A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Liturgia continua o tema do CHAMADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Liturgia continua o tema do CHAMADO."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
A RESPOSTA do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus.

3 Na 1ª Leitura, temos o envio do Profeta Jonas para pregar a conversão aos habitantes de Nínive. (Jn 3,1-5.10) A disponibilidade dos ninivitas em escutar os apelos de Deus e em percorrer um caminho imediato de conversão constitui um modelo de resposta adequada ao chamamento de Deus.

4 Na 2ª Leitura, Paulo convida os cristãos a terem consciência
de que as realidades e valores deste mundo são passageiros e não devem ser absolutizados. (1Cor 7,29-31) Deus convida os cristãos a darem prioridade aos valores eternos, a converter-se aos valores do "Reino".

5 No Evangelho, Jesus convida os primeiros discípulos
a integrarem a sua comunidade. (Mc 1,14-20) O texto apresenta Jesus no início de sua vida pública, em povoados afastados e desconhecidos da Galiléia, meia pagã É o resumo de toda a sua mensagem:

6 + Uma Afirmação: "O tempo já se completou… o Reino de Deus está próximo…" Reino de Deus resume a esperança de Israel num mundo novo de Paz e de abundância, preparado por Deus ao seu Povo. Era um fato esperado há muito tempo pelo Povo de Deus. Agora o tempo da espera acabou. O Reino de Deus já chegou, ele já está presente, as promessas estão se realizando.

7 Convertei-vos… e crede no evangelho…"
+ Duas Condições para participar desse Reino: Convertei-vos… e crede no evangelho…" Converter-se não quer dizer mudar de religião. Quer dizer mudar a mente e o coração, reformular os valores da vida, para que Deus ocupe nela sempre o primeiro lugar. É rever e remover em nós tudo aquilo que nos afasta de Deus e dos irmãos…

8 O amor a Deus e ao próximo.
Crer no evangelho não é apenas conhecer o que está escrito num livro. Quer dizer aceitar Cristo e os valores que ele propõe para a nossa vida. É escutar sua palavra e conformar a nossa vida aos seus mandamentos, que se resumem num: O amor a Deus e ao próximo.

9 * E nós vivemos o espírito do Evangelho?
+ Um Convite: Para continuar e completar esse Reino, Cristo convida os primeiros quatro apóstolos e hoje a todos nós: "Vinde comigo, farei de vós PESCADORES DE HOMENS". Escolhe pessoas ignorantes, pobres, desconhecidas, grosseiras…

10 Primeiramente ESTAR com ele e depois EVANGELIZAR em seu nome...
Pareceria mais lógico, que a escolha recaísse sobre os sacerdotes de Jerusalém, sobre os fariseus e escribas, profundos conhecedores da Bíblia. E, no entanto, não… a escolha foi outra! Por que? - Deus não aparece na imponência dos fatos ou das pessoas, mas na humildade, na simplicidade, onde geralmente existe mais fé… Primeiramente ESTAR com ele e depois EVANGELIZAR em seu nome...

11 + O Chamado continua hoje:
Cada um de nós recebeu e recebe continuamente esse chamado à conversão e a seguir Jesus. O texto é um Modelo de toda vocação cristã: É sempre uma iniciativa de Jesus dirigida a pessoas "normais". Não aconteceu enquanto estavam rezando ou fazendo algo de extraordinário, mas enquanto estavam simplesmente exercendo a sua profissão.

12 - É um chamamento para aderir à pessoa de Jesus,
- É sempre é radical e incondicional: O "Reino" deve ser um valor fundamental, a prioridade, o principal objetivo do discípulo para seguir Jesus e para se integrar à comunidade do Reino. - É um chamamento para aderir à pessoa de Jesus, para fazer com Ele uma experiência de vida, para aprender com Ele a ser uma pessoa nova que vive no amor a Deus e aos irmãos.

13 - Exige uma resposta imediata, desapego e fidelidade.
Esse chamamento é uma missão especial no mundo e na Igreja, confiada a todas as pessoas. Todos os batizados são chamados a ser discípulos de Jesus, a "converter-se", a "crer no Evangelho", a seguir Jesus nesse caminho de amor e de dom da vida.

14 "Vinde após mim, farei de vós pescadores de homens…"
Cristo continua dirigindo ainda HOJE o mesmo apelo: "Vinde após mim, farei de vós pescadores de homens…" Se tivermos medo, se nos sentirmos incapazes para tanto, olhemos esses pescadores da galiléia pobres e ignorantes, mas com generosidade sem limites… Largaram tudo e seguiram a Jesus…

15 A nós também, ele continua exigindo as mesmas condições,
para poder segui-lo: "Convertei-vos e crede no evangelho…" O que tivemos de abandonar, que laços tivemos de romper quando percebemos o seu chamado? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

16 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Senhor se tu me chamas Luiz Carlos Susin RD Canções para orar 2 Paulinas COMEP Acesse o Endereço:


Carregar ppt "A Liturgia continua o tema do CHAMADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google