A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Censo da Educação Superior. 2 Avaliação do Censo 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Censo da Educação Superior. 2 Avaliação do Censo 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Censo da Educação Superior

2 2 Avaliação do Censo 2013

3 3 Censo Portarias Cronograma Portaria n° 699, de 06 de dezembro de 2013: Dois cronogramas: - Universidades Federais - IES (exceto universidades federais) Portaria n° 174, de 22 de abril de 2014: - Republicação do cronograma para as IES (exceto universidades federais).

4 4 Censo Portarias Cronograma Portaria n° 174, de 22 de abril de 2014: - Prorroga os prazos estabelecidos na portaria 699: Data final : 18/03/2014 para 15/05/2014 Divulgação: 18/08/2014 para 02/09/2014 Divulgação: 17 de setembro

5 5 Mudanças do Censo 2013 Módulo IES Revisão e inclusão de novos itens sobre biblioteca; Novos quesitos em Informações Adicionais (biblioteca digital online de serviço público); Inclusão de quesitos sobre infraestrutura do local de oferta presencial e EAD.

6 6 Mudanças do Censo 2013 Universidades Federais Coleta das informações de vínculo do aluno ao curso no 1° e 2° semestres:  Indicador aluno equivalente para graduação passa a ser calculado a partir dos dados do Censo;  Um dos componentes da Matriz de Orçamento de outros Custeios e Capital – Matriz OCC, que é utilizada para distribuição anual dos recursos orçamentários destinados às Universidades Federais.

7 7 Avanços do Censo 2013 Aprimoramento das críticas de consistência Relatórios de consistência: Foram encaminhados arquivos em Excel com possíveis inconsistências na informação declarada; Cada IES recebeu apenas os relatórios com as inconsistências identificadas na IES.

8 8 Reunião Técnica Universidade Federais: Data do encontro: 25 de agosto Participantes : UNILA, UFF, UFRGS, UFAL e UFPEL. Demais IES: Data do encontro: 26 e 27 de agosto Participantes: 25 Pesquisadores Institucionais representantes de distintas categorias administrativas e organizações acadêmicas.

9 9 Reunião Técnica Objetivo Melhorias para o Censo 2014; As melhorias discutidas e aceitas já estão sendo implementadas no sistema Censup 2014.

10 10 Reunião Técnica Discutir o aprimoramento das informações de infraestrutura e laboratórios: Estes dados são coletados, pois há necessidade de dados sobre infraestrutura sistematizados para criação de indicadores da Educação Superior; Os laboratórios têm um grande peso na composição da infraestrutura da IES e não são coletados em nenhuma outra base de dados;  Serão formados grupos de trabalhos com a participação de PI’s e técnicos indicados pela DAES;  Não serão implementadas mudanças para o Censo de 2014.

11 11 Melhorias do Censo 2014

12 12 Módulo IES

13 13 Módulo IES Biblioteca Campos Frequência e Consulta Presencial Censo preenchimento obrigatório;  IES informaram o valor “1” bibliotecas com frequência igual a 1; bibliotecas com a quantidade de consultas presenciais igual a 1; Censo preenchimento Opcional.

14 14 Módulo IES Biblioteca Itens de Acervo Eletrônico: este campo será retirado do módulo biblioteca e disponibilizado no módulo “Informações Adicionais”. Acervo Eletrônico pode ser consultado por todas as bibliotecas da IES

15 15 Censo 2014 Infraestrutura Infraestrutura: principais problemas da coleta do Censo de 2013 a.Difícil localização do local onde se deveria inserir os dados de infraestrutura. b.Tipo de local de oferta marcado incorretamente no Cadastro e-MEC.

16 16 Módulo Curso

17 17 Vagas, Inscritos, Ingresso e Forma de Ingresso/Seleção Censo 2013 Vagas e Inscritos: Forma de Ingresso/Seleção: Processo Seletivo Principal; Outras Vagas. Vestibular Enem Avaliação Seriada Outros Tipos de Seleção Outras formas de ingresso Convênio PEC-G Transferência Ex-Officio Decisão Judicial Dúvidas na declaração de vagas do PARFOR, PROUNI e nas formas de ingresso Outros Tipos de Seleção e Outras formas de ingresso.

18 18 Vagas, Inscritos, Ingresso e Forma de Ingresso/Seleção O Inep, em parceria com o MEC, procurou especificar melhor a definição das vagas com o objetivo de aproximar estas definições da realidade de cada IES.

19 19 Vagas, Inscritos, Ingresso e Forma de Ingresso/Seleção

20 20 Módulo Curso Vagas Novas Oferecidas : número total de vagas anuais oferecidas nos processos seletivos (vestibular, ENEM, avaliação seriada e processos seletivos simplificados) em cada turno de funcionamento do curso. Não incluir: Vagas Remanescentes de Anos Anteriores Oferecidas: não ocupadas ou liberadas em anos anteriores. Vagas Oferecidas para Programas Especiais.

21 21 Módulo Curso Vagas Remanescentes de Anos Anteriores Oferecidas: são vagas de anos anteriores não ocupadas ou liberadas por diversos motivos: Óbito, Abandono, Não cumprimento de desempenho mínimo (jubilamento), Transferência interna (transferência entre cursos da IES), e Transferência externa (transferência de outras IES). A forma de ingresso para essas vagas: “Seleção para vagas remanescentes” (transferência externa, transferência interna, portador de curso superior e reingresso).

22 22 Módulo Curso Vagas Oferecidas de Programas Especiais: são vagas de Programa especiais para fomentar a oferta de turmas para demandas específicas. Exemplos: PARFOR, PRONERA, PROCAMPO e outros. PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores; PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária; PROCAMPO - Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo.

23 23 Formas de Ingresso/Seleção Formas de Ingresso/Seleção – alteração e introdução de nova categoria Formas de Ingresso/Seleção – alteração e introdução de nova categoria.  Vestibular,  Enem,  Avaliação Seriada,  Seleção simplificada(entrevista, redação, análise de currículo, etc.),  Seleção para vagas remanescentes,  Seleção para vagas de programas especiais,  Transferência Ex-Officio  Convênio PEC-G,  Decisão Judicial. Não ocorre a ocupação de vagas

24 24 Vagas, Inscritos e Ingresso As variáveis vagas, inscritos e ingresso estão relacionadas. Não é possível haver ingresso em determinado curso sem que haja vagas e inscritos. Novas regras serão introduzidas no sistema.

25 25 Módulo Curso – Novas Regras Regra 1: Regra 1: sempre que for informado que determinado curso/turno possui 0 (zero) vagas novas, então o curso/turno não poderá ter alunos ingressantes por vestibular, Enem, Avaliação Seriada e Seleção simplificada (entrevista, redação, etc.).

26 26 Módulo Curso – Novas Regras Regra 2: Regra 2: sempre que for informado que determinado curso/turno possui 0 (zero) vagas remanescentes de anos anteriores, então o curso/turno não poderá ter alunos ingressantes com forma de ingresso/seleção igual a Seleção para vagas remanescentes.

27 27 Módulo Curso – Novas Regras Regra 3: Regra 3: sempre que for informado que determinado curso/turno possui 0 (zero) vagas oferecidas de Programas Especiais, então o curso/turno não poderá ter alunos ingressantes com forma de ingresso igual a Seleção para vagas de Programas Especiais.

28 28 Módulo Curso – Novas Regras Regra 4: Regra 4: sempre que for informado que determinado curso/turno possui 0 (zero) inscritos em vagas novas, então o curso/turno não poderá ter alunos ingressantes por vestibular, Enem, Avaliação Seriada e Seleção simplificada (entrevista, redação, etc.). Regra 5: Regra 5: sempre que for informado que determinado curso/turno possui 0 (zero) inscritos em vagas remanescentes de anos anteriores, então o curso/turno não poderá ter alunos ingressantes com forma de ingresso/seleção igual a Seleção para vagas remanescentes.

29 29 Módulo Curso – Novas Regras Regra 6: Regra 6: sempre que for informado que determinado curso/turno possui 0 (zero) inscritos em vagas oferecidas de Programas Especiais, então o curso/turno não poderá ter alunos ingressantes com forma de ingresso/seleção igual a Seleção para vagas de Programas Especiais.

30 30 Módulo Curso – Novas Regras Regra 7 (Cursos ABI) Vagas Novas Oferecidas: Vagas Novas Oferecidas: Como os inscritos e ingressantes são informados no curso ABI, as vagas novas só podem ser informadas no curso ABI. Cursos vinculados não poderão informar vagas novas oferecidas. Vagas remanescentes de anos anteriores podem ser informadas para Vagas remanescentes de anos anteriores podem ser informadas para ABI e cursos vinculados à ABI.

31 31 Módulo Aluno

32 32 Módulo Aluno – Novas Regras Regra 1: Regra 1: Se um curso possuir alunos ingressantes com marcação de Aluno PARFOR, então o curso deve ter vagas oferecidas e inscritos de Programas Especiais.

33 33 Módulo Aluno – Novas Regras Regra 2: Será coletado o semestre e o ano de ingresso do aluno, ao invés de pedir a data exata que o aluno ingressou no curso.

34 34 Módulo Aluno – Novas Regras Regra 3 (IES diferentes de Universidades Federais): a opção mobilidade acadêmica poderá ser selecionada para qualquer situação de vínculo do aluno ao curso e não apenas para alunos cursando. Coletar todos os alunos em mobilidade acadêmica ao longo do ano de referência do Censo.

35 35 Módulo Aluno – Novas Regras Regra 4: Não haverá a possibilidade de declarar “Não dispõe da informação” na variável Raça/Cor para ingressantes. Mudança de denominação: A opção “Não declarado” será substituída por “Aluno não quis declarar a raça/cor”.

36 36 Módulo Aluno – Novas Regras Frequência de Raça\Cor dos alunos do Censo de 2013 A opção “Não declarado” Será substituída por “Aluno não quis declarar a raça/cor”.

37 37 Módulo Aluno – Novas Regras Regra 5 (Para as IES diferentes de Universidades Federais): Para alunos com situação de vínculo ao curso igual a FORMADO Comparar a informação “Semestre de conclusão do curso” com o “Semestre de ingresso”; Impedir casos de informações inconsistentes: conclusão no 1º semestre e ingresso no curso no 2º semestre. Alunos formados no 1º semestre, mas com data de ingresso do 2º semestre do ano de referência do Censo.

38 Regra 6: para os alunos que tenham preenchido a variável: “Programa de reserva de vagas/ações afirmativas – Étnico” igual a “SIM” não podem ter a variável Raça/Cor igual a “Branco” ou “Amarelo” ou “Aluno não quis declarar a cor/raça”. Alunos de cor/raça branca ou amarela com programa de reserva de vaga étnica 38 Módulo Aluno – Novas Regras

39 39 Módulo Aluno Justificar Alunos Censo Anterior Justificar Alunos Censo Anterior. “Data de ingresso diferente da informada no Censo anterior”. Serão inseridas colunas, na tela de justificativa e no relatório em Excel, com campos contendo o semestre de ingresso informado no Censo Anterior.

40 40 Módulo Aluno Concluinte e Ingressante Concluinte e Ingressante. Se a IES passou por um período de greve e o semestre foi realizado ou concluído em ano de exercício diferente do ano base de coleta do censo, os concluintes e ingressantes devem ser informados como se fossem do ano base de coleta do Censo.

41 41 Módulo Aluno Tempo mínimo de permanência do aluno Tempo mínimo de permanência do aluno. Os alunos ingressantes deverão ser informados ao Censo se o aluno tiver realizado matrícula em disciplina; ou Somente deve ser considerado como ingressante o último aluno a ocupar a vaga; ou Os alunos que assistiram a, pelo menos, 15 dias de aula? ou Os alunos que assistiram a, pelo menos, um mês de aula?

42 42 Módulo Docente

43 43 Módulo Docente – Novas Regras Regra 1: Regra 1: Cursos que estejam com ‘1-Sim’ no campo “Curso teve aluno vinculado em 2014?”, e que tenham alunos na situação “Cursando” ou “Formado” devem ter pelo menos um docente em exercício vinculado. Grau de formação: Docentes com pós-graduação stricto sensu Grau de formação: Docentes com pós-graduação stricto sensu Só devem ser considerados os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, avaliados e reconhecidos pelo MEC, ou os títulos obtidos no exterior e revalidados por universidades brasileiras.

44 44 Módulo Docente Relatório de Docente com dedicação exclusiva em mais de uma IES Relatório de Docente com dedicação exclusiva em mais de uma IES Listagem de docentes que estão em exercício em determinada IES e que possuem regime de trabalho igual a tempo integral com dedicação exclusiva e que também estão vinculados a outra(s) IES com qualquer tipo de regime de trabalho em 31/12. O que deve ser feito? i.Verificar se o docente estava em exercício na IES em 31/12 do ano de referência do Censo; ii.Verificar se a informação sobre o regime de trabalho foi informada corretamente.

45 45 Módulo Docente Não será mais possível informar “não dispõe da informação” para raça/cor do docente. Não será mais possível informar “não dispõe da informação” para raça/cor do docente. A opção “Não declarado” Será substituída por “Docente não quis declarar a raça/cor”.

46 46 Módulo Relatório

47 1.Relatório Consolidado por Cursos Os dados relacionados a vagas, inscritos e ingressantes deverão ser apresentados de modo que seja possível realizar as seguintes comparações: Vagas novas oferecidas Inscritos para vagas novas oferecidas Ingressantes por Vestibular, Enem, Avaliação Seriada e Seleção Simplificada 47 Módulo Relatório

48 Vagas Remanescentes de Anos Anteriores Inscritos para vagas Remanescentes de Anos Anteriores Ingressantes por Seleção de Vagas Remanescentes Vagas para Programas Especiais Inscritos para vagas de Programas Especiais Ingressantes por Seleção de Programas Especiais 48 Módulo Relatório

49 49 Módulo Relatório 2. Relatório Consolidado por Cursos Para os cursos na modalidade de Ensino a Distância, serão apresentados apenas os dados dos cursos que possuírem alunos vinculados ao polo.

50 50 Módulo Relatório 3. Relatório Detalhado por Aluno Adicionar os filtros Turno, Tipos de mobilidade acadêmica, Raça/cor, Participa de Programas de Reserva de Vagas – total, Apoio Social – total, Atividade Extracurricular – total. Inserir nova coluna com a informação de Forma de Ingresso/Seleção e município do local de oferta do curso.

51 51 Módulo Relatório 4. Relatório Consolidado da IES Possibilidade de clicar sobre os totais e obter a relação de alunos. Dados de alunos vinculados Modalidade de Ensino Total PresencialEAD Ingressantexxxx Matriculadoxxxx Cursandoxxxx Formadoxxxx Transferido para outro curso na mesma IES xxxx Desvinculadoxxxx Matrícula trancadaxxxx Falecidoxxxx

52 52 Módulo Relatório 5. Alterações Gerais Colunas separadas para o código do curso e o nome do curso. Colunas separadas para o código do curso e o nome do curso. Exclusão das linhas em branco dos relatórios em Excel (ex.: Relatório de Docente). Exclusão das linhas em branco dos relatórios em Excel (ex.: Relatório de Docente). Sempre que a consulta em tela for muito extensa, apresentar barra de rolagem para que seja possível visualizar todas as informações. Sempre que a consulta em tela for muito extensa, apresentar barra de rolagem para que seja possível visualizar todas as informações.

53 53 Módulo Migração

54 54 Módulo Migração 1.Melhorar relatórios (.xls e.pdf) de erros, colocando ID do aluno no INEP e CPF nas linhas de erro.

55 55 Módulo Migração 2.Exportar dados de alunos que estão desatualizados separados dos que estão atualizados.

56 56 Módulo Consistência

57 57 Módulo Consistência 1.Além dos relatórios encaminhados através da conta: será criado um módulo de relatórios de consistência. 2.Os avisos de fechamento dos módulos alunos e docentes serão revisados e aqueles que continuarem relevantes serão disponibilizados no Módulo Consistência.

58 58 Módulo Consistência 1.Análise de consistência a.Exclusão da situação de vínculo do aluno ao curso no Censo de 2013 por ter sido informado erroneamente no Censo de 2012.

59 59 Módulo Consistência 1.Análise de consistência a.Alunos justificados

60 60 Módulo Comunicado

61 61 Módulo Comunicado Objetivos principais: Melhorar o atendimento aos usuários do CENSUP; Possibilitar uma análise mais detalhada do atendimento, permitindo um melhor planejamento; Facilitar a comunicação com o PI; Centralizar as informações do Censo; Permitir acesso ao histórico de comunicados oficiais; Permitir que os Dirigentes tenham conhecimento sobre os processos do Censo.

62 62 Cronogramas

63 63 Censo 2014 Cronograma: Universidades Federais 09/02/2015 – abertura do Sistema do Censo da Educação Superior na Internet para entrada de dados; 09 a 27/02/2015 – período de coleta de dados, por digitação nos questionários "on line" e por importação de dados pela Internet; 30/03 a 10/04/2015 – período de verificação da consistência dos dados coletados; 13 a 17/04/2015 – período para ajustes dos dados; 20/04 a 08/05/2015 – período de conferência e validação dos dados pelas IES; 11 a 22/05/2015 – período de consolidação e homologação dos dados.

64 64 Censo 2014 Cronograma: Demais IES 09/02 – abertura do Sistema do Censo da Educação Superior na Internet para entrada de dados; 09/02 a 22/04 – período de coleta de dados, por digitação nos questionários "on line" e por importação de dados pela Internet; 23/04 a 09/05 – período de verificação da consistência dos dados coletados; 12/05 a 20/06 – período de conferência e validação dos dados pelas IES; 23/06 a 18/07 – período de consolidação e homologação dos dados. 18/08 - divulgação

65 65 Censo 2014 Treinamento 12/02 – Brasília – IES Federais (120 participantes); 24/02 – Goiânia – IES centro-oeste (120 participantes); 27/02 – Manaus – IES norte (60 participantes); 03/03 – Aracaju – IES nordeste (60 participantes); 06/03 – Florianópolis – IES sul (120 participantes); 10/03 e 11/03 – São Paulo – IES sudeste (120 participantes em cada um dos dias).

66 Obrigada!


Carregar ppt "Censo da Educação Superior. 2 Avaliação do Censo 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google