A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula-1 A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral 1 o semestre, 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula-1 A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral 1 o semestre, 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Aula-1 A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral 1 o semestre, 2011

2 Acesse o Site Professor Alessandro Freitas

3 O eletromagnetismo Eletricidade (eletrostática) Fenômeno já conhecido na Grécia antiga. Ao atritar determinados materiais (âmbar, em particular), eles adquiriam a propriedade de atrair pequenos objetos. Magnetismo (magnetostática) Os gregos também sabiam que pedras de magnetita atraíam amostras de ferro. Eletromagnetismo No século XIX, após os trabalhos de Oersted e Faraday, Maxwell escreveu as equações que uniram a eletricidade ao magnetismo, mostarndo assim que ambas eram manifestações de um mesmo fenômeno, o eletromagnetismo.

4 A carga elétrica Vidro atritado em seda ou plástico atritado em lã apresentam efeitos distintos. Após esfregar um pente num tecido qualquer, observa-se que ele passa a atrair pequenos objetos. Objetos quando atritados adquirem carga elétrica. Existem dois tipos de carga; a positiva e a negativa. A escolha é mera convenção.

5 Condutores e isolantes Repetindo a experiência anterior com um bastão de metal neutro, ao invés de vidro, observa- se que há cargas com grande mobilidade: elétrons, “fluido” (originalmente assim pensava-se) de carga negativa. Esses materiais são chamados condutores, ao contrário daqueles onde o excesso de carga concentra-se apenas numa determinada região, os isolantes. Metais, água e o corpo humano são exemplos de condutores. Vidro, borracha e plásticos são isolantes.

6 Condutores e isolantes Antecipando a visão moderna da estrutura desses materiais isolantescondutoressemicondutores Há ainda os chamados supercondutores, onde o fluido eletrônico flui sem resistência elétrica.

7 A lei de Coulomb Se as cargas q 1 e q 2 distam r uma da outra o módulo da força eletrostática entre elas é dado por Cargas de mesmo sinal se repelem e de sinais contrários se atraem. As forças formam um par de ação e reação ao longo da linha que une as cargas.

8 A lei de Coulomb Antecipando o conceito de corrente elétrica, a unidade de carga é o Coulomb que é definida no SI como a carga transportada por uma corrente de 1A que atravessa a seção reta de um fio durante 1s. No SI a constante eletrostática k é dada por A permissividade do vácuo,, é dada por

9 A lei de Coulomb Num sistema de n cargas: princípio da superposição

10 A lei de Coulomb Movimento de cargas em um sistema de condutores +Q+Q-Q +Q

11 Propriedades da carga elétrica A quantização da carga A conservação da carga Millikan determinou a carga elementar (eletrônica) como sendo e portanto Mas, a teoria do Modelo Padrão das partículas elementares prevê os quarks que são partículas de carga Em todos os processos que ocorrem na natureza, desde a transferência de carga por atrito até as reações entre partículas elementares, a carga total do sistema considerado sempre se conserva.


Carregar ppt "Aula-1 A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral 1 o semestre, 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google