A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro. Textos completos de revistas nacionais e internacionais. Vantagens da nova realidade no uso da informação: acesso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro. Textos completos de revistas nacionais e internacionais. Vantagens da nova realidade no uso da informação: acesso."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro

2 Textos completos de revistas nacionais e internacionais. Vantagens da nova realidade no uso da informação: acesso mais rápido ao texto; possibilidade de navegação através dos links; facilidade do processo de busca; agilidade no recebimento de informações controle estatístico da produção científica e índices de impacto.

3 O acesso ao texto completo de revistas eletrônicas pode ser: Restrito regulamentado e controlado através de uso de senhas Público A partir de quaisquer equipamentos.

4 Títulos assinados pela USP (Títulos assinados por bibliotecas da USP na forma impressa, que possuem também a versão online, podendo ser consultada em equipamentos da USP ou da biblioteca que assina o título, conforme política de cada editor). Títulos do Portal de Periódicos da Capes (Instituições consorciadas à Capes); Revistas eletrônicas do Institute of Physics (IOP); JSTOR - Journal Storage - The Scholarly Journal Archive; Editora Springer Verlag; Títulos com livre acesso, como os da SciELO - Scientific Electronic Library Online.

5 Para a leitura do texto completo, serão necessários os diferentes softwares. Abaixo são descritos os principais formatos e como proceder para exibi-los: PDF - Portable Document Format - Podem ser exibidos e impressos através do software gratuito Adobe Reader®: 0uxall HTML - HyperText Markup Language - A sua interpretação é feita através de browsers ou navegadores como o Internet Explorer e o Netscape.

6 TIFF - Tagget Image File Format é um formato de imagem. Para visualizá-lo é necessário um programa do tipo "TIFF Viewer" como o DocView ou Imaging. DocView – programa desenvolvido pela National Library of Medicine, disponível gratuitamente na Internet: Imaging - programa que vem em algumas versões MS- Office (Windows). No computador em que estiver utilizando, clique em Iniciar/Programas/Acessórios/Imaging

7 Em sites de busca coloque o site ou uma palavra da pesquisa de interesse

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69 Possibilita o acesso : aos textos completos de artigos de revistas internacionais e nacionais ; a bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento; aos sites de editoras/distribuidores das revistas assinadas pela Capes, que oferecem ferramentas de busca, permitindo uma eficiente pesquisa bibliográfica, serviços de alerta eletrônico e outras informações úteis para o desenvolvimento do trabalho acadêmico.

70 Digite as palavras do título e clique no botão ao lado ou selecione a letra inicial do título 4...clique em Lista completa para ver todos os títulos 2...para limitar a publicações nacionais 3

71 Selecione a opção Textos Completos para ver a lista de editores 1 Selecione um Editor para ver os dados da coleção e a lista de títulos assinados 2

72 Selecione o título e clique para ter acesso à revista 2 Clique para ver detalhes do título (área, aquisição, análise pelo JCR, ISSN, período disponível) 1

73 Selecione o número desejado

74 A apresentação dos títulos e o acesso às revistas são feitos como descrito em Revistas por Editora Selecione a área de interesse para ver os títulos disponíveis 2 Selecione a opção Textos Completos 1

75 Artigos Científicos - Sistema Integrado de Bibliotecas USP - The Scientific Electronic Library Online - Biblioteca Virtual de Saúde - Bireme – Biblioteca Nacional de Medicina e Instituto Nacional de Saúde (site americano) - Banco de Dados Bibliográficos da USP - Dedalus CNPq - FAPESP - Organização Panamericana da Saúde (vinculado a OMS) – Informações de Saúde (Ministério da Saúde) - Associação Brasileira para o estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica - Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids -

76 Banco digital de teses e dissertações: – teses e dissertações da USP teses e dissertações da UNICAMP - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – várias Instituições - teses e dissertações da UFRS. htttp://www.biblioteca.unesp.br - teses e dissertações em todas as áreas de conhecimento. - referências de dissertações e teses de todo país.

77 Índices de Citações Geram o Fator de Impacto O que é Fator de Impacto? Fator de impacto é um indicador bibliométrico patenteado pelo Institute for Scientific Information - ISI, cujo proprietário é a Thompson Corporation.

78 Como é calculado o Fator de Impacto de uma revista? Fator de Impacto de uma revista científica no ano 2000 (por exemplo) é calculado a partir do número de vezes que os artigos publicados por esta revista nos dois anos antecedentes (1998 e 1999) foram citados como referências no ano 2000 dividido pelo número de artigos científicos publicados pela revista em questão nos anos 1998 e Se uma determinada revista publica 10 artigos por ano e um destes artigos foi citado por outro artigo publicado em 2000 por uma revista que faz parte da lista de revistas do indexador ISI, o fator de impacto será 1 dividido por 20 (10 artigos de 1998 e 10 artigos de 1999). Em março de 2003, o Brazilian Journal of Medical and Biological Research e o Brazilian Journal of Physics apresentavam os maiores índices de impacto entre as revistas nacionais, de cerca de 0,66.

79 Web of Science Trabalho citado (cited work) aquele que foi mencionado (citado) nas referências de outro trabalho Trabalho de citação (citing work) aquele que mencionou (citou) um trabalho anteriormente publicado Resumindo cited é o citado citing é o que cita

80 Avaliação/Qualis Internacional: se tem fator de impacto Internacional A ou B (ISI e Fração de impacto, Mediana = 1.0) Internacional C (Medline sem ISI) Nacional A (SCIELO) Nacional B (Revistas nacionais não incluídas no SCIELO, mas incluídas no LILACS, EMBASE, EXCERPTA MÉDICA, PSYCLIT) Nacional C (Revistas locais)


Carregar ppt "Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro. Textos completos de revistas nacionais e internacionais. Vantagens da nova realidade no uso da informação: acesso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google