A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados)"— Transcrição da apresentação:

1 Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados)
Ocorrência, em pelo menos uma fase da vida de: Tubo Neural Dorsal Notocorda Fendas Branquiais na Faringe

2 Classificação dos Cordados

3 Protocordados - Cordados Primitivos
Dividem-se didaticamente em: Urocordados - apresentam notocorda na região caudal durante a fase larval Cefalocordados - apresentam notocorda até a fase adulta

4 Os cordados – protocordados e vertebrados –
Os cordados – protocordados e vertebrados –. Apresentam três características fundamentais no período embrionário: a notocorda, as fendas branquiais e o sistema nervoso dorsal. Estas características podem persistir no adulto. A notocorda é uma estrutura interna que serve de eixo de sustentação para o animal e que deu nome ao grupo. Ela persiste durante toda a vida dos cordados mais simples, os protocordados. Nos cordados superiores, ou vertebrados, a notocorda desaparece no fim da fase embrionária, sendo substituída pela coluna vertebral. As fendas branquiais são permanentes nos cordados aquáticos mais primitivos e, nos demais, são estruturas apenas embrionárias. O sistema nervoso dorsal que se forma nos embriões, persiste nos cordados durante toda a vida.

5 Protocordados São um grupo com poucos representantes, todos marinhos, como as ascídia e o anfioxo. Vivem no litoral, enterrados na areia ou fixos às rochas. Responda: A- Quais são as características dos cordados? B- O que é notocorda?

6 Vertebrados São o grupo mais evoluído dos cordados e apresentam todos os sistemas altamente desenvolvidos. A presença da coluna vertebral caracteriza o grupo. Compreendem peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Responda: A- Quais os dois grupos que subdivide o filo Chordata? B O que distingue um protocordado de um vertebrado? Todos os vertebrados apresentam coluna vertebral, que é uma série de pequenos ossos articulados, as vértebras. A coluna vertebral protege o sistema nervoso, pois nela há um canal onde se localiza a medula raquidiana, que vai da parte posterior do crânio até as vértebras da região da cintura posterior.

7 Cefalocordados Notocorda na cabeça Mede Aproximadamente 5 cm.
Cirros bocais. Nadadeiras dorsal, caudal e ventral. Ex: Anfioxo

8 Urocordados ou Tunicados
Presença de uma substância semelhante a celulose: tunicica Isolado ou em colônia; São filtradores; Ex: ascídia; As larvas das ascídias são de vida livre.Os adultos são fixos.

9 Urocordados - Ascídias

10 Urocordados - Ascídias

11 Urocordados - Ascídias Coloniais

12 Subfilo Vertebrata Classes de peixes: Classe Agnatha
Classe Placodermi (extinta) Classe Acanthodii (extinta) Classe Chondrichthyes Classe Osteichthyes Classes de tetrápodos: Classe Amphibia Classe Reptilia Classe Aves Classe Mammalia

13 Subfilo Vertebrata - Classe Agnatha
Peixes sem mandíbulas: Feiticeiras e lampréias Duas linhagens evolutivas distintas. Ambas são alongados, sem escamas, não possuindo tecidos duros internos são necrófagas e ectoparasitas. Cerca de 50 espécies. Dióicos, fecund. Externa c/ fase larval Feiticeira (esq.) e lampréias (dir.) parasitando peixe ósseo.

14 Subfilo Vertebrata - Classe Condrichthyes
Peixes cartilaginosos Tubarões, raias e quimera; Cerca de 800 espécies; Principalmente marinhos; Presença de escamas placóides; Boca ventral com 5 fendas faríngeas; São heterotérmicos; Agilidade devido a musculatura segmentada; Ausência de bexiga natatória. ARRAIA TUBARÃO QUIMERA

15 Subfilo Vertebrata - Classe Osteichthyes
Peixes ósseos : Cerca de espécies. Boca terminal c/ 4 fendas branquiais, protegidas por um opérculo; Pele c/ escamas de origem dérmica lubrificada por um muco Presença de linha lateral; Circulação fechada c/ coração: 2 cav.>1 A e 1 V Bexiga Natatória; Peixes pulmonados.

16 Subfilo Vertebrata - Classe Amphibia
Amphi= dos dois lados e bios= vida Sapos, salamandras e cecílias; 4000 espécies. Ciclo de vida complexo com fase larval aquática e adulto terrestre; Pele nua, usada em trocas gasosas, hídricas e iônicas; Respiração branquial, cutânea e pulmonar; Ambientes úmidos, porém há desérticos; Pobre em queratina e alguns c/ glândulas de veneno; 2 atrios e 1 ventriculo.

17 Vertebrados - Anfíbios
Anuros: sapos, rãs e perecas Urodelos: salamandras e tritões; Ápodes: cecílias e cobra-cegas

18 Vertebrados - Metamorfose dos Anfíbios
Fecundação externa, desenv. Indireto; Diócos; Amplexo sexual; Fase larval GIRINO; A fase de IMAGO é a mais predada;

19 Subfilo Vertebrata - Classe Reptilia
Cobras, largatos, jacarés, tartarugas espécies Corpo coberto por escamas Reprodução independente da água.  1° bem sucedidos em meio terrestre; Tegumento bem queratinizado(Economia de água); Àc. Úrico( produto nitrogenado) Circulação: 2 A e 2 V >incompleto;

20 Introdução Os répteis incluem 4 ordens e 6500 espécies atuais.
Chelonia (ou Testudines) - tartarugas e jabutis Sphenodonta (ou Rhyncocephalia) - lagarto tuatara. Squamata - cobras, lagartos e anfisbenas Crocodylia - crocodilos e jacarés. Grande parte do grupo foi extinto: 25 ordens extintas, incluindo os dinossauros.

21 Características gerais
Termorregulação: Ectotérmicos - os répteis dependem de fontes externas de calor - particularmente da radiação solar (heliotérmicos). Répteis mantém a temperatura corporal próxima aos 34 oC durante seu período de atividade através de termorregulação comportamental em que controlam a quantidade de calor trocado com seu ambiente . Olho parietal (terceiro olho), presente em muitos lagartos, monitora a quantidade de radiação solar recebida.

22 Características gerais
Não existem sinapomorfias que definam os répteis (grupo parafilético). O táxon Reptilia não é um clado (grupo monofilético), mas um grado (grupo com o mesmo nível de organização) intermediário entre os anfíbios e os amniotas endotérmicos (aves e mamíferos). As características consideradas típicas dos répteis, na verdade são sinapomorfias dos amniotas, várias já ultrapassadas nas aves e mamíferos: Respiração pulmonar predominante, área pulmonar ampliada e respiração cutânea pouco significante. Fertilização interna, presença de órgão copulador. Maioria ovípara; ovos amnióticos com casca. Garras nas pontas dos dedos. Cornificação da pele, com poucas glândulas mucosas. Esqueleto bem ossificado e forte e 2 vértebras sacrais para suportar a cintura pélvica. Maior atividade metabólica, com manutenção de uma temperatura córporea elevada por termorregulação. Divisão mais completa do coração, reduzindo a mistura de sangue oxigenado e não-oxigenado.

23 Vertebrados Répteis

24 Sistema Respiratório A pele escamosa seca dos répteis reduz a respiração cutânea. Aumento da superfície respiratória dos pulmões. Pulmões aspiradores ventilados por mudanças de forma e pressão na cavidade torácica. Lagartos - um dos pulmões é maior. Cobras - pulmão esquerdo reduzido ou ausente.

25 Subfilo Vertebrata - Classe Aves
Linhagem que desenvolveu capacidade de vôo. Caracterizadas pelas penas. 9000 espécies. Vertebrados endotérmicos. Atobá (esq.) Sula sula, ave marinha piscívora Ema (Dir.) Rhea americana ave que perdeu a capacidade de vôo

26 Diápsidas Cerca de 9000 espécies - maior classe de tetrápodes Ocorrem em todos os continentes, incluindo o litoral da Antártida, e mesmo nas ilhas mais remotas. Grupo mais especializado dos vertebrados (mais que os mamíferos) 1.      vôo; 2.      metabolismo alto (esforço muscular intenso); 3.      temperaturas corporais elevadas; 4.      sistema respiratório único (não há mistura do ar que entra com o que sai dos pulmões) O vôo apareceu cedo em sua história evolutiva, mesmo as espécies que perderam a capacidade de vôo ainda possuem muitas estruturas residuais e forte condicionamento morfológico/fisiológico. O vôo consome grande quantidade de energia. Capacidade de vôo e endotermia propiciaram altíssima mobilidade que refletiu na ampla distribuição das aves.

27 Sinapomorfias penas (presentes em alguns dinosauros?)
apêndices peitorais em forma de asas (asas de pterosauros e morcegos possuem estrutura diferente). ossos pneumáticos (presentes em pterosauros). fúrcula (osso da sorte) formada pela fusão das clavículas e interclavícula. (ossos não fundidos em aves que não voam e presentes em dinosauros?) crânio diapsida modificado (avidiapsida): fenestras temporais unidas às órbitas.

28 Esqueleto costelas apresentam processo uncinado.
esterno achatado e largo, com quilha mediana clavículas unidas formando a fúrcula (“osso-da-sorte”).

29 Vertebrados - Aves

30 Primeiras aves - Archaeopteryx lithographica
Ave mais antiga conhecida. Apenas 6 indivíduos conhecidos (3 completos, 2 incompletos e 1 pena) Reconstrução artística

31 Características gerais
Características ausentes nas primeiras aves: vértebras caudais fundidas (pigóstilo); mandíbulas formam um bico, sem dentes; Características ausentes em aves que não voam: Esterno grande e geralmente em forma de quilha, para inserção dos músculos peitorais. Plesiomorfias (características primitivas dos répteis): escamas córneas retidas nos pés, ovíparas. Somente um ovário e um oviduto. glândulas cutâneas ausentes (exceto uropigeana); Características derivadas (apomorfias) compartilhadas com Mamíferos: endotérmicos; vilosidades presentes no intestino delgado;

32 Subfilo Vertebrata - Classe Mammalia
Mamíferos Vertebrados endotérmicos. Corpo coberto por pelos. Cerca de espécies. Golfinho, mamífero que retornou à vida aquática. Éqüidna – Zaglossus bruijni, mamífero monotremado da Nova Guiné

33 18-26 ordens viventes, englobando 4629 espécies, sendo:
2015 espécies de roedores (1326 na família Muridae). 925 espécies de morcegos. Os mamíferos ocorrem naturalmente em todos continentes (inclusive o litoral da Antártida - focas) e oceanos, exceto: ilhas isoladas, regiões extremamente frias (altitudes extremamente elevadas e regiões polares). Grupo bem sucedido em diversos tipos de ambientes, sendo adaptados a diversos modos de vida: cursorial, voador, aquático e fossorial.       

34 Introdução Este sucesso se deve a uma série de características:
endotermia, mecanismos de retenção e dissipação de calor: presença de pêlos, glândulas cutâneas sudoríparas, cuidado parental glândulas mamárias. desenvolvimento do encéfalo, membros eficientes em posição ventral (melhor locomoção), sentidos desenvolvidos (olfato, audição e às vezes a visão), Heterodontia (melhor trituração do alimento)

35 Os mamíferos são o grupo com melhor registro fossil, devido à sua diversificação recente, grande tamanho e ossos compactos.

36 Habitaram os mais diversos ambientes
A maioria dos mamíferos tem hábitos noturnos. Habitaram os mais diversos ambientes

37 Sinapomorfias glândulas mamárias – característica boa em animais vivos, difícil fossilização; pêlos – boa característica em animais vivos, difícil fossilização; diafragma muscular; arco aórtico esquerdo; hemácias anucleadas; Mandíbula formada por um único osso (dentário) de cada lado. articulação dentário-esquamosal - o osso dentário (mandíbula) se articula com o esquamosal (crânio). O ossos quadrado e articular faziam a articulação crânio-mandíbula nos répteis. Ouvido médio com 3 ossos: articular (martelo), quadrado (bigorna) e estribo.

38 Vertebrados - Mamíferos

39 Vertebrados - Mamíferos

40 Vertebrados - Mamíferos

41 Vertebrados - Mamíferos

42 Vertebrados - Mamíferos

43 Vertebrados - Mamíferos

44 Subfilo Vertebrata - Diversidade

45 Filo Chordata - Filogenia tradicional

46 2 – ESTUDO COMPARADO DOS VERTEBRADOS
Trabalho de pesquisa , comparando características como habitat, respiração, reprodução, sistema digestório, entre outras, destaque os aspectos evolutivos das cinco classes.(características sinapomórficas)


Carregar ppt "Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google