A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. A máquina de Von Neumann Memória Principal, que armazena dados e instruções Unidade lógica e aritmética(ULA),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. A máquina de Von Neumann Memória Principal, que armazena dados e instruções Unidade lógica e aritmética(ULA),"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

2 A máquina de Von Neumann Memória Principal, que armazena dados e instruções Unidade lógica e aritmética(ULA), capaz de realizar operações com dados binários Unidade de Controle, que interpreta e executa instruções armazenadas na memória. Dispositivos de entrada e saída (E/S), operados pela unidade de controle.

3 Introdução aos Barramentos do Sistema Os principais aspectos de projeto de um sistema de barramento são : arbitração - decisão sobre permissões para envio de sinais por meio das linhas do barramento pode ser centralizada ou distribuída, temporização -o envio de sinais por meio dos barramentos pode ser síncrona ou assíncrona com largura do barramento - o número de linhas de endereços e de linhas de dados.

4 Registradores Exemplos de Registradores: registrador de endereçamento à memória (Memory address registerMAR) registrador temporário de dados(memory buffer register MBR) o registrador de endereçamento de E/S (I/O address register I/O AR)

5 Execução de um programa no Computador

6 Classificação das Ações ProcessadorMemória: Transferência de dados do processador para a memória ou viceversa. ProcessadorE/S: Transferência de dados entre o processador e um dispositivo periférico por meio de um módulo de E/S. Processador de dados: execução de operações aritméticas ou lógicas sobre os dados. Controle: determinadas instruções podem especificar que a sequência de execução de instruções seja alterada.

7 Para um dado ciclo de instrução, alguns estados podem ser nulos e outros podem ser visitados mais de uma vez.

8 Os estados podem ser descritos como: Calculo de endereço de instrução (CEI)instruction address calculation: o endereço da próxima instrução a ser executada é determinado. Isso geralmente envolve a soma de um valor constante ao endereço da instrução anterior. Busca de instrução (BI) instruction fetch: uma instrução é lida da memória e armazenada no processador. Decodificação de instrução (di) Instruction operation decoding: o código da instrução a ser executada é analisado, para determinar qual é a operação a ser realizada e o(s) operando(s) a serem usado(s). Calculo de endereço de operando(ceo) operand address calculation: se a operação envolver a referência a um operando na memória ou estiver disponível via E/S, o endereço do operando será determinado. Busca de operando(bo) operand fetch: o operando é localizado na memória ou é lido no dispositivo de E/S. Armazenamento de resultado(ar)operand store: o resultado é escrito na memória ou no dispositivo de E/S.


Carregar ppt "Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. A máquina de Von Neumann Memória Principal, que armazena dados e instruções Unidade lógica e aritmética(ULA),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google