A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura e Funcionamento de um Computador. Linha do Tempo Evolução do Computador 1500 1600 1700 1800 1900 2000 Àbaco Blaise Charles Thomas Allan Turing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura e Funcionamento de um Computador. Linha do Tempo Evolução do Computador 1500 1600 1700 1800 1900 2000 Àbaco Blaise Charles Thomas Allan Turing."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura e Funcionamento de um Computador

2 Linha do Tempo Evolução do Computador Àbaco Blaise Charles Thomas Allan Turing Arquitetura Pascal Babbage Jefferson ENIAC Von Neumann

3 Arquitetura de John Von Neumann

4 Estrutura básica de um sistema informático Dispositivos de armazenamento (memórias) Dispositivos de saída Unidade Central de Processamento Dispositivos de entrada

5 Dispositivos de Entrada e Saída de Dados Tipos de dispositivos: De entrada (input); De saída (output); De entrada e saída (input/output);

6 Dispositivos de Entrada São dispositivos que permitem ao usuário enviar informações para o computador.

7 Dispositivos de Saída Permitem enviar informação do computador para o usuário.

8 Dispositivos de entrada e saída Dispositivos de entrada e saída ou mistos Permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador.

9 Exemplos de Disposiivos de Saída Disco Disquete Modem externo Placa de Rede Placa de som CDs e DVDs regraváveis

10 HARDWARE Parte física do computador, abrange todos os dispositivos físicos que constituem os sistemas informáticos. Exemplos: processador, monitor, memórias, mouse, teclado, etc.

11 É o responsável pelas quatro funções seguintes: Entrada de dados (input) – comunicação dos dados e dos programas a serem processados. Processamento – Manipulação dos dados para obter informação. Armazenamento – Armazenamento de informação para posterior reutilização e transporte. Saída de dados (output) – Visualização e obtenção da informação produzida. Hardware -Atribuições

12 Representação de Dados Em um computador são armazenados e processados apenas dados e instruções. Um programa de computador é formado por uma seqüência de instruções que operam sobre um conjunto de dados. Todos os programas executados num computador têm de ser codificados num conjunto de instruções baseados nas operações lógicas (+,-, *, /) Quando codificados dizem-se em linguagem máquina ou código máquina.

13 Um computador executa operações sobre dados numéricos (os números) ou alfabéticos (letras e símbolos). Por outro lado, um computador somente opera sobre valores representados em notação binária, isto é, somente "entende" bits - uns e zeros. Assim, os dados precisam ser representados no computador (na memória e no processador) sempre através de bits, de uma forma que o computador possa interpretar corretamente o seu significado e executar as operações adequadas. Representação de Dados

14 Assim: A entrada e saída dos dados e de informação são efectuadas a partir dos dispositivos de entrada e saída. O armazenamento de informação para posterior reutilização e transporte fica a cargo da memória primária ou central. A unidade de controlo (UC) e a unidade aritmética e lógica (UAL) efectuam o processamento Hardware -Atribuições

15 Entrada de dados Processamento Dispositivos de saída Unidade Central de Processamento Dispositivos de entrada Saída de informação Esquema geral de um computador

16 SOFTWARE Parte lógica do computador, ou seja, os programas.

17 Componentes do Computador CPU Memórias: primária e secundária Placa principal ou motherboard Barramento Placa gráfica Placa de rede Placa de som

18 CPU CPU (Unidade Central de Processamento) é o “cérebro” do computador. É um circuito integrado constituído por milhares de componentes eletrônicos. Responsável por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores.

19 Componentes da CPU Unidade de Controle (UC) – determina e controla as operações a efetuar. Unidade Aritmética e Lógica (UAL) – responsável pela execução de todas as operações aritméticas e lógicas utilizando o sistema binário. Registros – componentes que, temporariamente, armazena dados com que UAL efetua as operações. Unidade de Comunicação Interna – permite ligar os diferentes componentes internos do microprocessador aos componentes externos.

20 Como circulam os dados no processador ? Para que todos estes componentes funcionem adequadamente, é necessário que comuniquem entre si, permitindo a circulação dos dados a processar. Assim existe um sistema de comunicação interno, designado por barramento ou bus.

21 Tipos de barramentos Barramento local – interliga a CPU à memória. Barramento de entrada e saída – interliga todos os dispositivos externos ao barramento local.

22 CPU Dispositivos de entrada e saída Memória principal Barramento local Barra- mento E/S Sistema de circulação de dados

23 Memórias A memória é um suporte com capacidade para armazenar qualquer tipo de informação (dados e programas).

24 Parâmetros que permitem classificar uma memória: Tempo de acesso Tamanho Capacidade de leitura e escrita Volatilidade

25 Tipos de Memórias Memórias primárias ou principais. Memórias secundárias: suportes de armazenamento.

26 Memória RAM A RAM é uma memória que contém os programas e os dados com que se está a trabalhar no momento. Características da memória RAM: É de leitura e escrita, pois permite ler e escrever dados, alterá-los e voltar a gravá-los; Volátil pois perde toda a informação quando o computador é desligado.

27 Memória ROM É uma memória que unicamente pode ser lida. Esta memória não pode ser reescrita, servindo apenas para leitura. É utilizada para guardar programas e informação responsáveis pelo funcionamento interno do computador. ROM – BIOS é um programa que fica gravado em memória ROM e cuja principal função é controlar o Hardware do computador.

28 Memória Cache É utilizada para o armazenamento dos dados requisitados pelo processador. A sua capacidade é bastante reduzida, a cache é uma memória de acesso bastante rápida.

29 Memórias secundárias São utilizadas para guardar, de uma forma mais permanente, os trabalhos que se encontram na memória RAM.

30 Motherboard – placa principal Permite que o processador comunique com todos os periféricos instalados. É a base onde se encontram circuitos electrónicos e a memória ROM. É onde se instalam todos os componentes internos do computador: processador (CPU), memória RAM, discos, placa gráfica, placa de som, drive de disquetes, CDs ou de DVDs.

31 Motherboard – placa principal

32 Programas Informáticos Permitem o funcionamento do computador Podem ser: Genéricos; “feitos por encomenda”; Freeware (gratuitos); Shareware (produtos que podem ser testados durante um determinado período de tempo); Open-source (código aberto).

33 Tipos de software Tipos de Software: Software de Sistema; Software de aplicação.

34 Software de Sistema Conjunto de programas fundamentais para o funcionamento do computador; Exemplos: Sistemas Operativos – Windows; Linux; Drivers; Todas as aplicações que se destinam à gestão do hardware.

35 Software de Aplicação Engloba todos os programas de âmbito específico usado pelos utilizadores para a realização de tarefas. Exemplos: Processadores de texto; Editores de imagem; Jogos; Enciclopédias interactivas, etc.

36 Bibliografia Murdoca, Sidney J.; Kuring, Vicent P. –Introdução à Arquitetura de Computadores Silva, Mario Gomes da – Terminologia Básica Windows Acessado em 22/03/2009 Acessado em 22/03/2009 Acessado em 25/03/2009 Acessado em 26/03/2009 Acessado em 24/02/2009

37 Grupo MayaraKerlyn Nathalia LaísLauraAlineGabriel


Carregar ppt "Estrutura e Funcionamento de um Computador. Linha do Tempo Evolução do Computador 1500 1600 1700 1800 1900 2000 Àbaco Blaise Charles Thomas Allan Turing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google