A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Sistema de Ensino Graduação Módulo Matrícula. 2 Datas Matrícula Encomenda 23 a 27/07 Divulgação Parcial da Encomenda 28/07 Ajuste da Encomenda 28 a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Sistema de Ensino Graduação Módulo Matrícula. 2 Datas Matrícula Encomenda 23 a 27/07 Divulgação Parcial da Encomenda 28/07 Ajuste da Encomenda 28 a."— Transcrição da apresentação:

1 1 Sistema de Ensino Graduação Módulo Matrícula

2 2 Datas Matrícula Encomenda 23 a 27/07 Divulgação Parcial da Encomenda 28/07 Ajuste da Encomenda 28 a 29/07 Ampliação de Vagas 30 a 31/07 Divulgação Final da Encomenda de Matrícula 01/08 Ajuste de Matrícula 03 a 06/08 Ampliação de Vagas 07/08 Resultado do Ajuste de Matrícula 08/08

3 3 Matrícula de Veteranos e Calouros adiantando seriação Todos os pedidos de matrícula, em todas as fases, serão avaliados posteriormente, após análise, ampliações de vagas,... seguindo o Ordenamento de Matrícula Não interessa, portanto, o momento em que o aluno faz sua Encomenda de Matrícula, por exemplo, se no 1º ou no último minuto... O que determina se o aluno vai ou não conseguir a vaga é seu Ordenamento!

4 4 As etapas da matrícula - 1 ª fase è Encomenda O aluno faz seu pedido de matrícula em combinações de disciplinas/turmas, organizadas em blocos, visando ao atendimento individual de cada bloco. Os pedidos serão processados e divulgados aos alunos: Onde: no Portal de Serviços. Período: entre 23 e 27/07. Resultado parcial: a partir da 00h do dia 28/07. Observação: Até a data limite, o aluno pode alterar sua encomenda quantas vezes desejar! O sistema processará apenas o ÚLTIMO envio.

5 5 As etapas da matrícula - 1 ª fase O aluno poderá fazer combinações que considerar conveniente dentro de suas possibilidades de horários, não podendo efetuar combinações, no mesmo bloco, com colisão de horário. As autorizações especiais de matrícula (pré-requisitos, colisão de horário e adaptação curricular) poderão ser solicitadas à COMGRAD, conforme calendário específico de cada Comissão de Graduação.

6 Os pedidos são avaliados a partir das regras de ordenamento dos alunos e do planejamento inicial de vagas oferecidas para cada Curso/Grupo de Matrícula. É escolhido o bloco melhor atendido de acordo com regras estabelecidas. Como funciona a efetivação da Encomenda

7 7 Maior número de: 1.Disciplinas Obrigatórias, da etapa definida no Ordenamento de Matrícula (Índice 1); 2.Créditos Obrigatórios, da etapa definida no Ordenamento de Matrícula (Índice 1); 3.Disciplinas Obrigatórias do currículo vigente; 4.Créditos Obrigatórios do currículo vigente; 5.Créditos no geral; 6.Ordem dos blocos solicitados, seqüência de pedidos. Regras para escolha do melhor bloco

8 8 Seminários(OB - 6)A*B*C* Técnicas Especiais(OB - 6)DE* Técnicas de Coragem (EL - 4)U*U*U* Bons Fluídos (OB - 4) A* B* B* Movimentos (OB - 2)A*E*F* * Aceito qualquer turma do mesmo horário Cenário Disciplinas (Caráter – Créditos) BLOCO 1 BLOCO 2 BLOCO 3 nº de disciplinas obrigatórios da etapa121 nº de créditos obrigatórios da etapa6126 nº de disciplinas obrigatórias no currículo332 nº de créditos obrigatórios no currículo nº total de créditos ordem de seqüência dos blocos1ª2ª3ª

9 9 Seminários(OB - 6)A*B*C* Técnicas Especiais(OB - 6)DE* Técnicas de Coragem (EL - 4)U*U*U* Bons Fluídos (OB - 4) A* B* B* Movimentos (OB - 2)A*E*F* * Aceito qualquer turma do mesmo horário Cenário Disciplinas (Caráter – Créditos) BLOCO 1BLOCO 2BLOCO 3 nº de disciplinas obrigatórias da etapa111 nº de créditos obrigatórios da etapa666 nº de disciplinas obrigatórias no currículo322 nº de créditos obrigatórios no currículo nº total de créditos ordem de seqüência dos blocos1ª2ª3ª

10 10 As etapas da matrícula - 1 ª fase è Ajuste da Encomenda Matrícula substitutiva Exclusão condicionada à inclusão de disciplinas/turmas. (Nesse caso, não há prejuízos para o ordenamento dos alunos. Não precisa haver equivalência no nº. de disciplinas e/ou de créditos, ou seja, o aluno pode excluir duas disciplinas e incluir apenas uma, por exemplo.) Inclusão: a solicitação poderá ser realizada em todas as disciplinas/turmas oferecidas. O aluno não poderá efetuar pedido com colisão de horário com sua matrícula já efetivada. Onde: no Portal de Serviços. Período: entre 28 e 29/07. Resultado: a partir da 00h do dia 01/08.

11 11 As etapas da matrícula - 2 ª fase è Ajuste de Matrícula Matrícula substitutiva Exclusão condicionada à inclusão de disciplinas/turmas. (Também não há prejuízos para o ordenamento dos alunos. Não precisa haver equivalência no nº. de disciplinas e/ou de créditos, ou seja, o aluno pode excluir duas disciplinas e incluir apenas uma, por exemplo.) Inclusão: a solicitação poderá ser realizada em todas disciplinas/turmas oferecidas. O aluno não poderá efetuar pedido com colisão de horário com sua matrícula já efetivada. Onde: no Portal de Serviços. Período: entre 03 e 06/08. Resultado: a partir das 00h do dia 08/08.

12 Efetivação dos Ajustes A efetivação dos Ajustes está condicionada a: vagas ainda não ocupadas; vagas oriundas de exclusões ou cancelamentos, que retornaram livres ao sistema, possibilitando nova ocupação; ampliação de vagas feita pelos Departamentos. Momento da ampliação de vagas ou turmas novas criadas pelos Departamentos: de 30 a 31/07 na 1ª fase e em 07/08 na 2ª fase

13 13 Outras considerações O que diferencia a Encomenda dos Ajustes? O que os diferencia esses dois períodos é o fato de na Encomenda estar disponível um número fixo de vagas por Curso / Grupo de Matrícula. Já nos Ajustes, além das vagas remanescentes de exclusões e cancelamentos, pode haver ampliações de vagas feitas pelos Departamentos. Ou seja, o número de vagas não é fixo. Além disso, e em decorrência do fato de nos períodos dos Ajustes o nº. de vagas não ser fixo, na Encomenda temos pedido(s) de bloco(s), que são como várias opções de planos de estudo que o aluno monta, só podendo ser aceito um deles. Já nos Ajustes, são feitos pedidos separados: disciplina/turmas são solicitadas, encaixando-se às disciplinas/turmas já atendidas nos períodos anteriores.

14 14 O que diferencia os Ajustes entre si? A diferença entre os períodos de ajuste é o número de vagas remanescentes. Como o Ajuste da Encomenda ocorre antes do Ajuste de Matrícula, é provável que nele sejam maiores as chances de se obter a vaga. Além disso, apenas no Ajuste da Encomenda, o sistema insiste, automaticamente, na vaga não obtida durante o período de Encomenda, mesmo que o aluno não queira. Outras considerações

15 15 Outras considerações Exclusão e Cancelamento Caso o aluno não possa cursar uma turma/disciplina para a qual conseguiu matrícula, deve realizar um dos dois procedimentos abaixo, durante os períodos de Ajuste: SUBSTITUIÇÃO: quando o aluno não cursará, mas solicitará uma outra disciplina/turma. Esta exclusão só se efetivará se o aluno for contemplado na inclusão; caso contrário, ele permanecerá matriculado nas disciplinas/turmas com as quais foi contemplado no resultado na Encomenda de Matrícula. O processo de exclusão não implica prejuízo no ordenamento do aluno, ainda que ele exclua, por exemplo, duas disciplinas e inclua apenas uma. Isto é, não é necessário que haja equivalência em número de disciplinas, em número de créditos, ou que os mesmos horários excluídos sejam preenchidos. CANCELAMENTO:quando o aluno não cursará e também não solicitará outra disciplina/turma. Esse processo implica prejuízos no próximo ordenamento do aluno. Ao contrário do procedimento de substituição, no qual a exclusão está condicionada à efetivação da matrícula na disciplina/turma durante os procedimentos de ajuste, o cancelamento é automático.

16 16 Outras considerações O aluno que desejar se matricular em disciplinas/turmas através de quebra de pré-requisito, colisão de horário ou adaptação curricular, deverá procurar a Comissão de Graduação de seu curso preferencialmente antes de realizar a 1ª fase de matrícula. Pedidos de matrícula extracurricular (Curso 2) em disciplinas/turmas poderão ser realizados por todos os alunos, via Portal de Serviços, de 22/06 a 06/08 às 18h. Os pedidos serão analisados após o resultado do Ajuste de Matrícula.

17 17 Navegação para Matrícula Internet

18 18 Acesse o site da UFRGS em

19 19 Nos campos designados, digite usuário e senha.

20 20 Já dentro do Portal, o caminho a ser seguido é ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno

21 21 Já dentro do Portal, o caminho a ser seguido é ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno

22 22 Módulo Disponível de 22/06 a 06/08 Módulo Disponível a partir de 22/07

23 23 Opção Grade de Horários Depois de escolher a sua COMGRAD, aparecerão as disciplinas.

24 24

25 25 Opção Solicitação Extracurricular

26 26 Após pressionar Selecionar, aparecerá a seguinte tela:

27 27 Opção Horários e Vagas por Grupo de Matrícula

28 28

29 29 Encomenda de Matrícula

30 30

31 31 Extrato e Resultado de Solicitação

32 32 Ajustes: da Encomenda e de Matrícula

33 33

34 34

35 35 Observação: as Restrições são uma ferramenta opcional. Para maiores informações a respeito, acesse a FAQ da Matrícula 2009/01.

36 36

37 37

38 38 Maiores informações sobre a ferramenta Restrições de Atendimento são encontradas na FAQ específica dos períodos de Ajustes, na pergunta Como funciona a ferramenta Restrições de Atendimento?

39 39 Para o esclarecimento de outras dúvidas, acesse nossa FAQ

40 40 Ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h. Telefone: / Ramal


Carregar ppt "1 Sistema de Ensino Graduação Módulo Matrícula. 2 Datas Matrícula Encomenda 23 a 27/07 Divulgação Parcial da Encomenda 28/07 Ajuste da Encomenda 28 a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google