A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Médio, 1º Ano Conceitos, valores, hábitos e atitudes saudáveis que constituem a prática dos jogos esportivos

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Objetivo Visa fazer uma reflexão e discussão no que diz respeito à contextualização histórica e social dos jogos de salão e de outros jogos já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade. Imagem: Andrew Choy / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic Imagem: JoJan / GNU Free Documentation License 2

3 Vamos começar falando da diferença entre jogo e esporte.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Vamos começar falando da diferença entre jogo e esporte. O esporte Segundo o Coletivo de Autores (1992), o esporte é um fenômeno cultural da humanidade institucionalizado pela sociedade que o cria e o pratica. Imagem: Vincenzo Iaconianni / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 3

4 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGO O termo jogo, em diversas línguas, tem o significado de brincar (Coletivo de Autores, 1992). O jogo não é institucionalizado nem tem regras fixas e está ligado ao lúdico. Imagem: atchius / public domain 4

5 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CONCEITO DE JOGO “O jogo é uma forma de atividade particularmente poderosa para estimular a vida social e a atividade construtiva da criança” (PIAGET, In: KAMII; DeVRIES, 1991, p.IX) Apud Araújo. Joxemai / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 5

6 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão ORIGEM DA PALAVRA JOGO Vem do latim iocus, iocare, que significa brinquedo, passatempo, divertimento, sujeito a regras. Imagem: Luan / GNU Free Documentation License 6

7 O JOGO PODE SER DIVIDIDO EM TIPOS, TAIS COMO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão O JOGO PODE SER DIVIDIDO EM TIPOS, TAIS COMO jogos artísticos: Trabalham com as artes plásticas, a exemplo da arte teatral. jogos sensitivos: Desenvolvem a sensibilidade como o descobrir cheiro, forma, etc.. Podem-se dividir ainda como expressivos, recreativos e desportivos. Haetinger, 2009. jogos de salão: Utilizam um pequeno espaço para a sua prática, como o dominó, dama, etc.. 7

8 JOGOS DE SALÃO Um pouco de história
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGOS DE SALÃO Um pouco de história Há registros de jogos encontrados em paredes de cavernas de vários lugares do mundo. O jogo de tabuleiro surgiu, aproximadamente, em a.C. Eram usados tabuleiros de papiro e peças de pedra ou marfim como instrumentos divinatórios pelos faraós. O jogo de dama surgiu em a.C. como maneira de prever tempos de guerra. Branco, 2012 8

9 CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO Os jogos de expressão utilitária, recreativa e religiosa foram encontrados como forma de manifestação da cultura de alguns povos, como nos países da Ásia, da América pré-colombiana, da África, da Austrália, e entre os indígenas de ilhas mais longínquas do Oceano Pacífico (RAMOS, 1982, p.56 Apud BRANCO 2012, p2). Imagem: Ptkfgs / Public domain 9

10 CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO O jogo é uma atividade humana com características lúdicas e recreativas. Apresenta evolução regular – começo, meio e fim – e é marcado pela existência de regras. Busca sempre um vencedor e tem sempre um final previsto, seja por pontos, tempo ou tarefas cumpridas. Branco, 2012 Imagem: Pixel ;-) / GNU Free Documentation License 10

11 CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO Proporciona o lazer. Reduz o estresse. Não tem limite de idade. Imagem: Xuaxo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 11

12 CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO Sociabilização Não depende de local grande, como uma quadra, segundo o próprio nome diz. Podem jogar duas ou mais pessoas, dependendo do tipo de jogo de salão. Imagem: Luis Dantas / Public domain 12

13 CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão CARATERÍSTICAS DO JOGO DE SALÃO Desenvolve o raciocínio lógico, concentração e estratégia. Podemos trabalhar de forma lúdica e ainda realizar torneios . Imagem: Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 13

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão Apresenta o tabuleiro e as peças do jogo de dama e mostra como são posicionadas as peças no tabuleiro. O jogo de damas contém 24 peças, divididas em 12 brancas e 12 pretas, e um tabuleiro semelhante ao do xadrez. O objetivo desse jogo é a captura ou bloqueio de todas as peças adversárias, de maneira que não seja possível realizar nenhuma movimentação por parte do oponente (adversário). JOGO DE DAMA 14

15 Movimentação das peças
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGO DE DAMA Movimentação das peças Cada jogador tem uma cor de peças, que é escolhida no começo de cada lado do tabuleiro; Ocupam-se os quadrados de uma mesma cor, geralmente as casas pretas. Por meio desses espaços, todas as peças irão se mover, não podendo nenhuma peça ocupar as casas brancas. Imagem: PartsnPieces / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 15

16 O jogo começa com o jogador que tem as peças brancas.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGO DE DAMA O jogo começa com o jogador que tem as peças brancas. Os movimentos são feitos alternadamente, sempre na casa diagonal, andando uma casa de cada vez, não é permitido recuar, excetuando-se em caso de captura. Se um jogador conseguir levar uma de suas peças para outro lado tabuleiro, tal peça vira uma dama, usando-se, então, duas peças, uma em cima da outra, para simbolizar tal condição. 16

17 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGO DE DAMA Quando uma peça vira dama, ela pode percorrer todo o tabuleiro se as casas estiverem livres. Nesse jogo, não se pode pular por cima de suas próprias peças, ou duas peças sem um espaço no meio. Imagem: 102RB / public domain 17

18 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGO DE DAMA A captura pode ser obrigatória, dependendo do acerto no início do jogo. Normalmente, pegunta-se: “Tem sopro?”, ou seja, se é obrigatória a captura. Nesse caso, se um jogador esquecer de capturar, a peça é retirada do jogo. Caso contrário, o jogo segue normalmente. Quando duas ou mais peças estão para serem capturadas, podemos usar as seguintes regras: 18

19 todas as peças forem capturadas por um participante;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão JOGO DE DAMA Lei da Quantidade: é obrigatório capturar a maior quantidade de peças possíveis. Lei da Qualidade: ocorre quando se tem uma peça simples (peão) e uma dama para ser capturada. Claro, normalmente escolhe-se capturar a dama. O jogo termina quando todas as peças forem capturadas por um participante; houver desistência de um dos participantes. Não existindo a possibilidade de movimentação das peças por falta de casas para jogar, o jogo ficará empatado. 19

20 DOMINÓ EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão DOMINÓ Imagem: Netdomino / GNU Free Documentation License 20

21 DOMINÓ O dominó, com 28 peças, é um jogo para dois ou mais jogadores.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão DOMINÓ O dominó, com 28 peças, é um jogo para dois ou mais jogadores. Todos os dominós têm dois extremos, numerados de zero a seis, com um número em cada um. Uma das cabeças da peça sempre combina com outra do mesmo número. Sequência para um jogo com quatro pessoas Formam-se duas duplas, um companheiro de frente para o outro na mesa com os quatro jogadores. Cada jogador começa com seis pedras. As pedras restantes (4), que não foram distribuídas, ficam no “dorme”, fora da partida. 21

22 As peças vão formando uma "cobra de duas cabeças“.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão DOMINÓ O jogador que tiver a peça de "carroça" mais alta, sai jogando. Carroça é a peça igual dos dois lados. Se nenhum dos jogadores possuir uma carroça, o que tiver a pedra com o valor mais alto começa o jogo. Outro jogador põe uma nova peça do mesmo número, ou seja, o número de pontos de sua peça coincide com o número de pontos da pedra do começo do jogo. O próximo jogador ao lado joga. A sequência pode ser no sentido anti-horário ou horário. As peças vão formando uma "cobra de duas cabeças“. 22

23 EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão DOMINÓ Quando um jogador colocar sua última pedra sobre a mesa, a rodada terminará e a dupla será ganhadora dessa rodada. Se o jogador não tiver nenhuma pedra que coincida com a pedra da vez ("toque"), deverá ceder a vez para o próximo e, assim, sucessivamente. Se, por acaso, nenhum jogador tiver a próxima peça, conta-se a quantidade de pontos das peças que cada um tem na mão e ganha a dupla do jogador com menos pontos. 23

24 Uma "batida" de "carroça" com "cruzada" vale 4 pontos.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão DOMINÓ Pontuação - se a peça "batida", a que venceu, for uma carroça, a dupla ganha 2 pontos; - se a peça "batida", for uma peça que se "encaixa" nos dois lados extremos do jogo chamamos de "cruzada" ou “lá-e-lô“, que vale 3 pontos. Existem dois casos aqui: uma peça com as duas "cabeças" que "batem" . Outro caso é quando só um lado da peça encaixa nas duas extremidades do jogo. Uma "batida" de "carroça" com "cruzada" vale 4 pontos. 24

25 Qual a diferença entre ambos? O que é uma regra?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão PERGUNTAS O que é jogo? O que é esporte? Qual a diferença entre ambos? O que é uma regra? Para que serve a regra? O que seria de um jogo sem regras? 25

26 Organizar a turma em duplas ou grupos para pôr em prática
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão ATIVIDADES: Organizar a turma em duplas ou grupos para pôr em prática o conteúdo vivenciado na teoria. Organizar um torneio na própria escola com um dos jogos de salão. 26

27 SITES SUGERIDOS PARA JOGOS ON-LINE
EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão SITES SUGERIDOS PARA JOGOS ON-LINE História do dómino (jogos antigos): Dominó em geral: Jogos gerais: 27

28 REFERÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 1º Ano do Ensino Fundamental
Jogo: compreensão dos conceitos, das características e das regras dos jogos de salão REFERÊNCIAS ARAÚJO, Karina de Toledo. Os jogos sob diferentes vertentes: Para além do ensino de educação física. Revista Terra e Cultura, ano xx, nº 38 disponível em Acesso em: BRANCO, Marisa de Fátima Rio. Jogos e Brincadeiras Populares. NRE: Foz do Iguaçu disponível em: Acesso em: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992 HEATINGUER, Max Gunter Heatinger, Daniela. Jogos, recreação e lazer Curitiba, IESDE Brasil S.A disponível em Acesso em: 28

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2A Andrew Choy / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 24/08/2012 2B JoJan / GNU Free Documentation License 3 Vincenzo Iaconianni / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 4 atchius / public domain 5 Joxemai / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 27/08/2012 6 Luan / GNU Free Documentation License 9 Ptkfgs / Public domain 10 Pixel ;-) / GNU Free Documentation License 11 Xuaxo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 12 Luis Dantas / Public domain

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 13 Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 27/08/2012 15 PartsnPieces / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 17 102RB / public domain 20 Netdomino / GNU Free Documentation License


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google