A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anfíbios Prof. Edinho. Anfíbios Anfi = duas; bios = vidas. Primeiros tetrápodes terrestres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anfíbios Prof. Edinho. Anfíbios Anfi = duas; bios = vidas. Primeiros tetrápodes terrestres."— Transcrição da apresentação:

1 Anfíbios Prof. Edinho

2 Anfíbios Anfi = duas; bios = vidas. Primeiros tetrápodes terrestres.

3 Vida Terrestre Respiração pulmonar com pulmões saculiformes

4 Vida Terrestre Respiração cutânea com Epitélio Fino, Úmido, Intensamente Vascularizado e Rico em Glândulas Mucosas

5 Coração tricavitário Circulação dupla, fechada e incompleta.

6 ESQUELETOESQUELETO

7 BocaBoca Coanas Nasais Língua

8 Alimentação

9 Metamorfose Fase Larval: -Respiração branquial -Excreção de uréia -Aquáticos Fase Adulta: -Respiração pulmonar -Excreção de amônia -Terrestres

10 Metamorfose

11

12 Órgãos dos Sentidos Visão predominante (predadores) Visão baseada em movimento. Audição desenvolvida, com tímpano.

13 Reprodução Ovos sem casca (dependência da água para a reprodução). Fecundação externa. Desenvolvimento indireto.

14

15

16

17 Classificação

18 Anura (A = sem, uros = cauda) Sapos, rãs e pererecas. Desprovidos de cauda. Pálpebras nos olhos. Pele rica em toxinas em várias espécies.

19

20

21 Urodela (uro = cauda) Salamandras e tritões. Possuem pernas e cauda. Espécies terrestres com pálpebras. Pode ocorrer neotenia (larva madura sexualmente) em axolotes.

22

23

24

25 Ápodos (a = não, podos = pés) Corpo alongado. Sem patas ou cinturas. Até 200 vértebras. Cauda curta. Olhos atrofiados ou recobertos de pele.

26

27 Classe Reptilia

28 Répteis O répteis foram os primeiros vertebrados essencialmente terrestres. Foram os primeiros vertebrados a apresentarem ovo com casca. A pele é seca, queratinizada, com escamas epidérmicas ou placas ósseas.Não funcionam portanto como forma respiratória nem tampouco para obtenção de água. Apresentam pulmões parenquimatosos e bem mais desenvolvidos que os anfíbios. Respiração pulmonar,podendo ocorrer respiração cloacal (tartarugas).

29 Os répteis Os ovos dos répteis são recobertos por uma casca de cálcio que impede a dessecação do embrião em meio terrestre. A casca porosa permite a difusão dos gases. O alantóide permite que o embrião acumule seus excretas ao longo do desenvolvimento e o âmnion reserva água para o embrião e amortece impactos com o meio. Os machos possuem pênis e a fecundação é sempre interna. Desenvolvimento é direto não há passagem de forma larval. A maioria das espécies é ovípara.

30 Os répteis São animais ectotérmicos. O coração possui três cavidades com início de separação entre os ventrículos(septo de Sabatier). Os crocodilianos possuem coração com quatro cavidades (Tetracavitário). A circulação é fechada,dupla e incompleta. O excreta nitrogenado principal é o ácido úrico.

31 A conquista da terra Os répteis foram os primeiros vertebrados equipados para a vida terrestre em locais secos.As principais adaptações desses animais foram : Presença de pele seca relativamente impermeável. Fecundação interna e independente da água. Presença de ovos com casca grossa. Presença de órgãos respiratórios internos. Presença de âmnio e alantóide excretam ácido úrico.

32 Classificação dos répteis A classe dos répteis compreendem quatro ordens: Rhyncochephalia (Rincocéfalos): atualmente se conhece apenas uma espécie, o Sphenodon puncatatum,conhecido como tuatara encontrado apenas na Nova Zelândia. Réptil primitivo em extinção,possui um terceiro olho atrofiado na testa,abaixo da pele.Presume-se que esse órgão não funcional tenha relação com a glândula epífise ou pineal dos vertebrados superiores Não peçonhento.

33 Ordem Squamata( lacertílios e ofídios) Lacertílios (ou sáurios) e ofídios São os répteis dotados de escamas.Os lacertílios -lagartos, lagartixas e camaleões, possuem escamas córneas lisas e são dotadas de língua móvel e de dentes. Os ofídios são as cobras,cujo corpo é revestido ou por escamas lisas ou salientes,apresentando dentes e língua bífida(bipartida na extremidade superior)

34 Classificando os ofídios Áglifos : Quando não possuem presas inoculadoras. Ex.Sucuri e jibóia. Proteróglifos: quando possuem dentes sulcados na região anterior da boca. Ex.coral-verdadeira. Opistóglifos: Quando possuem dentes sulcados na região posterior da boca. Ex. falsa-coral e cobra-cipó. Solenóglifos : Quando possuem dentes dotados de canais internos,na região anterior da boca. Ex.cascavel e jararaca.

35 Como socorrer uma pessoa mordida por uma cobra peçonhenta? Acalmar a vítima,procurando mantê-la tranquila ; o nervosismo faz com que o coração bata mais depressa e o sangue circule com maior rapidez,espalhando o veneno pelo corpo. Lavar o ferimento com água e sabão. Se houver soro antiofídico no local,aplicá-lo na vítima depois de ler cuidadosamente a bula. Mesmo que tenha sido aplicado o soro,chamar um médico ou conduzir a pessoa para um hospital; durante o transporte,a vítima deve permanecer deitada ou sentada; o importante é que fique imóvel,com o membro atingido levantado. Se possível levar a cobra para o hospital a fim de ser identificada.

36 Características de serpentes peçonhentas e não peçonhentas

37 Soros produzidos pelo Instituto Butantã,em São Paulo,fundado por Vital Brasil Soro Anticrotálico - Soro aplicado em acidentes com serpentes do gênero Crotalus (cascavéis.). Soro Antibotrópico -Soro aplicado em acidentes com serpentes do gênero Bothrops( jararacas e urutus). Soro Antielapídico -Soro aplicado em acidentes com cobras corais. Soro antiofídico,polivalente- aplicado em casos de acidentes com cobras não identificadas do gênero Bothrops e Crotalus

38 Ordem Chelonia Os quelônios : São classificados como quelônios Tartaruga,cágado e jabuti. Apresentam o corpo encaixado numa concha oval com uma parte dorsal - denominada carrapaça -e outra parte ventral -chamada de plastrão.

39 Ordem Crocodylia Os crocodilianos possuem escamas córneas,que,na parte dorsal estão reforçadas por placas ósseas dérmicas,são representantes ; o jacaré, o crocodilo e pelo gavial. Lembrar que os crocodilianos possuem coração com 4 cavidades e em seu coração não ocorre mistura de sangue venoso com o arterial.No entanto, ocorre tal mistura no Foramen de Panizza.Portanto a circulação e é incompleta.

40 Alguns exemplos de répteis e curiosidades Os últimos dragões: Na ilha de Komodo,na Indonésia,vivem os grandes lagartos da espécie Varanus komodoensis,conhecidos como dragões de Komodo.Quando adultos,chegam a ter mais de três metros de comprimento e pesam mais de duzentos quilos.Comem veados,porcos,cabritos,cavalo s e são vários os relatos de camponeses indonésios devorados por esses animais.Certa vez,pesquisadores observaram um dragão de cinqüenta quilos devorar um porco inteiro de 31 quilos em apenas 17 minutos.

41 Dragão de Komodo Possuidores de dentes muito afiados,causam grandes hemorragias em suas vítimas,que,mesmo quando conseguem fugir ao serem mordidas,geralmente morrem pouco depois.Quando falta alimento,os dragões não hesitam em tornar-se canibais,comendo exemplares de sua própria espécie,principalmente os filhotes.Além de matar as vítimas para imediata degustação,o dragão de Komodo,é capaz de sentir o cheiro de carniça a centenas de metros de distância,costuma varrer a floresta em busca de animais mortos,em decomposição.Ao contrário de uma hiena africana,esses lagartos também comem os ossos do animal abatido,inclusive os dentes,chifres e o que mais houver.Os guias de turismo da ilha de Komodo há muito tempo costumam expor cabras mortas ao sol tropical para atrair os lagartos até a vista dos visitantes.Sem contar que,vez por outra,os moradores deparam com lagartos fuçando no cemitério da vila.É curioso que esses lagartos representem os principais predadores de um ambiente terrestre,título que quase sempre cabe aos mamíferos

42

43 Serpentes Venenosas no Brasil

44 Jararaca

45 Urutu

46 Surucucu

47 Coral

48


Carregar ppt "Anfíbios Prof. Edinho. Anfíbios Anfi = duas; bios = vidas. Primeiros tetrápodes terrestres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google