A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 7° Ano Esporte: Vivência do Esporte Futebol e/ou futsal, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam

2 Uma paixão que vai além das 4 linhas.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam FUTEBOL Uma paixão que vai além das 4 linhas. Imagem: Nuno Tavares / Domínio Público.

3 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol é o esporte mais praticado no mundo. Sua vivência é vista em inúmeros locais, não importa espaço ou localidade, não importa a idade ou gênero. O brilho das belas jogadas, os dribles, os belos gols e defesas levam milhares de pessoas no mundo a contemplar o espetáculo, o qual mistura futebol e arte. O mundo do futebol esconde muitos significados no qual, muitas vezes, nos passam despercebidos. Vamos entender a realidade da prática desse esporte pelo qual temos paixão.

4 Seja oficial ou não, o futebol encanta a todos.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Oficialmente o futebol é regido por regras que norteiam a modalidade: as dimensões do campo, trave, bola, faltas, impedimento, entre outros. Seja oficial ou não, o futebol encanta a todos. Vamos entender melhor?

5 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Você sabe dizer quais as dimensões oficiais de um campo de futebol? Oficialmente 120x90 Imagem: sacks08 / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.

6 Veja a realidade de nossos campos de futebol
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Veja a realidade de nossos campos de futebol Imagem: Thomas Ming / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

7 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Thomas Ming / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

8 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Juan de Vojníkov / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

9 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Alieneks / GNU Free Documentation License.

10 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O campo de futebol, dentro de uma comunidade, proporciona divertimento, prazer, alegria. Não importa se há demarcações ou não, o espaço físico é um dos mais importantes. Os implementos ou regras que são intrínsecos ao futebol podem ser alterados, adequando-se à realidade dos praticantes.

11 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Torsten Bolten / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

12 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Vamos observar a vivência do futebol em que as regras oficiais não são seguidas a risca.

13 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol não deixa de existir porque as traves não estão oficialmente corretas. Imagem: ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

15 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

16 Objeto lúdico que dá vida ao futebol.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Objeto lúdico que dá vida ao futebol. A bola é um dos principais ícones do futebol. De várias formas e tamanhos, seu domínio requer talento, e a sua trajetória é responsável pelo maior momento do futebol: o GOL. Que significados a bola tem para aqueles que praticam o futebol? Imagem: Antiker / GNU Free Documentation License.

17 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam A diferença entre os tipos de bola tiram o sentido e o significado do futebol? Imagem: Jonathan McIntosh / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: checkbrazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

18 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam A bola tem uma representatividade enorme para o futebol principalmente para cada um que o pratica. Não importa se ela é uma bola oficial da Copa do Mundo ou simplesmente uma bola de borracha, o significado dela é a alegria de bela jogadas, dos chutes, das defesas. Imagem: Voice of America / United States public domain. Imagem: Kallerna / Domínio Público.

19 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Mass Communication Specialist 2nd Class Kerryl Cacho / U.S. Navy / United States public domain.

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Não importa se estamos jogando com regras pré-estabelecidas, o ato do movimento caracteriza o esporte futebol, seja no jogo oficial ou simplesmente no mesmo movimento dentro do rio. Imagem: Gwib / Domínio Público. Imagem: Israeli Beach Soccer League / Domínio Público.

21 O futebol tratado pedagogicamente
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol tratado pedagogicamente Imagem: Christopher Bruno / GNU Free Documentation License.

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol tratado pedagogicamente tem uma característica mais inclusiva, bem como, quando se joga o futebol nas várzeas, nos campinhos da comunidade onde não requer o trato tático. As regras, muitas vezes, são alteradas. Imagem: MASA / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

23 ter autonomia nas decisões; trabalhar em grupo; ser solidário;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Os jogos esportivos coletivos voltados ao futebol direcionam o aluno a: ter autonomia nas decisões; trabalhar em grupo; ser solidário; respeitar as regras; ter união.

24 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Eric A. Clement / U.S. Navy / United States public domain.

25 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam A flexibilidade de regras, o trabalho em grupo e o espírito de solidariedade dão ao futebol vivenciado sentido e significado para as vidas, pois forma o cidadão ativo capaz de interagir, cooperar, criar e a viver em sociedade.

26 EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Meik.ch / GNU Free Documentation License.

27 Atividade Dividir a turma em grupos:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Atividade Dividir a turma em grupos: . Pedir que observem, na hora do intervalo ou na rua, alguma partida de futebol e anotem se jogam taticamente; se existe árbitro ou se identifica quem marca as infrações; como eles distinguem uma equipe de outra? Debater na sala.

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2-A Nuno Tavares / Domínio Público. 05/09/2012 5 sacks08 / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica. 6 Thomas Ming / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 7 8 Juan de Vojníkov / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 9 Alieneks / GNU Free Documentation License. 11 Torsten Bolten / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 13 ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 14 ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 05/09/2012 15 16 Antiker / GNU Free Documentation License. 17-A checkbrazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 17-B Jonathan McIntosh / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 18-A Voice of America / United States public domain. 18-B Kallerna / Domínio Público.

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 19 Mass Communication Specialist 2nd Class Kerryl Cacho / U.S. Navy / United States public domain. 05/09/2012 20-A Gwib / Domínio Público. 20-B Israeli Beach Soccer League / Domínio Público. 21 Martins, Tito / Domínio Público. 22 Christopher Bruno / GNU Free Documentation License. 23 MASA / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 25 Eric A. Clement / U.S. Navy / United States public domain. 27 Meik.ch / GNU Free Documentation License.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google