A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações e Curiosidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações e Curiosidades"— Transcrição da apresentação:

1 Informações e Curiosidades
Os anfíbios Informações e Curiosidades

2 Introdução... Os anfíbios são uma evolução dos peixes e foram os primeiros seres a pisar na terra. Os primeiros anfíbios, tinhas somente nadadeiras musculosas que permitiram que eles andassem fora da água.  A pele dos anfíbios é rica em células pigmentadas que, por ação nervosa, podem acarretar mudanças na cor do animal. Essa reação funciona como um mecanismo de defesa, a camuflagem.

3 São quase todos carnívoros, com exceção de uma espécie encontrada no Brasil, Xenohyla truncata, que alimenta-se também de frutos. São animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza, principalmente porque controlam a população de insetos e outros invertebrados Os anfíbios apresentam 39 modos reprodutivos distintos. Somente os peixes apresentam uma diversidade de modos capaz de superá-los.

4 Eles são divididos em classes: Anuros, Urodelos e Ápodes.
Algumas fêmeas, carregam os ovos nas costas ou até no estomago para protegê-los de predadores. Eles são divididos em classes: Anuros, Urodelos e Ápodes. Algumas espécies são venenosas e estão entre os animais mais venenosos do mundo.  Sapo venenoso que tem toxinas biológicas altamente venenosas e as vezes fatais.

5 Na ordem dos anuros estão os sapos, rãs e pererecas.
O sapo-intanha é realmente guloso. Ele come quase qualquer coisa que esteja ao seu redor, sem se importar com o tamanho. Às vezes, a presa é tão grande quanto o próprio predador, e o estômago dele se rompe, levando-o à morte. Na ordem dos anuros estão os sapos, rãs e pererecas. Os anuros são um grupo de anfíbios que não possuem cauda e possuem estrutura de esqueleto adaptada para locomoção aos saltos.

6 Somente os machos coaxam
Somente os machos coaxam. Algumas espécies apresentam dois coaxares diferentes: um de propaganda (ou nupcial) para atrair a fêmea; outro para advertir um macho rival, no caso dele coaxar muito próximo. Há também espécies que apresentam um terceiro tipo de coaxar, durante o dia, longe da lagoa de procriação, emitido em seu refúgio. Também pode ser produzido um som de agonia, quando ocorre a captura por um predador.

7 A maior parte dos sapos tem a íris dos olhos redondas, mas algumas espécies tem a abertura da íris horizontal ou vertical, ou até mesmo triangular ou em forma de coração. Os anuros, em geral, não tem cauda, tendo algumas variações de características de acordo com seus integrantes, como a pele mais fina ou grossa, patas diferenciadas, etc.

8 “Uro” quer dizer cauda e “delo” significa que ela é visível.
Urodelos... Na ordem dos Urodelos,compreende as salamandras e os tritões, com cerca de 556 espécies. “Uro” quer dizer cauda e “delo” significa que ela é visível. Os Urodelos habitam zonas húmidas de florestas, perto de rios ou lagos. O seu ciclo de vida começa invariavelmente na água, mas podem depois passar a um modo de vida terrestre.

9 Sua pele é sem escama e úmida.
Algumas espécies mantêm-se aquáticas durante toda a vida, conservando as brânquias comuns a todos os juvenis. Sua pele é sem escama e úmida. Acredita-se que as salamandras estão entre os moradores mais antigos do planeta, pois cientistas já encontraram fósseis de 165 milhões de anos. O maior anfíbio é a Salamandra Gigante chinesa que chega a 1,8m de comprimento e 60kg de peso.

10 Ápodes... Gymnophiona ou Apoda é uma ordem de anfíbios que inclui cerca de 150 espécies, distribuídas por 6 famílias. Os ápodes são principalmente acastanhados ou esverdeados, mas algumas espécies asiáticas são bastante coloridas. A maior parte destes anfíbios tem poucos centímetros de comprimento, mas há espécies que atingem 1,5 metros. Têm dois pequenos tentáculos na cabeça que, com o nariz, têm funções olfativas.

11 São animais essencialmente terrestres.
A respiração faz-se por pulmões, mas também absorvem oxigênio através da pele e boca. Crânio muito ossificado (escavação). Os ápodes são o único grupo de anfíbios com fecundação interna. Cerca de 75% das espécies são vivíparas e dão à luz crias já desenvolvidas.

12 Conclusão... Podemos concluir que os anfíbios são muito importantes para o meio ambiente e até para nossas vidas pois controlam a população de insetos. Podemos observar também que os anfíbios tem uma grande variedade nas espécies de cada grupo, hábitos, formas de vida, alimentação, etc.


Carregar ppt "Informações e Curiosidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google