM TUBO, O TUBO POLÍNICO. O GRÃO DE PÓLEN, EM CONTATO COM O ESTRÓBILO FEMININO, DÁ ORIGEM A UM TUBO, O TUBO POLÍNICO. DURANTE A FORMAÇÃO DO TUBO POLÍNICO, UMA DAS CÉLULAS DO GRÃO DE PÓLEN FORMARÁ O GAMETA MASCULINO, QUE DESCERÁ PELO TUBO ATÉ O GAMETA FEMININO, NO OVÁRIO. DURANTE A FORMAÇÃO DO TUBO POLÍNICO, UMA DAS CÉLULAS DO GRÃO DE PÓLEN FORMARÁ O GAMETA MASCULINO, QUE DESCERÁ PELO TUBO ATÉ O GAMETA FEMININO, NO OVÁRIO.

16

17 CICLO REPRODUTIVO OS ÓVULOS FECUNDADOS DESENVOLVEM-SE DANDO ORIGEM ÀS SEMENTES. OS ÓVULOS FECUNDADOS DESENVOLVEM-SE DANDO ORIGEM ÀS SEMENTES. EXEMPLO: NO PINHEIRO-DO-PARANÁ, AS SEMENTES RECEBEM O NOME DE PINHÃO. JÁ OS ESTRÓBILOS FEMININOS SÃO DENOMINADOS PINHAS. EXEMPLO: NO PINHEIRO-DO-PARANÁ, AS SEMENTES RECEBEM O NOME DE PINHÃO. JÁ OS ESTRÓBILOS FEMININOS SÃO DENOMINADOS PINHAS. QUANDO AMADURECE A PINHA SE ABRE E LIBERA AS SEMENTES. QUANDO AMADURECE A PINHA SE ABRE E LIBERA AS SEMENTES.

18

19

20 ESTRÓBILO FEMININO DO PINHEIRO

21 ANGIOSPERMAS AS PLANTAS MAIS COMUNS E ABUNDANTES QUE EXISTEM, PODENDO SER ENCONTRADAS EM VÁRIOS TIPOS DE HÁBITATS. AS PLANTAS MAIS COMUNS E ABUNDANTES QUE EXISTEM, PODENDO SER ENCONTRADAS EM VÁRIOS TIPOS DE HÁBITATS. PODEM SER: PODEM SER: - HERBÁCEAS (COMO O TRIGO); - ARBUSTIVAS (COMO O CAFEEIRO); - ARBÓREAS ( COMO O IPÊ).

22 ANGIOSPERMAS APRESENTAM VASOS CONDUTORES, FLORES E FRUTOS QUE GUARDAM AS SEMENTES. APRESENTAM VASOS CONDUTORES, FLORES E FRUTOS QUE GUARDAM AS SEMENTES.

23

24 CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMAS POSSUEM CINCO ETAPAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO: POSSUEM CINCO ETAPAS IMPORTANTES NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO: POLINIZAÇÃO: O VENTO, OS INSETOS, AVES E MORCEGOS TRANSPORTAM O PÓLEN DE UMA FLOR A OUTRA, OU DA PARTE MASCULINA PARA FEMININA DA MESMA FLOR. POLINIZAÇÃO: O VENTO, OS INSETOS, AVES E MORCEGOS TRANSPORTAM O PÓLEN DE UMA FLOR A OUTRA, OU DA PARTE MASCULINA PARA FEMININA DA MESMA FLOR.

25

26

27 CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMAS - FECUNDAÇÃO: É A UNIÃO DA OOSFERA (GAMETA FEMININO) COM O NÚCLEO ESPERMÁTICO (GAMETA MASCULINO). OCORRE A FORMAÇÃO DO TUBO POLÍNICO. - FORMAÇÃO DE FRUTOS: OS ÓVULOS TRANSFORMAM-SE EM SEMENTES. O OVÁRIO DA FLOR DESENVOLVE-SE, FORMANDO O FRUTO.

28

29

30

31 CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMAS - DISPERSÃO DAS SEMENTES: OS FRUTOS PODEM SER COMIDOS POR ANIMAIS E AS SEMENTES DISPERSAS PELAS FEZES. ALGUMAS SEMENTES SÃO DISPERSAS PELO VENTO. - GERMINAÇÃO DE SEMENTES: A MAIORIA DOS FRUTOS MADUROS DESPRENDEM-SE DA PLANTA E LIBERA AS SEMENTES. ESSAS CAEM NO SOLO E PODEM GERMINAR, DANDO ORIGEM A UMA NOVA PLANTA.

32

33 ANGIOSPERMAS A FLOR É A ESTRUTURA REPRODUTIVA, ONDE ESTÃO OS ÓVULOS E O OVÁRIO. A FLOR É A ESTRUTURA REPRODUTIVA, ONDE ESTÃO OS ÓVULOS E O OVÁRIO. AS SEMENTES SÃO FORMADAS DE CASCA, EMBRIÃO E ENDOSPERMA (ACUMULA O MATERIAL NUTRITIVO). AS SEMENTES SÃO FORMADAS DE CASCA, EMBRIÃO E ENDOSPERMA (ACUMULA O MATERIAL NUTRITIVO). NO EMBRIÃO EXISTE UMA ESTRUTURA DENOMINADA COTILÉDONE (TEM A FUNÇÃO DE ALIMENTÁ-LO). NO EMBRIÃO EXISTE UMA ESTRUTURA DENOMINADA COTILÉDONE (TEM A FUNÇÃO DE ALIMENTÁ-LO).

34

35 ANGIOSPERMAS COM BASE NESSA ESTRUTURA, FORAM DIVIDIDOS EM DUAS CLASSES: COM BASE NESSA ESTRUTURA, FORAM DIVIDIDOS EM DUAS CLASSES: MONOCOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES HÁ APENAS UM COTILÉDONE. Exemplo:milho MONOCOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES HÁ APENAS UM COTILÉDONE. Exemplo:milho DICOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES HÁ DOIS COTILÉDONES. DICOTILEDÔNEAS: NAS SEMENTES HÁ DOIS COTILÉDONES. Exemplo: feijão. Exemplo: feijão.

36


Carregar ppt "REINO DAS PLANTAS. AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; AS PLANTAS SÃO SERES PLURICELULARES E EUCARIONTES; SÃO AUTOTRÓFICAS; SÃO AUTOTRÓFICAS;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google