A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANFÍBIOS. Características gerais Os anfibios são vertebrados gnatostômios, tetrápodes, pecilotérmicos. Seu corpo é revestido por pele nua, sem escamas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANFÍBIOS. Características gerais Os anfibios são vertebrados gnatostômios, tetrápodes, pecilotérmicos. Seu corpo é revestido por pele nua, sem escamas."— Transcrição da apresentação:

1 ANFÍBIOS

2 Características gerais Os anfibios são vertebrados gnatostômios, tetrápodes, pecilotérmicos. Seu corpo é revestido por pele nua, sem escamas ou outros anexos

3 Adaptados para viverem fora da água na fase adulta, porém, dependem da água para a reprodução, pois são de reprodução sexuada, com fecundação externa e a forma larval (girino dos anuros) só respira por brânquias. Após sofrerem a metamorfose, passam a respirar pelos pulmões e principalmente pela pele (respiração cutânea) e assim precisam da água para manterem a pele sempre úmida.

4 O esqueleto é predominantemente ósseo. Não vivem em água salgada (mar). A metamorfose é característica desses vertebrados, pois a forma larval ou girino é bem diferente da forma adulta. O único anexo embrionário é o saco vitelino.

5 A circulação é do tipo fechada e o coração tem três cavidades: duas aurículas e um ventrículo. No ventrículo ocorre mistura de sangue venoso com arterial (circulação dupla e incompleta).

6

7 A articulação do crânio com a 1a vértebra da coluna é feita por dois côndilos ou saliências do crânio que possibilitam a movimentação da cabeça para cima e para baixo, mas não lateralmente.

8

9 Na boca possuem pequenos dentículos para defesa e apreensão das vítimas; a língua é muito desenvolvida e presa na parte anterior.

10 Os sistemas digestivo, excretor e reprodutor terminam na cloaca.

11 Classificação Ordem Anura: Inclui cerca de 90% das espécies conhecidas de anfíbios. Possuem cabeça e tronco fundidos, o que dá ao corpo um aspecto grande e achatado. As patas anteriores são curtas e as posteriores são longas e dotadas de potente musculatura, adaptadas aos saltos. Exemplos: sapos, rãs, pererecas.

12

13 Ordem Apoda: Animais de corpo cilíndrico e longo, desprovidos de patas. Assemelham-se às cobras, o que valeu à maioria dos membros do grupo a designação de cobras- cegas.

14

15 Ordem Urodela: São grosseiramente semelhantes a pequenos lagartos, com patas e cauda patente no adulto. Exemplos: salamandras.

16

17 Os anfíbios são animais pecilotermos. A pele úmida geralmente representa uma área adicional de respiração, além das brânquias, encontradas nas larvas, e dos pulmões dos adultos. Algumas espécies apresentam glândulas de veneno, chamadas glândulas paratóides.

18 A língua geralmente é musculosa e protrátil, usada na captura de insetos. É útil na alimentação dos adultos, geralmente caçadores. Os girinos (formas larvais) alimentam-se de plâncton.

19 Os anfíbios são dióicos, geralmente dotados de dimorfismo sexual. A fecundação habitualmente é externa, e o desenvolvimento é indireto.

20

21 Os girinos correspondem ao estágio larval. São providos de cauda e brânquias, estruturas adaptadas ao ambiente aquático que ocupam. Durante a metamorfose, desaparece a cauda, fecham-se as fendas branquiais, desenvolvem- se os pulmões, as patas e a língua, além das mudanças gerais na morfologia corporal. Os hábitos alimentares também alteram-se, passando de herbívoros para carnívoros, geralmente.

22

23 Dentre as salamandras, pode ocorrer o fenômeno da neotenia, pelo qual uma larva pode adquirir maturidade sexual e reproduzir- se sexuadamente, antes de completada sua metamorfose.

24


Carregar ppt "ANFÍBIOS. Características gerais Os anfibios são vertebrados gnatostômios, tetrápodes, pecilotérmicos. Seu corpo é revestido por pele nua, sem escamas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google