A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COBRAS VENENOSAS E NÃO VENENOSAS Prof. Evandro Marques VENENOSAS Cabeça triangular Escamas pequenas e ásperas Fosseta loreal presente Cauda afina-se abruptamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COBRAS VENENOSAS E NÃO VENENOSAS Prof. Evandro Marques VENENOSAS Cabeça triangular Escamas pequenas e ásperas Fosseta loreal presente Cauda afina-se abruptamente."— Transcrição da apresentação:

1 COBRAS VENENOSAS E NÃO VENENOSAS Prof. Evandro Marques VENENOSAS Cabeça triangular Escamas pequenas e ásperas Fosseta loreal presente Cauda afina-se abruptamente NÃO VENENOSAS Cabeça ovalada Escamas grandes e lisas Fosseta loreal ausente Cauda afina-se lentamente

2 Pupila em fenda vertical 02 presas no maxilar superior Pupila circular Dentes pequenos, mais ou menos iguais.

3 Detalhe da fosseta loreal e da pupila em fenda vertical cobra: jararaca Bothrops jararaca

4 Detalhe da cabeça de uma coral verdadeira Surucucu Urutu cruzeiro Cascavel Coral verdadeira

5 Falsa coral Cobra cipó muçurana Limpa pasto Jararacuçu do papo amarelo

6 PICADAS DE COBRAS VENENOSAS As cobras são comuns em locais onde existem muitos ratos e preás. Nem todas as cobras são venenosas. Observar detalhes nos olhos (pupila vertical como a dos gatos), narinas (presença de dois furos laterais, as fossetas lacrimais), cabeça (formato triangular), cauda (afunila rapidamente), hábitos (noturno), padrão da cor (na coral verdadeira, os anéis coloridos dão a volta completa) e outros. As cobras são comuns em locais onde existem muitos ratos e preás. Nem todas as cobras são venenosas. Observar detalhes nos olhos (pupila vertical como a dos gatos), narinas (presença de dois furos laterais, as fossetas lacrimais), cabeça (formato triangular), cauda (afunila rapidamente), hábitos (noturno), padrão da cor (na coral verdadeira, os anéis coloridos dão a volta completa) e outros. No Brasil, a maioria dos acidentes ofídicos é devido a serpentes dos gêneros: No Brasil, a maioria dos acidentes ofídicos é devido a serpentes dos gêneros: Botrópico (jararaca, urutu e jararacuçu); Botrópico (jararaca, urutu e jararacuçu); Crotálico (cascavel); Crotálico (cascavel); Laquésico (surucucu); e Laquésico (surucucu); e Elapídico (coral verdadeira). Elapídico (coral verdadeira).

7 Em caso de picada de cobra: Em caso de picada de cobra: não perca tempo em procurar ajuda, pois o tratamento deve ser feito em até 30 minutos após a picada; não perca tempo em procurar ajuda, pois o tratamento deve ser feito em até 30 minutos após a picada; deitar e acalmar a vítima; o acidentado não deve locomover-se com os próprios meios; deitar e acalmar a vítima; o acidentado não deve locomover-se com os próprios meios; lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão; lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão; aplicar compressa de gelo no local; aplicar compressa de gelo no local; transportar (em maca) a vítima ao médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro); e transportar (em maca) a vítima ao médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro); e levar junto a cobra (viva ou morta) para identificação. levar junto a cobra (viva ou morta) para identificação.

8 Nunca fazer em casos de picada de cobras: Nunca fazer em casos de picada de cobras: Torniquete ou garrote; Torniquete ou garrote; Cortar ou perfurar o local (ou próximo da) picada; Cortar ou perfurar o local (ou próximo da) picada; Colocar folhas, pó de café ou qualquer substância que possa contaminar a ferida; Colocar folhas, pó de café ou qualquer substância que possa contaminar a ferida; Oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou qualquer outro líquido tóxico; Oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou qualquer outro líquido tóxico; Fazer uso de qualquer prática caseira que possa retardar o atendimento médico. Fazer uso de qualquer prática caseira que possa retardar o atendimento médico.

9 CROCODILIANOS Representantes: Crocodilos, jacarés, gavial. Representantes: Crocodilos, jacarés, gavial. Possuem escamas, placas córneas e placas ósseas dérmicas revestindo o corpo. Possuem escamas, placas córneas e placas ósseas dérmicas revestindo o corpo. Podem ser encontrados na água doce e no mar. Podem ser encontrados na água doce e no mar. Primeiro grupo de animais com coração tetracavitário. Primeiro grupo de animais com coração tetracavitário.

10 Crocodilo Crocodilo saindo do ovo Jacaré açu Gavial


Carregar ppt "COBRAS VENENOSAS E NÃO VENENOSAS Prof. Evandro Marques VENENOSAS Cabeça triangular Escamas pequenas e ásperas Fosseta loreal presente Cauda afina-se abruptamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google