A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletrostática. Professor:Antenor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletrostática. Professor:Antenor"— Transcrição da apresentação:

1 Eletrostática. Professor:Antenor
Eletrostatica.

2 Processos de eletrização,.

3 Eletrização por atrito
Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para outro

4 Eletrização por contato
Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize

5 Eletrização por indução
A eletrização de um condutor neutro pode ocorrer por simples aproximação de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles. Ligação com a Terra: Ao se ligar um condutor eletrizado à Terra, ele se descarrega.

6 Eletrização por indução

7

8 Experiência com o canudo.

9 Pêndulo eletrostático
Exemplo de indução eletrostática.

10 PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA CARGA

11 PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA CARGA

12 PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA CARGA

13 Serie triboeletrica.

14 Conclusão.

15 Conclusão.

16 Condutor e isolante.

17 Exercícios 1-Para evitar a formação de centelhas elétricas, os caminhões transportadores de gasolina costumam andar com uma corrente metálica arrastando-se pelo chão. Explique. 2-O atrito dos nossos sapatos com o carpete pode eletrizar o nosso corpo?

18 3Assinale a afirmativa CORRETA sobre o conceito de carga elétrica
. É a quantidade de elétrons em um corpo. É uma propriedade da matéria. É o que é transportado pela corrente elétrica. É o que se converte em energia elétrica em um circuito.

19 4-A Física emprega Princípios de Conservação para descrever fenômenos, tanto numa escala microscópica como macroscópica. Dois desses princípios empregam as grandezas denominadas Carga elétrica e energia elétrica. Carga elétrica e quantidade de movimento. Carga elétrica e massa. Massa e quantidade de movimento.

20 O pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)=F(papel).
5-Aproximando-se um pente de um pedacinho de papel, observa-se que não há força entre eles. No entanto, ao se passar o pente no cabelo, e em seguida, aproximá-lo do pedacinho de papel, este será atraído pelo pente. Sejam F(pente) e F(papel) os módulos das forças eletrostáticas que atuam, respectivamente, sobre o pente e sobre o papel. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que O pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)=F(papel). O pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)>F(papel). O pente está eletricamente carregado, o papel está eletricamente neutro e F(pente)=F(papel). O pente está eletricamente carregado, o papel está eletricamente neutro e F(pente)>F(papel).

21 6-O que acontece quando a mão toca no eletroscópio?

22 7-Três pequenas esferas metálicas idênticas, A, B e C, estão suspensas, por fios isolantes, a três suportes. Para testar se elas estão carregadas, realizam-se três experimentos durante os quais se verifica com elas interagem eletricamente, duas a duas:                                 Experimento 1: As esferas A e C, ao serem aproximadas, atraem-se eletricamente, como ilustra a figura 1:                                Experimento 2: As esferas B e C, ao serem aproximadas, também se atraem eletricamente, como ilustra a figura 2:                                Experimento 3: As esferas A e B, ao serem aproximadas, também se atraem eletricamente, como ilustra a figura 3:  Formulam-se três hipóteses: As três esferas estão carregadas. Apenas duas esferas estão carregadas com cargas de mesmo sinal. Apenas duas esferas estão carregadas, mas com cargas de sinais contrários.  Analisando os resultados dos três experimentos, indique a hipótese correta. Justifique sua resposta.

23 8-Duas cargas elétricas Q1 e Q2 atraem-se, quando colocadas próximas uma da outra
O que se pode afirmar sobre os sinais de Q1 e de Q2? A carga Q1 é repelida por uma terceira carga, Q3, positiva. Qual é o sinal Q2?

24 Pilha e lâmpada. Capacitor e resistor. Voltímetro e diodo.
9-Maria Luisa estava aprendendo na escola as propriedades de condução de eletricidade dos materiais. Sua professora de Ciências disse que materiais usados em nosso cotidiano, como madeira, borracha e plástico são, normalmente, isolantes elétricos, e outros, como papel alumínio, pregos e metais em geral, são condutores elétricos. A professora solicitou a Maria Luiza que montasse um instrumento para verificar experimentalmente se um material é condutor ou isolante elétrico. Para montar tal instrumento, além dos fios elétricos, os componentes que Maria Luiza deve utilizar são: Pilha e lâmpada. Capacitor e resistor. Voltímetro e diodo. Bobina e amperímetro

25 Inversamente proporcional ao produto das cargas.
10-Segundo o princípio da atração e repulsão, corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal se repelem e com sinais contrários se atraem. O módulo da força de atração ou repulsão mencionado acima é calculado através da lei de Coulomb. Sobre esta força é correto afirmar que ela é Inversamente proporcional ao produto das cargas. Proporcional ao quadrado da distância entre as cargas. Uma força de contato. Uma força de campo.


Carregar ppt "Eletrostática. Professor:Antenor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google