A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especialidade de Répteis Rossalles Freitas. Características Possuem a pele revestida por escamas; Nascem através de ovos postos pelas fêmeas; São seres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especialidade de Répteis Rossalles Freitas. Características Possuem a pele revestida por escamas; Nascem através de ovos postos pelas fêmeas; São seres."— Transcrição da apresentação:

1 Especialidade de Répteis Rossalles Freitas

2 Características Possuem a pele revestida por escamas; Nascem através de ovos postos pelas fêmeas; São seres rastejantes; São pecilotermos, ou seja, a temperatura de seu corpo é variada; Escamas de um ofídio São animais vertebrados; Respiração pulmonar.

3 Divisão Os répteis dividem-se em 4 ordens distintas: Ofídios – Os ofídios são as cobras e as serpentes. Não possuem pernas ou braços, são animais peçonhentos e normalmente carnívoros. Onde vive: Desde o México até o norte da Argentina, Paraguai e Bolívia. Alimentação: Pequenos mamíferos, aves e pequenos lagartos. Cascavel

4 Cobra bicuda Onde vive: Desde o México passando pela América Central, até a metade norte da América do Sul, no limite sul do Peru, Brasil e Bolívia. Alimentação: alimenta-se de animais de pequeno porte que vivem nas árvores, onde esta também vive por ter uma ótima técnica de camuflagem. Crocodilianos – São os maiores predadores da família dos répteis. Possuem um grande porte e são carnívoros poderosos. A ordem dos crocodilianos abrange jacarés, crocodilos, aligátores, etc. Onde vive: Em toda a América do Sul onde ocupa uma área ampla. É mais comumente encontrada na bacia amazônica. Pode atingir 4 metros de comprimento. Alimentação: É predador de qualquer animal, mamíferos, aves, peixes, de pequeno e grande porte. Jacaré amazônico

5 Onde vive: É um dos maiores crocodilos podendo chegar a 5m. Antigamente encontrado em toda a África inclusive em Madagascar. Alimentação: Em geral peixes e mamíferos, seu ataque é rápido e imprevisível. Crocodilo do Nilo Quelônios – São os mais bem protegidos entre os répteis. Constituem esta ordem os jabutis, cágados e tartarugas. Jabuti Radiado Onde vive: Na região costeira sul e oeste de Madagascar. Alimentação: Plantas e cactos.

6 Tartaruga Aquática Espanhola Onde vive: Encontra-se distribuída pela península Ibérica, norte da África e sul da França Alimentação: minhocas, artrópodes, anfíbios, peixes e carniça. Lacertílios – A última divisão dos répteis, fazem parte os lagartos, lagartixas, calangos, etc. Basilisco Onde vive: Vive nas regiões quentes da América tropical. Alimentação: Vegetais e pequenas presas como artrópodes.

7 Dragão de komodo Onde vive: Nas ilhas de Komodo na Indonésia. Alimentação: se alimenta de todo o tipo de animais, inclusive Javalis, cervos e pequenos búfalos.

8 Répteis Venenosos No Brasil, os únicos répteis verdadeiramente venenosos são os ofídios. Destacam-se entre elas os principais grupos: Cascavéis Jararacas Urutus Surucucus

9 O dragão de komodo não possui veneno mas uma mordida dele pode matar. Isso porque ele possui aproximadamente 60 bactérias diferentes em sua boca.

10 Picada de cobra Para picadas de cobra, existe apenas uma solução: O soro antiofídico. Este soro é fabricado com o próprio veneno da cobra e pode salvar a pessoa dos efeitos terríveis que a peçonha de uma cobra pode causar. Todas as cobras são peçonhentas, mas alguns venenos são mais letais que outros, veja a seguir a foto de um dos efeitos da picada de uma cobra altamente venenosa.

11 Jamais deve-se fazer torniquete, chupar o veneno, furar, cortar com uma faca, isso tudo não servirá de nada. Em caso de torniquete, a pessoa poderá adquirir uma gangrena e isso a levará a ter de amputar um membro ou até mesmo a morte. Torniquete Gangrena

12 Quando se é picado por um cobra, deve-se procurar identificar o animal, eliminá-lo para levá-lo até o hospital é a melhor opção. Após identificar é que se terá certeza absoluta de que o animal, neste caso o ofídio, possui um veneno letal ou não. Mesmo sendo venenosa ou não, deve-se lavar o local da picada, acalmar a vítima para que o veneno não se espalhe, e levá-la o mais rápido possível para tomar o soro.

13 Repteis, diversidade entre a espécie PARTES DO CORPO LAGARTO TARTARUGA CROCODILO COBRA Olhos Presente Ouvidos Presente Coração 3 Cavidades 4 Cavidades 3 Cavidades Dentes Presente Bico Córneo Presente c/ ou s/ Inoculador Pulmões Presente Membros 4 Membros Ausente Cauda Alongada Pequena Alongada Escamas 2 Carapaças Placas Córneas Escamas

14 Lição Espiritual Existem algumas histórias na Bíblia que envolvem cobras, serpentes e algum outro réptil. Uma delas é a história da serpente de bronze, que se encontra no livro de Números 21:4-9. O povo praguejava contra Deus e Sua liderança por ter os libertado do Egito e agora estarem no deserto vagando em busca da terra que foi prometida pelo próprio Deus, a terra de Canaã. Então Deus mandou serpentes venenosas que morderam o povo e muito morreram. Então o povo viu que aquilo estava acontecendo porque estavam se afastando de Deus e rogaram a Moisés que orasse a deus em favor do povo. Então Deus ordenou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e todo que fosse mordido deveria olhar para ele para ser curado, Moisés foi e fez.


Carregar ppt "Especialidade de Répteis Rossalles Freitas. Características Possuem a pele revestida por escamas; Nascem através de ovos postos pelas fêmeas; São seres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google