A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

View Cap 6.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "View Cap 6."— Transcrição da apresentação:

1 View Cap 6

2 O que é a View A classe Veiw é a classe mãe de todos os componentes visuais de uma aplicação Android. Existem existem dois tipos de componentes, os chamados widgets e os gerenciadores de layout.

3 A classe ViewGroup A classe ViewGroup é a classe mãe de todos os gerenciadores de layout. Os gerenciadores de layout são utilizados para organizar a disposição dos componentes na tela. Alguns gerenciadores de layout são AbsoluteLayout, FrameLayout, LinearLayout.

4 AbsoluteLayout Permite posicionar os componentes, fornecendo as coordenadas x e y. Propriedades layout_x : define a posição na horizontal layout_y: define a posição na vertical

5 LinearLayout Utilizado para organizar os elementos na vertical ou na horizontal. Propriedades orientation : define o fluxo dos elementos na tela pode ser vertical ou horizontal layout_heigth e Layout_width: especifica a altura do componente pode receber como entra um número, fill_parent( ocupa o espaço disponível no elemento pai) e wrap_content ocupa apenas o espaço necessário na tela layout_gravity: utilizado para alinhar elementos na tela. Valor (top,botton,left, right, center, center_vertical, center_horizontal)

6 TableLayout É filho do LinearLayout e pode ser utilizado para organizar os componentes em uma tabela, com linhas e colunas. stretchColumns: a coluna ocupa o espaço disponível na tela. Utilizado para tabelas com somente uma coluna shrinkColumns: faz um ajuste na largura da coluna impedindo que elementos deixem de ser exibidos.

7 RelativeLayout Permite posicionar um componente relativo a outro, por exemplo, abaixo, acima ou ao lado de um componente já existente. layout_below : Posiciona o elemento abaixo do indicado layout_above : Posiciona o elemento acima do indicado layout_toRightOf : Posiciona o elemento a direita do indicado layout_toLeftOf: Posiciona o elemento a esquerda do indicado

8 RelativeLayout layout_alignParentTop : Alinha ao topo do componente indicado layout_alineParentBotton : Alinha abaixo do componente indicado layout_marginTop : Utilizado para definir um espaço na margem superior do componente. layout_marginRight : Utilizado para definir um espaço na margem direita do componente. layout_marginLeft : Utilizado para definir um espaço na margem esquerda do componente.

9 FrameLayout Tipo mais comum e simples de layout, utilizado por um componente que precisa preencher a tela inteira. O componente inserido no FrameLayout será posicionado no canto esquerdo superior e, dependendo de seu tamanho, ocupará todo o espaço da tela.


Carregar ppt "View Cap 6."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google