A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOMES:Ana Bueno e Ana Luísa. CARACTERÍSTICAS Assim como as aves, os mamíferos também conseguem viver em locais muitos quentes ou muito frios. Isso ocorre,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOMES:Ana Bueno e Ana Luísa. CARACTERÍSTICAS Assim como as aves, os mamíferos também conseguem viver em locais muitos quentes ou muito frios. Isso ocorre,"— Transcrição da apresentação:

1 NOMES:Ana Bueno e Ana Luísa

2 CARACTERÍSTICAS Assim como as aves, os mamíferos também conseguem viver em locais muitos quentes ou muito frios. Isso ocorre, porque eles podem manter a temperatura do seu corpo constante (homo térmicos). Assim, eles se mantêm em atividade durante as estações frias, desde que tenham alimento suficiente para poderem sobreviver. Eles são vivíparos e mamam na mãe.

3 CARACTERÍSTICAS Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e impermeável.As cédulas mais superficiais da epiderme são ricas em queratina.

4 CARACTERÍSTICAS Os anfíbios surgiram há cerca de 350 milhões de anos, e foram os primeiros animais vertebrados terrestres. Estudos de fósseis sugerem que o grupo teria evoluído a partir dos peixes pulmonados de nadadeira lobada,.Alémpeixes pulmonados de serem os primeiros vertebrados em habitat terrestre. Em relação aos peixes (seus antecessores) os anfíbios possuem maior independência da água. Contudo ainda não representam seres verdadeiramente terrestres, tendo a necessidade de viver em locais úmidos,mesmo quando adultos.

5 CARACTERÍSTICAS As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente reconhecidos pela presença de penas.A pena é uma característica exclusiva desses animais.

6 CARACTERÍSTICAS Os peixes ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos, além dos rios, lagos e açudes. Nesse grupo existem 24 mil espécies.

7 NOMES:Cecilia e Uriel

8 CARACTERÍSTICAS Os mamíferos apresentam tipicamente quatro patas (exceto cetáceos, onde não existem membros posteriores) com 5 dedos (ou menos) com garras, unhas, cascos ou almofadas carnudas e adaptadas variadamente a andar, correr, trepar, cavar, nadar ou voar.

9 CARACTERÍSTICAS Atualmente, os répteis que vivem em nosso planeta são bem menores do que seus ancestrais pré-históricos, e ocupam cinco classes distintas dentro de sua espécie: os crocodilanos (os crocodilos, por exemplo, que são encontrados somente em locais quentes), os quelônios (são os cágados e os diferentes tipos de tartarugas), os ofídios (cobras e serpentes), os sáurios (lagartos e camaleões) e o tuatra, este grupo foi o único que sobrou do grupo pré-histórico dos reincocéfalos (eles habitam unicamente a Nova Zelândia). Nova Zelândia ecologiasaude/repteis/

10 CARACTERÍSTICAS Os anfíbios tem duas vidas uma na água e uma na terra.Eles são ovíparos e tem a pele lisa. Os anfíbios adultos precisam viver perto da umidade: sua pele é fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-se de um importante órgão respiratório. Nos sapos, os pulmões são extremamente simples, equivalem a dois "sacos" de pequeno volume e de pequena superfície de trocas gasosas. Essa característica é que aumenta a importância da pele como órgão respiratório.

11 CARACTERÍSTICAS Todas as aves tem penas mas algumas tem asas, mas não voam exemplos: peru,ema e avestruz. São bípedes. Algumas tem penas muito coloridas. Elas comem folhas e frutos. As aves respiram através de pulmões.

12 CARACTERÍSTICAS Os peixes tem pele lisa, mas alguns tem escamas, reproduzem-se colocando ovos na água. Outros comem peixes e sardinhas e eles são vertebrados. A respiração acontece através das brânquias.

13 NOMES:JULIA E BEATRIZ

14 CARACTERÍSTICA As fêmeas desta espécie possuem glândulas mamárias que secretam leite, alimento indispensável aos mamíferos da mais tenra idade. A maioria dos mamíferos possui pêlos, alguns o corpo parcialmente coberto,enquanto que outros têm pêlos por todo o corpo. O sangue dos mamíferos mantém-se sempre aquecido, ou seja, esta espécie possui uma temperatura corporal independente da temperatura do meio externo. O grupo dos animais mamíferos é bastante vasto, fazem parte deste grupo os Marsupiais (exemplos: gambá, canguru e coala), espécies na qual ocorre o desenvolvimento da cria principalmente na parte externa do corpo da fêmea, dentro de uma bolsa chamada marsúpio. ais_mamiferos.htmsangueMarsupiaiscoala

15 CARACTERÍSTICAS Esta categoria animal possui o sangue frio, por esta razão, não sobrevivem em locais de clima com temperaturas baixas, habitando, na maioria das vezes, lugares mais quentes Estes animais, em sua maioria, botam ovos e estes são chocados pelo calor do Sol. Contudo, há alguns tipos de lagartos e cobras que já põe os seus filhotes formados. Sobre suas características físicas, é importante saber que sua pele é composta por escamas duras e, também que, muitos répteis, respiram por pulmões, isto vale também para aqueles que vivem dentro ou perto da água.répteis

16 CARACTERÍSTICAS Os anfíbios têm a capacidade de viver tanto dentro quanto fora da água, porém, sua pele precisa estar constantemente úmida, pois funciona como um meio de respiração para este animal. Apesar de quase todos desta classe possuírem pulmões, eles são de estrutura extremamente simples. Tanto as rãs e quanto os sapos possuem ouvidos e um coração de complexidade superior se comparado aos seus ancestrais. anfíbioságuasapos Esta classe de animais vertebrados, composta por sapos, rãs, salamandras aquáticas e as cecílias, foi a primeira a aparecer no planeta terra por volta de 300 milhões de anos. Hoje, habitando algumas ilhas da Indonésia, ainda existem espécimes raros e antigos que viveram na Idade do Carvão, período em que estes animais foram o grupo dominante.animais

17 CARACTERÍSTICAS As aves constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo, do Ártico à Antártica. As aves atuais variam muito em tamanho. O avestruz tem 2,75 metros. O registro fóssil indica que as aves evoluíram dos dinossauros durante o período Jurássico, por volta de milhões de anos atrás.classevertebrados bípedeshomeotérmicosovíparospenasasasbicoossos pneumáticosecossistemasavestruzdinossauros Jurássico

18 CARACTERÍSTIC AS Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água. Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao contrário do nosso, é frio. O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras). A reprodução dos peixes acontece com a desova. A fêmea põe ovos em grande quantidade. Estes ovos ficam agrupados formando uma espécie de gelatina. Eles são abandonados e, caso não sejam devorados por outros peixes, irão se desenvolver sozinhos. Os peixes costumam se alimentar de plantas aquáticas, ovos de peixes, peixes menores, pequenos crustáceos e, até mesmo, de restos de alimentos que encontram na água.águacrustáceos

19 NOMES:CAROLINA SAMPAIO E SOFIA

20 CARACTERÍSTICAS TODOS OS MAMÍFEROS MAMAM COMO OS GOLFINHOS,BALEIAS, ENTRE OUTROS. ELES RESPIRAM PELO PULMÃO. E TAMBÉM POSSUEM COLUNA VERTEBRAL E SÃO VIVÍPAROS.

21 CARACTERÍSTICAS OS RÉPTEIS SÃO OVÍPAROS,OU SEJA,NASCEM DE OVOS. GERALMENTE RASTEJAM COMO COBRAS.

22 CARACTERÍSTICAS A PALAVRA ANFÍBIO SIGNIFICA ANIMAL COM DUAS VIDAS E AQUELE QUE RASTEJA.COMO OS SAPOS, AS COBRAS, ENTRE OUTROS.

23 CARACTERÍSTICA AS AVES TEM PENAS,SÃO VERTEBRADOS E NASCEM DE OVOS.

24 CARACTERÍSTICAS OS PEIXES RESPIRAM ATRAVEIS DE BRANQUIAS.ALGUNS PEIXES VIVEM EM ÁGUAS SALGADAS OU EM ÁGUAS DOCES.

25 NOMES:Antônia e Maria Eduarda!

26 CARACTERÍSTICAS A pele dos mamíferos é formada por duas camadas principais:epiderme e derme. Eles não botam ovos e respiram pelos pulmões.

27 CARACTERÍSTICAS Os répteis estão entre os mais antigos grupos de animais terrestres do mundo. Os primeiros répteis, como são conhecidos hoje em dia, evoluíram dos anfíbios há 250 ou 300 milhões de anos atrás e proliferaram com rapidez até se transformarem numa criatura terrestre.

28 CARACTERÍSTICAS Quando jovens, a maioria das espécies de anfíbios vivem exclusivamente em ambiente aquático realizando respiração branquial. A fase jovem, também conhecida como larval, é determinada do nascimento até a metamorfose do anfíbio, que lhe permitirá sair do ambiente aquático e fazer parte do ambiente terrestre. As larvas possuem cauda e até mesmo linha lateral como os peixes. ambiente aquáticorespiração branquial larval metamorfosecaudapeixes

29 CARACTERÍSTICAS Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo voo, algumas não podem voar ou apresentam voo limitado, uma característica considerada secundária, ou seja, adquirida por espécies "novas" a partir de ancestrais que conseguiam voar.

30 CARACTERÍSTICAS Os peixes são animais vertebrados e aquáticos. Possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeirasanimais vertebradosaquáticoscorpo fusiformemembros barbatanas ou nadadeiras

31 NOMES: Dafne e Clara.

32 CARACTERÍSTICAS Os mamíferos (do latim científico( Mama) constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pêlos ou cabelos. São animais endotérmicos, (ou seja, de temperatura constante, também conhecidos como "animais de sangue quente"). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro câmaras). Os mamíferos incluem espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a espécies de mamíferos.

33 CARACTERÍSTICAS *Corpo coberto com pele seca queratinizada (não mucosa) geralmente com escamas ou escudos e poucas glândulas superficiais; *Dois pares de extremidades (membros), cada uma tipicamente com cinco dedos terminando em garras córneas e adaptadas para correr, rastejar ou trepar; pernas semelhantes a remos nas tartarugas marinhas, reduzidas em alguns lagartos, ausentes em alguns e em todas as cobras; *Esqueleto interno completamente ossificado; crânio com um côndilo occipital; *Coração imperfeitamente dividido em quatro câmaras: duas aurículas e um ventrículo parcialmente dividido (ventrículos separados nos crocodilianos), o que lhes confere realmente três câmaras; um par de arcos aórticos; glóbulos vermelhos nucleados, biconvexos e ovais; *Respiração pulmonar; as tartarugas podem permanecer algumas horas embaixo d'água, prendendo a respiração e, para isso, o organismo funciona lentamente, o coração bate devagar, num fenômeno chamado bradicardia, e o fornecimento de oxigênio é auxiliado por um tipo de respiração acessória, em que o oxigênio dissolvido na água é absorvido pelas vias faríngica e cloacal; *Doze pares de nervos cranianos; *Temperatura corporal variável (pecilotermos), de acordo com o ambiente; *Fecundação interna, geralmente por órgãos copuladores; ovos grandes, com grandes vitelos, em cascas córneas ou calcárias geralmente libertados, mas retidos pela fêmea para o desenvolvimento em alguns lagartos e cobras; estas características revelam uma adaptação evolutiva para a vida terrestre; *Segmentação meroblástica; envoltórios embrionários (âmnio, cório, saco vitelino e alantóide) presentes durante o desenvolvimento; filhotes quando eclodem (nascem) assemelham-se aos adultos (sem metamorfoses). *Musculatura muito desenvolvida em Squamata (cobras e lagartos) e em Crocodylia (jacarés e crocodilos), mas em Testudines (tartarugas, cágados e jabutis) a musculatura é desenvolvida apenas no pescoço.

34 CARACTERÍSTICAS *Corpo coberto com pele seca caracteriza (não mucosa) geralmente com escamas ou escudos e poucas glândulas superficiais; *Dois pares de extremidades (membros), cada uma tipicamente com cinco dedos terminando em garras córneas e adaptadas para correr, rastejar ou trepar; pernas semelhantes a remos nas tartarugas marinhas, reduzidas em alguns lagartos, ausentes em alguns e em todas as cobras; *Esqueleto interno completamente ossificado; crânio com um côndilo occipital; *Coração imperfeitamente dividido em quatro câmaras: duas aurículas e um ventrículo parcialmente dividido (ventrículos separados nos crocodilianos), o que lhes confere realmente três câmaras; um par de arcos aórticos; glóbulos vermelhos nucleados, biconvexos e ovais; *Respiração pulmonar; as tartarugas podem permanecer algumas horas embaixo d'água, prendendo a respiração e, para isso, o organismo funciona lentamente, o coração bate devagar, num fenômeno chamado bradicardia, e o fornecimento de oxigênio é auxiliado por um tipo de respiração acessória, em que o oxigênio dissolvido na água é absorvido pelas vias faríngica e cloacal; *Doze pares de nervos cranianos; *Temperatura corporal variável (pecilotermos), de acordo com o ambiente; *Fecundação interna, geralmente por órgãos copuladores; ovos grandes, com grandes vitelos, em cascas córneas ou calcárias geralmente libertados, mas retidos pela fêmea para o desenvolvimento em alguns lagartos e cobras; estas características revelam uma adaptação evolutiva para a vida terrestre; *Segmentação meroblástica; envoltórios embrionários (âmnio, cório, saco vitelino e alantóide) presentes durante o desenvolvimento; filhotes quando eclodem (nascem) assemelham-se aos adultos (sem metamorfoses). *Musculatura muito desenvolvida em Squamata (cobras e lagartos) e em Crocodylia (jacarés e crocodilos), mas em Testudines (tartarugas, cágados e jabutis) a musculatura é desenvolvida apenas no pescoço.

35 CARACTERÍSTICAS As aves e os mamíferos são homeotérmicos, isto é, mantém a temperatura do corpo constante. Mecanismo termorregulador: redução do diâmetro dos vasos sangüíneos superficiais (menor irradiação de calor - controle do SNC), tremores, pêlos, penas, camada adiposa, suor, etc. São vertebrados que, em geral, possuem os membros anteriores transformados em asas para voar. Assim sendo, conquistaram o meio terrestre e o meio aéreo. As adaptações para o vôo incluem, além das asas: penas, membrana nictitante, cerebelo desenvolvido, sacos aéreos, esterno com quilha, músculo peitoral desenvolvido, ossos pneumáticos, esqueleto rígido (coluna vertebral, cinturas pélvica e escapular fundidas). São animais dióicos, ovíparos com casca calcária. A reprodução é sexuada, com fecundação interna. A união dos gametas ocorre no oviduto, antes da formação da clara e casca do ovo. A pele é seca, sem glândulas, com exceção da glândula uropigiana que existe em muitas espécies. Esta glândula produz secreção que impermeabiliza as penas. O tubo digestivo tem como particularidades: o bico sem dentes, o papo, a moela e termina na cloaca. Não possuem bexiga e a excreção é o ácido úrico, eliminado junto com as fezes.

36 CARACTERÍSTICAS A designação de peixes é simplesmente definido como um vertebrado aquático de sangue frio. Possuem coluna vertebral, vivem na água e sua temperatura sangüínea se equilibra com o ambiente. A maioria dos peixes respira por brânquias ou guelras, se locomove por meio de nadadeiras, se reproduz pondo ovos e seu corpo é coberto por escamas protetoras. Certos grupos extintos foram dotados de um escudo ósseo protetor, além do esqueleto interno. Sua pele possui duas camadas: por fora a epiderme e sob ela, a derme. As glândulas da epiderme secretam um muco protetor contra fungos e bactérias. As escamas, que formam um escudo mais resistente, são feitas de ossos transparentes enraizados na derme. Como os anéis das árvores, elas registram a idade e o crescimento do peixe. As nadadeiras são classificadas em ímpares (dorsal, caudal e anal) e pares (peitorais e pélvicas).

37 NOMES:Luma Arthur S.

38 CARACTERÍSTICAS Os mamíferos possuem muitas características estruturais que os distinguem prontamente de outros vertebrados. Um dos aspectos é a presença de glândulas, como as sebáceas, sudoríparas e mamárias, que são encontradas em muitas regiões do corpo. Outra característica importante é a presença de pelos durante algum período de vida, sendo que os adultos de algumas espécies podem apresentar redução ou mesmo ausência de pelos. São animais endotérmicos, pois possuem mecanismos internos para o controle da temperatura corpórea

39 CARACTERÍSTICAS Os répteis dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea. Possuem o corpo recoberto por escamas e formas que variam desde uma serpente até uma tartaruga. Estes animais, em sua maioria, botam ovos e são chocados pelo calor do Sol. Contudo, há alguns tipos de lagartos e cobras que já põe os seus filhotes formados. Sobre suas características físicas, é importante saber que sua pele é composta por escamas duras e, também que, muitos répteis, respiram por pulmões, isto vale também para aqueles que vivem dentro ou perto da água.

40 CARACTERÍSTICAS Esta classe de animais vertebrados, composta por sapos, rãs, salamandras aquáticas e as cecílias, foi a primeira a aparecer no planeta terra por volta de 300 milhões de anos. Hoje, habitando algumas ilhas da Indonésia, ainda existem espécimes raros e antigos que viveram na Idade do Carvão, período em que estes animais foram o grupo dominante.animais

41 CARACTERÍSTICAS As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.latim científicoclasse vertebradosbípedeshomeotérmicos ovíparospenas asasbicoossos pneumáticos Elas respiram pelos pulmões

42 CARACTERÍSTICAS Os peixes são animais vertebrados e aquáticos. Possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras. As guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água (embora alguns usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo é coberto de escamas.animaisvertebradoscorpofusiformemembros barbatanas ou nadadeiras brânquiasrespiramáguapulmões

43 NOMES:Antônio e Arthur Polo

44 CARACTERÍSTICAS Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio homem entre eles. Todos (com raras exceções) apresentam o corpo coberto de pêlos e têm temperatura interna constante.

45 CARACTERÍSTICAS Eles comem carne,insetos e folhas. Eles tem a pele escamosa. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos. Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis). Eles nascem de ovos.

46 CARACTERÍSTICAS Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e de respiração branquial (lembre-se dos girinos) e uma fase adulta, de respiração pulmonar e cutânea, que habita o meio terrestre úmido. São heterotermos, como os peixes. teudos/Reinos3/anfibios.php

47 CARACTERÍSTICAS As aves constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, asas, bico e ossos. Habitam todos os ecossistemas do globo. A maioria dos paleontólogos considera as aves como o único grupo de dinossauros a sobreviver ao evento de extinção..Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo voo, algumas não podem voar ou apresentam voo limitado.classevertebradosbípedes homeotérmicosovíparospenasasasbico ossos ecossistemasextinção.

48 CARACTERÍSTICAS Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.animais vertebradosaquáticoscorpofusiforme membros barbatanas ou nadadeirasraiosósseos cartilaginosos brânquiasrespiram oxigénioáguadipnóicos pulmõesescamas

49 NOMES:Henrique e Ian

50 CARACTERÍSTICAS A pele dos mamíferos são formadas por duas camadas.Os mamíferos são vívíparos,ou seja,nascem do corpo da mãe.Uns são aquáticos,uns terrestres e outros aéreos.A respiração dos mamíferos é pulmonar,ou seja, respira através de pulmões. Henrique

51 CARACTERÍSTICAS Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis).Eles são ovíparos,ou seja,nascem por ovos. Henrique

52 CARACTERÍSTICAS Os anfíbios são animais de pele fina,nua e úmida,na qual não ocorrem pelos ou escamas externas.Eles vivem tanto na áqua como na terra. Eles saltam,andam ou nadam. HENRIQUE E IAN

53 CARACTERÍSTICAS As aves normalmente voam,mas algumas não, como o pinguim por exemplo.Nenhuma ave tem a pele nua como os anfíbios.Eles tem penas e bico pontudo,meio curvo,entre outros. HENRIQUE E IAN

54 CARACTERÍSTICAS Todos os peixes nadam. Eles geralmente tem escamas e nascem de ovos.Alguns tem dentes muitos afiados como o tubarão e a piranha. HENRIQUE E IAN

55 NOMES:HEYTOR E MATHEUS

56 CARACTERÍSTICAS O urso-polar é uma das maiores espécies de urso. Alguns exemplares podem atingir cerca de 2 metros de comprimento e pesar 700 kilos. Embora pesado e maciço, move-se com facilidade na paisagem branca do Ártico. O pêlo longo e gorduroso mantém seu corpo aquecido, e a camada de gordura subcutânea é uma proteção adicional contra o frio. WILKIPÉDIA.COM

57 CARACTERÍSTICAS "Cobra" é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente. É também uma denominação comum entre europeus para designar espécies asiáticas. O nome é uma abreviação de cobra-de- capelo ou cobra-capelo.língua portuguesa sinônimoserpente WILKIPÉDIA.COM

58 CARACTERÍSTICAS Quando jovens, a maioria das espécies de anfíbios vivem exclusivamente em ambiente aquático e sua estrutura corpórea é semelhante a de um alevino, realizando respiração branquial. A fase jovem é determinada do nascimento até a metamorfose do anfíbio, que lhe permitirá sair do ambiente aquático e fazer parte do ambiente terrestre. As larvas possuem cauda e até mesmo linha lateral como os peixes. ambiente aquático alevinorespiraçãobranquialmetamorfosecaudapeixes wikipedia

59 CARACTERÍSTICAS As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo, do Ártico à Antártica.latim científico classe vertebradosbípedes homeotérmicosovíparospenas asasbicoossos pneumáticosecossistemas wikipedia

60 CARACTERÍSTICAS Os peixes são animais vertebrados e aquáticos. Possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo é coberto por escamas.animaisaquáticoscorpo fusiformemembros barbatanas ou nadadeiras raiosósseos cartilaginososbrânquias respiramáguadipnóicospulmõesescamas wikipedia

61 NOMES:Carolina Pezzella e Marina

62 CARACTERÍSTICAS A pele é formada por duas camadas principais: epiderme e derme. As glândulas localizadas na derme (sebáceas – lubrificam e impermeabilizam o pêlo e produzem substâncias odoríferas usadas na comunicação entre os animais. O cão, o gato e o rato não possuem glândulas sudoríparas. A respiração ofegante do cão e as lambidas que o gato dá em si mesmo, ajudam a resfriar o corpo. Abaixo da derme, com os vasos sanguíneos que alimentam a epiderme e nervos sensoriais, existe uma camada de gordura subcutânea mais ou menos espessa, dependendo do habitat do animal.

63 CARACTERÍSTICAS O corpo do réptil é coberto por uma pele não mucosa (com poucas glândulas superficiais pois a pele perde a função de órgão respiratório que apresentava nos anfíbios), geralmente com escamas epidérmicas (em filas transversais e longitudinais) ou escudos córneos, o que os torna capazes de viver em meios secos.anfíbios

64 CARACTERÍSTICA Anfíbios são animais de pele fina e úmida, na qual não ocorrem pêlos ou escamas externas. São animais incapazes de manter a temperatura de seu corpo constante por mecanismos externos, por isso são chamados animais de sangue frio. A pele é fina e rica em vasos sanguíneos e glândulas permitindo-lhes que a utilizem na respiração, absorção de água e defesa. Quando estão com "sede", os anfíbios encostam a região ventral de seu corpo na água e a absorvem pela pele. Todo o anfíbio produz substâncias tóxicas, mas existem espécies mais(foto) e menos tóxicas e os acidentes com humanos somente acontecerão se tais substâncias entrarem em contato com nossas mucosas ou sangue. Podem ser aquáticos ou terrestres. As formas aquáticas respiram através de brânquias, através da pele ou através de pulmões. As terrestres respiram geralmente tanto através dos pulmões quanto pela pele. Alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados como anfíbios e pequenos mamíferos. Reproduzem-se através de ovos que originam uma larva e posteriormente um adulto através do processo de metamorfose. Seus ovos são depositados em locais úmidos ou na água, pois não possuem casca para protegê-los da dessecação. Existem exceções a essa regra, com ocorrência de muitos animais vivíparos. Em geral, não existe cuidado à prole dentre os anfíbios. Atualmente são divididos em três grupos: os sapos, as rãs e pererecas. metamorfose

65 CARACTERÍSTICAS As aves são animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos e ovíparos. São caracterizados principalmente por possuírem penas, asas, bico e ossos. Habitam todos os ecossistemas do globo. A reprodução da ave é interna. Enquanto a fêmea geralmente tem um único ovário, situado no lado esquerdo, onde produz óvulos, o macho sempre possui dois testículos e libera espermatozóides.vertebradosbípedes homeotérmicospenasasasbico ossosecossistemasinternaováriotestículosespermatozóides Ao contrário dos mamíferos, as aves têm olfato fraco, mas visão e audição agudas, que auxiliam na caça e no reconhecimento de indivíduos da mesma espécie. Por isso, existe o grande desenvolvimento de cantos e plumagens diferentes em cada espécie. O cérebro das aves é mais desenvolvido que o dos répteis e a sua respiração é pulmonar.

66 CARACTERÍSTICAS Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana..rios A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água. Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao contrário do nosso, é frio. O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras).água

67 NOMES:João e Jorge Henrique

68 CARACTERÍSTICAS A pele dos mamíferos e formada por duas camadas principais:epiderme e derme. Eles não põem ovos e respiram pelos pulmões. Maioria dos mamíferos são carnívoros e mamam quando crianças. wikipedia

69 CARACTERÍSTICAS A palavra répteis vem do latim ´´aquele que rasteja´´ Os répteis respiram pelos pulmões e são ovíparos e põem ovos. wikipedia

70 CARACTERÍSTICA A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre apesar de haver exceções. Estão identificadas cerca de seis mil espécies vivas de anfíbios cadastradas no Amphibian Species of the World.espécies wikipedia

71 CARACTERÍSTICAS As aves voam e são ovíparos. Constroem uma classe de animais vertebrados bípedes, homeotérmicos e tem como características suas penas, bico e asas. wikipedia

72 CARACTERÍSTICAS Os peixes respiram pelas brânquias e tem um corpo coberto de escamas. Põem ovos na água e alguns tem a pele lisa. wikipedia

73 NOMES:Rafael

74 CARACTERÍSTICA Os mamíferos possuem muitas características porque eles mamam na mãe quando pequenos.

75 CARACTERÍSTICAS Uma característica dos répteis é que eles se arrastam no chão e também são ovíparos ou seja nascem de ovos.

76 CARACTERÍSTICAS Eles tem duas vidas: uma na água e outra na terra e tem peles lisas.Eles se locomovem de tipos diferentes:saltando,andando e nadando.

77 CARACTERÍSTICAS Uma das características das aves são que elas podem voar e comem folhas e frutos. Elas tem penas e bicos.O pinguim é uma ave que não voa.

78 CARACTERÍSTICAS Os peixes respiram pelas brânquias.Tem o corpo coberto por escamas e tem nadadeiras. Nascem dos ovos,ou seja,são ovíparos e sabem nadar.


Carregar ppt "NOMES:Ana Bueno e Ana Luísa. CARACTERÍSTICAS Assim como as aves, os mamíferos também conseguem viver em locais muitos quentes ou muito frios. Isso ocorre,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google