A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processadores Multicore Quando percebeu-se que há um limite para o clock de um processador(comercialmente), foi preciso partir para outras formas de se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processadores Multicore Quando percebeu-se que há um limite para o clock de um processador(comercialmente), foi preciso partir para outras formas de se."— Transcrição da apresentação:

1 Processadores Multicore Quando percebeu-se que há um limite para o clock de um processador(comercialmente), foi preciso partir para outras formas de se obter mais desempenho. Em breve serão poucos os Desktops de apenas um núcleo de processamento.

2 O que se espera Aumento de desempenho, sem necessariamente aumentar o clock. Diminuição do consumo de energia(e consequentemente da dissipação térmica)‏ Utilização do até então evitado paralelismo.

3 Tecnologias atuais (mais comuns)‏ Intel Pentium D (baseado no Pentium 4)‏ Intel Core 2 Duo Intel Core 2 Quad Athlon X2 Projetos novos estão sendo anunciados frequentemente, principalmente da AMD, que ainda não alcançou a Intel nesta nova corrida.

4 Exemplo de Chip dual core Cache L2 compartilhado Acesso simultaneo aos mesmos dados Maior aproveitamento dos dois(futuramente vários) núcleos

5 O que mais mudou? Arquitetura evoluiu, assim como o hardware A tendência agora é o grande aumento do numero de núcleos por chip Desenvolvedores agora buscam aproveitar ao máximo o multiprocessamento, aprimorando as aplicações e explorando o paralelismo Necessidade de profissionais mais experientes

6 Metas a longo e médio prazo  Maior eficácia (troughput) do sistema e desempenho aprimorado de aplicativos em computadores executando vários aplicativos simultaneamente  Desempenho aprimorado para aplicativos multithreaded  Compatibilidade para mais usuários ou tarefas em aplicativos com muitas transações  Desempenho superior em aplicativos que utilizam processamento de forma intensiva  Economia no preço de licenciamento de softwares proprietários, passando a ter um maior poder de processamento sem necessitar de uma nova máquina

7 Problemas encontrados Embora multiplos processadores são teoricamente mais rapidos que um computador de um único núcleo, escrever programas que tiram vantagem de vários processadores – conhecido como programação paralela – é extremamente dificil. Várias propostas estão sendo pesquisadas para contornar esse, que se mostra como um dois maiores problemas gerados pelas novas arquiteturas multicore. Pesquisadores estao propondo novas linguagem que combinem intruçoes especializadas e modificaçoes na arquitetura multicore que permitam que programadores escrevam programas sem lidar com detalhes tediosos da programação paralela. O grande desafio que nós programadores teremos que encarar daqui para frente é tentar escrever programas que rodem eficientemente em sistemas multcore, coordenando multiplas tarefas que rodem em núcleos separados de forma que não derrubem o sistema.

8 O que já esta sendo feito O MIT, Instituto de tecnologia de Massachusets, anunciou um processador com 64 núcleos, cujo design difere drasticamente dos processadores existentes hoje. O novo chip, chamado Tile64, evita o que é hoje o maior gargalo no desempenho dos processadores multicores e ele consome menos energia. Nos processadores multicores existentes hoje, cada núcleo se comunica com o outro através de um barramento comum. Se pensarmos em dois ou quatro núcleos dividindo um barramento, a performance não é muito afetada. Quando pensamos em 16 ou mais núcleos sendo usados ao mesmo tempo, a historia é completamente diferente. Este é o maior gargalo no desempenho dos processadores multicores. O Tile64 não possui um barramento central. Ao invés disso, os núcleos estão diretamente conectados. Cada núcleo possui todas as característica de um processador e memória.

9 Considerações finais A tecnologia multicore irá revolucionar o modo de se desenvolver aplicações, impulsionando os profissionais a explorar novos horizontes O desempenho dependerá muito do modo como as aplicações aproveitem o multiprocessamento A lei de Moore tende a se aplicar porém modificada, o número de núcleos por chip poderá dobrar em periodos relativamente curtos.


Carregar ppt "Processadores Multicore Quando percebeu-se que há um limite para o clock de um processador(comercialmente), foi preciso partir para outras formas de se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google