A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nos relatos da Infância de Jesus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nos relatos da Infância de Jesus"— Transcrição da apresentação:

1 Nos relatos da Infância de Jesus
Jesus Cristo é o Senhor Nos relatos da Infância de Jesus Deus falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez o mundo… Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pelos séculos (Eb 1,2.13,8)

2 Os 4 Evangelhos É fácil notar que o Evangelho de São Marcos, que é o mais antigo, não fala da infância de Jesus. É São Mateus e São Lucas que falam disso. São João vai mais para atrás, antes da criação do mundo quando Jesus vivia ao lado do Pai, antes de vir a terra. Esta diferença tem uma explicação: é que os primeiros cristãos concentraram a atenção no mistério pascal: a morte e ressurreição de Jesus. Os relatos da infância foram escritos depois, mas com a plena consciência que Jesus é o Senhor, o Filho de Deus. Por isso, os relatos da infância têm grande interesse para nós.

3 O Evangelho de S. Marcos São Marcos não fala da infância de Jesus, mas o seu objectivo é claro: escreve seu Evangelho para demonstrar que Jesus é o Filho de Deus: «Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.» (Mc 1,1)

4 O NOME JESUS, foi revelado pelo Anjo, em hebraico Yehoshua (יְהוֹשׁוּעַ) ou Yeshua (יֵשׁוּעַ): Javé salva. JESUS É O MESSIAS: Messias é um nome hebraico que indica «O ungido», «O Consagrado». Refere-se, principalmente ao Rei descendente de David. Os cristãos reconheceram que Jesus é o Messias. A palavra "Cristo", em grego Χριστός, Christós, é uma tradução para o grego do termo hebraico mashiach. Jesus é o Cristo; a palavra «Cristo» tornou-se o nome próprio de Jesus: Jesus Cristo. JESUS É SENHOR: em hebraico, Adonai; Em grego: Kirios. Era um título reservado a Deus: «Eu sou o Senhor e não há outro, não existe outro Deus além de mim» (Is 45,5) A expressão «Jesus é Senhor» é uma profissão de fé na divindade de Jesus. FILHO DE DEUS: assim era chamado o povo de Israel: «Assim fala o Senhor: O meu filho primogénito é Israel» (Ex 4,22) também o Rei de Israel era chamado «filho de Deus», no sentido que governava o povo eleito como representante de Deus. Jesus é «o Filho de Deus» porque o Deus de Israel é Seu Pai, ABBA.

5 obra da Santissima Trindade
O Evangelho de S. João A ENCARNAÇÃO obra da Santissima Trindade Depois de séculos de silenciosa espera, o ESPÍRITO SANTO, chegada a plenitude dos tempos, tomo o VERBO ETERNO, que estava no seio de DEUS PAI e colocou-O no seio virginal de MARIA. 1No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus… E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo 1,1.14)

6 O Evangelho de S. Lucas 30Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. (Lc 1,30-32)

7 será chamado Filho de Deus
35O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus.» (Lc 1,35)

8 a mãe do Senhor 42Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?» (Lc 1,42)

9 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, 77para dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos seus pecados. (Lc 1,76)

10 Messias, Senhor, Salvador
10O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. (Lc 2,10)

11 o Messias do Senhor 26Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. (Lc 2,26)

12 Aquele que baptiza no Espírito Santo
16João disse a todos: «Eu baptizo-vos em água, mas vai chegar alguém mais forte do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo e no fogo. (Lc 3,16)

13 darás o nome de Jesus Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» (Mt 1,21)

14 o Emanuel, Deus connosco
22Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. (Mt 1,22-23) 19Ide, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28,20)

15 A esperança de Israel Jesus é o Ungido, o Messias, o Filho de Deus, o Emanuel, o Deus Connosco, concebido pela acção do Espírito Santo. Nada sabemos dos anos por ele passados em Nazaré, mas Ele crescia em sabedoria e graça, em obediente submissão a Maria e José . José, Isabel, os pastores, Simeão e Ana puseram sua confiança no Senhor, guardavam em seu coração a esperança de Israel – como Maria. Foi prometido pelos profetas e João Baptista lhe preparou o caminho. Foi concebido pelo Espírito Santo e o seu nascimento virginal indica que Jesus é Filho do Pai Celeste, veio para nos salvar, baptizando-nos no mesmo Espírito. A nossa salvação é dom de Deus e não das nossas capacidades.


Carregar ppt "Nos relatos da Infância de Jesus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google